Levantou-se da cama ou da cadeira e começou a sentir dores nas costas. Esperou que passasse. Não só continua com dores, como parece que estão cada vez mais presentes, ao ponto de ter dores o dia todo. Ouvimos estas queixas muitas vezes!
Se começou a sentir dores ou rigidez no fundo das costas (lombalgia) ou no centro da coluna (dorsalgia), provavelmente a primeira coisa que fez foi ignorar esses sintomas. Esperou que passasse porque normalmente é o que acontece ao fim de uns dias. “Foi uma posição torta durante a noite” ou “Foi um jeito que dei a fazer a cama” ou ainda “Foi uma corrente de ar que me apanhou as costas”.
É normal com a idade começarem a aparecer estas queixas, e esperou que passasse, mas desta vez foi diferente e já passaram semanas ou até meses e ainda continua com dores.
Não se preocupe, ouvimos muitas vezes este tipo de relato por parte das pessoas que procuram a nossa ajuda. Na verdade, a dor lombar ou dorsal é um dos problemas mais comuns na nossa clínica. O que quer saber é:
“Porque é que tem Dores nas Costas e porque é que não passa?“
Acredite quando lhe dizemos que as dores não vão passar sozinhas se já duram há tanto tempo. Sim, é possível que tenha aguentado as dores durante os primeiros dias ou semanas, depois tenha perguntado a um amigo ou familiar que já teve dores nas costas como é que pode aliviar as suas queixas. Até é provável que já tenha ido ao Google pesquisar “como aliviar as dores nas costas”.
É isto que as pessoas que nos chegam já cansadas e frustradas por não conseguirem resolver o seu problema. Querem voltar à sua vida normal, fazer as suas caminhadas, estarem sentadas sem dores enquanto trabalham ou relaxam no sofá e, acima de tudo, querem brincar e pegar nos seus filhos, sobrinhos ou netos.
É esta a sua situação atual?
O que fazem a seguir é ir ao médico. A não ser que tenha uma lesão grave, esta não costuma ser a melhor opção, porque vai sair da consulta com uma receita de analgésicos e com indicação para repouso. Raramente estes são os melhores conselhos e umas semanas depois, não só não está melhor como o médico receita-lhe analgésicos e anti-inflamatórios ainda MAIS FORTES e MAIS repouso. Mais do mesmo não vai resultar, e explica porque é que temos tantas pessoas acima dos 45 anos com dores crónicas nas costas.
Quer saber porque é que tem Dores nas Costas?
A sua confusão é normal. Disseram-lhe coisas diferentes, com conclusões diferentes e deram-lhe soluções diferentes. O que não falta são pessoas a dar conselhos, mas não queira ouvir toda a gente. Se tiver uma fuga na canalização da sua cozinha, chama um fisioterapeuta para a arranjar?
Pode pensar que a sua dor nas costas foi provocada por alguma coisa que fez – como levantar um peso ou dormir – e é possível que seja verdade. Mas o problema é que, se for como a maioria das pessoas da sua idade, o sedentarismo e o conforto levaram o seu corpo a ser cada vez menos capaz de fazer o que lhe pede. Levantar um peso pode ter sido a última gota no copo de água já cheio, mas o problema é mais profundo do que isso.
Quer saber o que deve fazer para resolver o problema?
Caso se identifique com o que leu nestes parágrafos anteriores, gostaríamos de ajudar. Para isso, basta pedir um contacto nosso através do formulário que segue em baixo. Esta chamada serve para nós entendermos melhor a sua situação clínica e como podemos ajudar. O facto de estar a ler isto já é muito importante, pois diz-nos que quer mesmo resolver o seu problema e voltar a mexer-se bem como antes.
Esta chamada é totalmente gratuita e sem qualquer compromisso de agendamento de uma sessão. Queremos ajudá-lo(a) a tomar a decisão certa sobre o que deve fazer a seguir.
O que posso fazer para aliviar estas dores nas costas de forma rápida?
Há 4 coisas que pode fazer já:
- Tem de tomar a decisão de obter a ajuda certa – Quanto mais tempo deixar passar, mais intensas vão ser as dores, mais vezes vai senti-las e mais tempo vai demorar a recuperar;
- Tome atenção aos exercícios que faz – Todos os exercícios são bons para se manter ativo, mas quando tem dores, nem todos são indicados para si. Deve ter em atenção a carga, a duração e a frequência. O seu fisioterapeuta vai selecionar as opções mais acertadas para a sua condição específica;
- Evite o repouso prolongado – A pior coisa que pode fazer é estar na mesma posição durante muito tempo. Somos seres de movimento, e a melhor postura é a postura seguinte. Os exercícios de mobilidade, flexibilidade e força muscular são essenciais para prevenir as dores quando tem de ficar parado muito tempo;
- Procure a ajuda certa – Todas as clínicas podem tratar as suas dores, mas procure os profissionais que conhecem melhor o seu problema. Na FisioMoço, este é um dos problemas mais comuns que temos. Se as suas dores nas costas começam a afetar o seu trabalho, a sua atividade física, se limita a sua independência ou prejudica os seus hobbies e rotinas, nós podemos ajudar.
De que forma os nossos Especialistas podem ajudar a livrar-se das suas dores nas costas, nos próximos dias?
Estes são alguns dos benefícios que vai ter nas nossas sessões:
- Podemos reduzir ou eliminar rapidamente as suas dores – normalmente nas primeiras sessões;
- Ajudamos a descobrir qual é a causa das suas queixas, o que costuma acontecer na primeira ou segunda sessão;
- As dores podem esgotar a sua energia e dificultar o sono. Podemos ajudar a ter noites mais tranquilas e com mais energia no dia seguinte;
- O seu problema será identificado e tratado corretamente por Especialistas em Dores nas Costas;
- Dar-lhe-emos um conjunto de exercícios terapêuticos específicos para recuperar a sua mobilidade, flexibilidade e força muscular;
- Ao eliminar as dores, deixará de ter a necessidade de tomar anaglésicos e anti-inflamatórios que não são bons para a sua saúde a longo prazo;
- Podemos ajudar a evitar cirurgias desnecessárias e arriscadas na coluna, assim como injeções dolorosas;
- Não vai ter necessidade de consultar o seu médico repetidamente, apenas para lhe ser receitado mais medicamentos e repouso;
- Vai desfrutar mais do seu tempo em família e com amigos, prazer que pode ter perdido com as dores que teve até agora;
- Vai poder voltar a caminhar, correr ou fazer outras atividades de lazer;
- Vai voltar a conseguir pegar nos seus filhos, sobrinhos ou netos ao colo sem ficar com dores depois de o fazer.
Em resumo, podemos fazer com que volte a viver sem essas dores crónicas nas costas. Temos mais de uma centena de avaliações no Google com classificação de 5 Estrelas.
Se quiser saber quais os nossos preços e a nossa disponibilidade, basta carregar no botão que segue em baixo e preencher o formulário: