Fascite Plantar

Volte a fazer as suas caminhadas ou corridas sem dores!

Como eliminar a sua dor na planta do pé, sem medicamentos nem cirurgias.

Já não consegue andar sem coxear e quando se levanta de manhã as dores são horríveis?

Acordou de manhã, levantou-se e, quando colocou o pé no chão, sentiu uma dor muito forte, como se lhe tivessem “espetado” uma faca na planta do pé. Pode ter sentido esta dor na curva da planta do pé, ou mesmo no calcanhar. Seja mais à frente ou mais atrás, essas dores são consequência de uma inflamação nos tecidos moles da planta do seu pé, também conhecida como Fascite Plantar.

Se pesquisar online, pode-se confundir com o que lê, desde as causas ao que deve fazer para aliviar as dores. Deixe-me dizer-lhe que a maioria das pessoas que chegam à FisioMoço têm Fascite Plantar porque:

  • Têm excesso de peso;
  • São fisicamente inativas;
  • Têm os músculos de trás da perna e coxa muito presos e encurtados ou;
  • Têm falta de força e resistência muscular nestes músculos.

Pode acreditar que estas queixas vão desaparecer, mas se está a ler isto, já deve ter dores há mais de 2 semanas. Se é o seu caso, deixe-me dizer-lhe que é pouco provável a sua dor passar sem qualquer tipo de tratamento. Talvez já tenha tomado anti-inflamatórios ou colocado gelo, mas percebeu que, para além de um pequeno alívio momentâneo, as dores continuam.

Esta é a sua realidade?

É provável que já tenha deixado de fazer algumas coisas de que gosta, como caminhar, correr ou fazer outro tipo de atividade física. Pode também já sentir bastante dificuldade a andar, estar em pé algum tempo ou simplesmente levantar-se de manhã e andar sem coxear.

Muitas pessoas que nos procuram dizem-nos que tentaram gelo, anti-inflamatórios e até pomadas caríssimas. Podem até ter ajudado a aliviar as suas dores nos primeiros dias. Mas se quer ficar sem dores, se não quer estar a depender de anti-inflamatórios ou de almofadas para o calcanhar, e se quer voltar à sua vida normal, deve tentar outro tipo de abordagem porque, com o tempo, este problema pode evoluir e provocar um Esporão no Calcâneo.

Se não puder evitá-lo, o que pode fazer para tratar um Esporão do Calcâneo?

O Esporão do Calcâneo é um excesso de osso que se acumula no calcanhar, e pode ser causado por uma Fascite Plantar crónica, em que a inflamação recorrente provoca uma acumulação de osso na inserção da fáscia plantar no calcâneo – tal como os “bicos de papagaio” ou os “joanetes”.

Para que não tenha um esporão no calcanhar, deve começar a tratar a sua Fascite Plantar o mais cedo possível. Caso já o tenha (diagnosticado através de uma radiografia), deve ser feita uma avaliação para compreender a causa desta inflamação crónica, de forma a tratá-la o mais rapidamente possível.

Fascite Plantar

Já tenho dores há mais de 2 semanas. Por onde devo começar?

Na FisioMoço, a maioria das pessoas que procura a nossa ajuda já têm Fascite Plantar há mais de 2 semanas. Isto porque deixaram passar alguns dias, semanas ou até meses para “ver se as dores passavam”. Antes de mais, tome atenção ao que NÃO deve fazer:

  • Repouso;
  • Colocar gelo (exceto para aliviar temporariamente, se tiver dor muito severa);
  • Andar descalço se tiver dor ao fazê-lo;
  • Usar saltos altos;
  • Usar sapatos com muito apoio para o calcanhar (cria dependência deste apoio no longo prazo).

A nossa equipa de Fisioterapeutas tem muita experiência neste tipo de problema, e criamos planos de tratamento especificamente desenhados para não só deixar de ter dores, como voltar a ter uma vida ativa, sem estar sempre a precisar de tomar anti-inflamatórios ou a evitar fazer esforços. Queremos que volte rapidamente a fazer as suas caminhadas, corridas ou outro tipo de desportos, e por isso a última coisa que deve fazer é repousar e esperar que passe.
Já agora, queremos que o seu pé volte a ter a força, mobilidade e estabilidade necessárias para que não esteja sempre a desenvolver inflamações na planta do pé. Após a primeira Fascite Plantar, a probabilidade de voltar a ter outra aumenta exponencialmente.

Quer saber o que deve fazer para resolver o problema?

Caso se identifique com o que leu nestes parágrafos anteriores, gostaríamos de ajudar. Para isso, basta pedir um contacto nosso através do formulário que segue em baixo. Um dos nossos Especialistas em Fascite Plantar vai entrar em contacto consigo, no dia e hora que for mais conveniente para si. Esta chamada serve para nós entendermos melhor a sua situação clínica e como podemos ajudar. O facto de estar a ler isto já é muito importante, pois diz-nos que quer mesmo resolver o seu problema e voltar a mexer-se bem como antes.

Carregue no botão em baixo para agendar uma chamada com um Especialista caso pretenda receber informação importante para o seu problema. Esta chamada é totalmente gratuita e sem qualquer compromisso de agendamento de uma sessão. Queremos ajudá-lo(a) a tomar a decisão certa sobre o que deve fazer a seguir.

3 Exercícios Simples para aliviar já as suas Dores

Entre tantas coisas que lê e vê online, é difícil compreender quais são os exercícios que pode começar a fazer para aliviar as suas queixas. Vou dar-lhe 3 exercícios, que pode iniciar já hoje e que vão permitir que consiga fazer as suas tarefas diárias com menos queixas. Cada exercício é específico para as diferentes etapas do tratamento:

Exercícios Simples para aliviar já as suas Dores

Fase 1 – Para a fase de crise dolorosa. Use uma bola pequena, durante 3 minutos, 2 a 3 vezes por dia

Exercícios Simples para aliviar já as suas Dores

Fase 2 – Para quando tem dor ligeira. Estique o joelho e puxe o pé com ajuda da toalha. 2 minutos, 2x por dia

Exercícios Simples para aliviar já as suas Dores

Fase 3 – Para quando já não tem dor. Fortaleça os músculos de trás da perna. 1 vez por dia, 3 séries de 15 repetições

O que mais pode fazer para eliminar as dores de forma rápida?

Há 4 coisas que pode fazer já:

  1. Tem de tomar a decisão de obter a ajuda certa – Quanto mais tempo deixar passar, mais intensas vão ser as dores, mais vezes vai senti-las e mais tempo vai demorar a recuperar;
  2. Tome atenção aos exercícios que faz – Todos os exercícios são bons para se manter ativo, mas quando tem dores, nem todos são indicados para si. Deve ter em atenção a carga, a duração e a frequência. O seu fisioterapeuta vai selecionar as opções mais acertadas para a sua condição específica;
  3. Evite o repouso prolongado – A pior coisa que pode fazer é estar na mesma posição durante muito tempo. Somos seres de movimento, e a melhor postura é a postura seguinte. Os exercícios de mobilidade, flexibilidade e força muscular são essenciais para prevenir as dores quando tem de ficar parado muito tempo;
  4. Procure a ajuda certa – Todas as clínicas podem tratar as suas dores, mas procure os profissionais que conhecem melhor o seu problema. Na FisioMoço, este é um dos problemas mais comuns que temos. Se a sua Dor Ciática começa a afetar o seu trabalho, a sua atividade física, se limita a sua independência ou prejudica os seus hobbies e rotinas, nós podemos ajudar.

De que forma os nossos Especialistas podem ajudar a aliviar as suas dores na planta do pé, nos próximos dias?

Estes são alguns dos benefícios que vai ter nas nossas sessões:

  • Podemos reduzir ou eliminar rapidamente as suas dores – normalmente nas primeiras sessões;
  • Ajudamos a descobrir qual é a causa das suas queixas, o que costuma acontecer na primeira ou segunda sessão;
  • As dores podem esgotar a sua energia e dificultar o sono. Podemos ajudar a ter noites mais tranquilas e com mais energia no dia seguinte;
  • O seu problema será identificado e tratado corretamente por Especialistas em Dor Ciática;
  • Dar-lhe-emos um conjunto de exercícios terapêuticos específicos para recuperar a sua mobilidade, flexibilidade e força muscular;
  • Ao eliminar as dores, deixará de ter a necessidade de tomar anaglésicos e anti-inflamatórios que não são bons para a sua saúde a longo prazo;
  • Podemos ajudar a evitar cirurgias desnecessárias e arriscadas na coluna, assim como injeções dolorosas;
  • Não vai ter necessidade de consultar o seu médico repetidamente, apenas para lhe ser receitado mais medicamentos e repouso;
  • Vai desfrutar mais do seu tempo em família e com amigos, prazer que pode ter perdido com as dores que teve até agora;
  • Vai poder voltar a caminhar, correr ou fazer outras atividades de lazer;
  • Vai voltar a conseguir pegar nos seus filhos, sobrinhos ou netos ao colo sem ficar com dores depois de o fazer.

Em resumo, podemos fazer com que volte a viver sem essa dor ciática crónica. Temos mais de uma centena de avaliações no Google com classificação de 5 Estrelas.

Se quiser saber quais os nossos preços e a nossa disponibilidade, basta carregar no botão que segue em baixo e preencher o formulário:

Mais Especialidades FisioMoço
Tratamento Dor Ciática
Tratamento Dor Ciática

Especialistas no tratamento da Dor Ciática em Paço de Arcos, Oeiras. Se precisa de ajuda hoje, ligue agora para agendar já a sua consulta.

Tratamento Coluna
Tratamento Coluna

Especialistas no tratamento de dores nas costas em Paço de Arcos, Oeiras. Se precisa de ajuda hoje, ligue agora para agendar já a sua consulta.

Tratamento Ombro
Tratamento Ombro

Especialistas no tratamento de dor e lesão no ombro em Paço de Arcos, Oeiras. Se precisa de ajuda hoje, ligue agora para agendar já a sua consulta.

Tratamento Pescoço e Trapézios
Tratamento Pescoço e Trapézios

Especialistas no tratamento de dores no pescoço e trapézios em Paço de Arcos, Oeiras. Se precisa de ajuda hoje, ligue agora para agendar já a sua consulta.

Artigos sobre Dor no Joelho
Lesões no Joelho

Especialistas no tratamento de lesões no joelho em Paço de Arcos, Oeiras.

Conflito Fémuro-Acetabular
Conflito Fémuro-Acetabular

Como acabar com as dores na anca, recuperar a mobilidade e força, sem tomar medicação ou fazer cirurgia.

Artigos sobre Entorse do Tornozelo
Entorse do Tornozelo

Tratamento de Fisioterapia da Entorse do Tornozelo em Paço de Arcos, Oeiras. Vai recuperar rapidamente sem medicamentos nem cirurgia. O repouso não ajuda.

Fascite Plantar
Fascite Plantar

Como eliminar a sua dor na planta do pé, sem medicamentos nem cirurgias.

Artigos sobre Escoliose
Escoliose Infantil/Adolescente

O grande problema das Escolioses é que não dão sintomas. Para além disso, as crianças e os adolescentes estão pouco sensibilizados para esta situação.