Telefone*
+351928095777
Horário
Segunda a Sexta: 8h-20h

A sua mandíbula pode afetar a sua postura de 3 formas diferentes

Vários estudos concluem que a posição da articulação têmporo-mandibular (ATM) e a maneira como os dentes se encaixam afeta significativamente o equilíbrio e a postura.

Quando a ATM está desequilibrada, ela pode afetar o nervo trigémeo (que tem 3 ramos: nervo oftálmico, o maxilar e o mandibular) e, por sua vez, afeta o nervo vestibular. Isso faz com que o seu corpo se torne instável.

As articulações têmporo-mandibulares desalinhadas podem ter um impacto negativo sobre:

Músculos

Uma ATM desalinhada aumenta a tensão muscular em todo o rosto, cabeça, pescoço e ombros. Este aumento da tensão pode provocar uma série de sintomas, como dores de cabeça, dores nas costas, zumbidos nos ouvidos e vertigens.

Postura

Se a ATM não estiver alinhada, a posição base da sua cabeça ficará alterada. Esta mudança coloca um stress exagerado sobre a sua coluna. Esta tensão na coluna afeta toda a sua postura, com pontos de tensão musculares que podem evoluir para contraturas. Para além da alteração dos seus padrões de movimento normais, isto pode causar dor crónica, aumento assimétrico da tensão muscular e afetar a sua postura até aos seus pés.

Nervos

Quando os seus músculos estão tensos, podem causar compressão dos nervos. Atenção! Para causar compressão ou irritação dos nervos, a tensão muscular tem de ser: 1) muito grande e; 2) crónica (já com muitos meses ou até anos de evolução).

Os nervos do rosto não funcionam separadamente dos nervos do resto do corpo. Um nervo comprimido no rosto ou na mandíbula pode causar dormência e formigueiros em toda a coluna. Mais importante ainda, os nervos críticos que controlam o equilíbrio também podem ser afetados.

Apesar de tudo o que está descrito acima ser verdade, tenha em consideração o fator de gradiente. Por ter um músculo tenso não quer dizer que terá um nervo comprimido ou uma alteração postural. Tal como as rugas, todas as alterações físicas do nosso corpo levam algum tempo para evoluir, excepto nos casos em que há um evento catalisador, como um acidente de carro, uma queda nuns degraus ou outro traumatismo grave.

Compreenda também que este tipo de alterações, por serem evolutivos e silenciosos, raramente damos por eles, e só quando a dor ou outro tipo de sintoma aparece é que nos apercebemos que existe um problema. Tome atenção à sua simetria facial em repouso, na abertura da boca, à tensão muscular dos músculos da face e a possíveis estalos ou crepitações nas suas ATM’s.

Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *