Dor Ciática – A melhor posição para estar sentado
Se sentir dor nas nádegas ou nas pernas, pode ser ciática, mas o que pode fazer para aliviar? Damos-lhe algumas estratégias simples, especialmente para quem trabalha em escritórios e ficam muito tempo sentados.
A dor ciática pode manifestar-se de diferentes maneiras e intensidades, desde ocasional e irritante até contínua e incapacitante:
- Dor contínua na nádega ou perna;
- Dor irradiada pela perna, às vezes até ao pé e dedos;
- Fraqueza ou dormência na perna, pé ou dedos;
- Sentar pode piorar a dor, assim como espirrar ou tossir;
- Sensação de queimadura e formigueiros na perna;
- Dor aguda que pode dificultar a posição de pé ou a andar.
Como se sentar para obter alívio da dor ciática
Estar sentado por longos períodos geralmente não é uma boa ideia, principalmente com dor ciática. Eis algumas dicas para aliviar esta queixa:
- Use uma cadeira ergonómica que se ajuste ao seu corpo e ajuste-a na altura e na posição certas (de frente para a secretária);
- Uma almofada ergonómica e suporte lombar também podem ajudar a transformar a sua cadeira, de forma a suavizar o apoio das nádegas;
- Se a cadeira girar, use-a para virar todo o corpo, em vez de torcer a coluna durante longos períodos;
- Faça pausas – levante-se e mexa-se a cada 15-30 minutos.
- Sente-se direito, totalmente para trás na cadeira, de modo que as costas e as nádegas fiquem apoiadas, em vez de sentar-se na parte da frente da cadeira. Arrebite bem a bacia para que a lombar fique na posição neutra sem esforço;
- Sente-se com os dois pés apoiados no chão, não apenas os dedos dos pés. Não cruze as pernas nem se incline para o lado durante longos períodos;
- Mantenha os joelhos alinhados com as ancas, com recurso a suporte de pés, se necessário. Se os joelhos estiverem elevados, pode aumentar a tensão do nervo ciático.
Outras maneiras de aliviar a dor ciática
Como pode ser o sintoma de um problema que requer atenção médica, como uma hérnia discal, pode e deve consultar um médico primeiro. Saber a causa ajudará a determinar qual a melhor solução, quer sejam exercícios, alongamentos ou fisioterapia.
- Mantenha-se ativo: É importante manter um estilo de vida ativo, fazendo as coisas que você gosta, em vez de se tornar sedentário ou ficar preso à cama por medo;
- Enfrente os seus receios: A maior parte da dor é, pelo menos, parcialmente baseada em emoções, devido a um mecanismo do sistema nervoso que restringe o sangue e o oxigénio a diferentes partes do corpo quando estamos sob stress. Reservar alguns minutos para respirar calmamente e/ou meditar pode ajudar muito!
- Alongamentos: Podem ser ótimos para aliviar a dor ciática. Mais uma vez, saber o que está causando a dor pode ajudá-lo a determinar quais os melhores exercícios;
- Massagem terapêutica: Pode aliviar não apenas a tensão física ao redor do nervo ciático, mas também aumentar o fluxo sanguíneo e aumentar a analgesia, através de hormonas como dopamina, a serotonina e as endorfinas;
- Fisioterapia: É sempre a melhor opção antes de partir para tratamentos mais invasivos. Aconselhe-se com o seu fisioterapeuta de confiança!
Este artigo foi útil? Tem dúvidas? Deixe o seu comentário!
Estou com crise no ciático inflamado…sou cuidadora de idosos tem alguma coisa relacionado sobre isso
Olá Edna!
Obrigado pelo seu comentário. Desde já as minhas desculpas pela resposta tardia.
A profissão de cuidador tem os seus desafios e é comum ter essas queixas, uma vez que faz muitos movimentos repetitivos e, para além disso, tem de fazer movimentos que lhe exigem muito esforço físico. Continua com dores ou já passaram?
Bem haja,
Miguel
Boa noite estou com uma crise no nervo ciático, tenho muitas dores, mas só de noite e deitado, durante o dia sentado ou andar não sinto nada ,ou uma pequena dor,de noite são dores oriveis, não consigo dormir
Olá Sr. José,
Tem outros sintomas para além das dores? Se ainda continua com muitas queixas deve marcar já uma consulta com o seu médico de família ou ortopedista.
Após este primeiro passo e se as dores ainda não passaram, deve pensar em fazer algum tipo de reabilitação para que esse problema não agrave mais.
Espero ter ajudado.
Bem haja e as melhoras,
Miguel
Olá boa noite doutor moro em Portugal e estou sentindo muita dor na nádegas já faz um tempo porém agora não estou conseguindo trabalhar já tomei 12 ejeção de voutaren e remus continuo com dor o que pode ser , estou aguardando o resultado do TAC que fiz na coluna lombar
Olá Luciene,
É provável que a dor seja uma contratura num dos músculos da nádega (piriforme ou glúteo) ou então algo relacionado com a articulação da anca, já que as dores não respondem às injeções que fez – não deve de origem inflamatória mas sim mecânica. Podemos entrar em contacto consigo ou então ligar para o 928095777 para a conseguirmos ajudar o mais rapidamente possível.
As melhoras,
Miguel
Dor nas nádegas, coxas partes anteriores e postriores das coxas, tipo lanças/lâminas, sinto muito peso ao andar. Gemeos parecem estar num esticador, muita dificuldade em andar.
Estou bem sentado ou deitado.
Pelo q tenho lido parece estenose lombar. Haverá alguns exercícios q possam acalmar as dores ao ANDAR?
Olá!
Espero encontrá-lo melhor. O meu conselho é que faça uma consulta com um ortopedista da sua confiança porque os seus sintomas já se enquadram num quadro clínico de lesão neural, pelo que não deve esperar mais para obter aconselhamento médico e, se necessário, recurso a exames complementares.
As melhoras rápidas,
Miguel
Bom dia doutor,
O que eu sinto é não é propriamente uma dor, mas uma fraqueza na perna direita, q começa nas nádegas e vai até ao pé. Tenho medo q venha a perder cada vez mais a força nessa perna, uma fez q ja estive na consulta neorologica, o médico após mandar-me fazer o tac, apenas me disse p fazer exercícios q fortalecem a zona lombar. Q qdo eu tiver dores fortes que faça a medicacão q me receitou. Disse q é normal q venha a ter mais crises, e q nesse caso faça a médicacão q recumendou, q a hérnia é pequena. O tac fala em TAC fala pequena hérnia discal em D11/D12 q pode comprometer a raiz D12 esquerda no recesso. Fala em artroses dos maciços q pode comprometer L3. Fala em protrusões discais herniárias posteriores, q comprimem as emergências radiculares S1….
Gostaria de saber sff o q devio fazer, uma vez q neste momento não tenho dores, mas o sinal de alerta está presente. Ou seja sinto essa falt de força ao dia todo, apesar de à noite sentir ainda mais. OBRIGADA
Bom dia Sandra,
Se não tem dor é um bom sinal, porque é um dos primeiros sinais de que a compressão das raízes nervosas está a provocar sintomas.
A fraqueza muscular que refere é muito significativa? É muito maior do que na perna esquerda? É uma pessoa fisicamente ativa, pratica algum desporto, passa muito tempo sentada ou tem um trabalho ativo? Todas estas perguntas são importantes para compreender a sua condição clínica.
O médico tem razão, no sentido em que os achados da TAC não justificam outro tipo de intervenção.
Tem feito o fortalecimento muscular que o médico recomendou?
A medicação serve para reduzir os sintomas – mascaram o problema – mas não resolvem o problema de base da sua fraqueza muscular, que me parece ainda estar por diagnosticar. Tem outros sintomas como dormências ou formigueiros pela perna? A sua sensibilidade na perna direita é igual à da esquerda?
Como vê, são muitas questões para perceber o quadro completo, por isso recomendo que faça uma consulta com o seu Fisioterapeuta de confiança. Se não tiver ninguém, estamos disponíveis para a ajudar. Pode ligar para o 928095777 ou através do geral@fisiomoco.pt
As melhoras rápidas,
Miguel Moço
Bom dia, de momento, acabei de ler o artigo e foi bastante útil. Pois hoje mesmo, penso ter tirado a conclusão que terei um problema de ciática . Vamos com Fé e Esperança.
Olá João,
Aconselho-o a ver este vídeo no nosso canal de Youtube para confirmar as suas suspeitas: https://youtu.be/TJKSxcZkf30
Se precisar de ajuda e sentir que deve fazer uma consulta connosco, ligue-nos para 928095777.
As melhoras,
Miguel Moço