4,4 min read

Os Problemas Intestinais que podem causar Dores nas Costas – E o que fazer

Se sofre de dor abdominal e inchaço, é provável que também tenha síndrome do intestino irritável (SII). Saiba o que pode e deve fazer para aliviar as suas dores nas costas caso tenha este problema.

Se disser a alguém que sofre de Síndrome do Intestino Irritável (SII), algumas pessoas saberão do que se trata mas a grande maioria não faz ideia do desconforto que pode trazer à sua vida.

Não é um problema fatal mas o inchaço, os gases, as dores abdominais e os episódios de urgência para ir à casa de banho são suficientes para transtornar a sua vida. Como se isto não fosse mau o suficiente, quem tem SII pode sofrer de outros problemas fora do intestino, como por exemplo dores nas costas.

O que é a SII

É um problema crónico que afeta a parte inferior do trato digestivo. Provoca dor abdominal, diarreia, obstipação ou uma combinação destes dois. Também pode provocar cólicas, gases e/ou inchaço, em alguns casos de forma severa. Ocorre mais em mulheres e costuma ser diagnosticado antes dos 50 anos.

A ansiedade pode desencadear ou piorar os sintomas, assim como as flutuações hormonais e certas escolhas alimentares.

Porque causa Dores nas Costas?

Estima-se que até 81% das pessoas com SII possam sofrer com dores nas costas. Se este é o seu caso, estas dores são do tipo “referida”, o que significa que onde lhe dói não é onde está o problema. Pense nos episódios de ataque cardíaco que provocam dor forte no braço esquerdo. O braço está bem, é uma dor referida do pericárdio.

Mas esta pode não ser a única razão. As pessoas com SII geralmente têm outros problemas, que também provocam dores nas costas, como por exemplo Cistite Intersticial – uma doença crónica que causa pressão e dor na bexiga.

A SII pode também estar associada a outras condições inflamatórias, como por exemplo a Artrite Reumatoide – responsável por episódios crónicos de dores nas costas quando se instala nessas articulações.

Como aliviar as suas Dores nas Costas

Em princípio, a causa das suas dores nas costas está identificada. Na maioria das situações, estas dores são difusas e não em pontos específicos. Por isso, é de extrema importância identificar a região intestinal que está a afetar mais o seu dia a dia. Daí o nosso primeiro conselho:

1. Procure um Especialista em Dores nas Costas

A SII não é um problema biomecânico mas provoca problemas biomecânicos. Os seus intestinos deixam de se mexer tão bem – por causa das dores – e isso afeta ainda mais a função deles e o seu dia a dia.

Como consequência, os músculos e articulações da sua coluna também ficam afetados. Uma vez que estas dores se tornam limitativas – e por vezes incapacitantes – deixa de se mexer tanto. Por isso perde força, mobilidade e flexibilidade.

Na FisioMoço estamos habituados a tratar este tipo de problemas e os nossos Especialistas em Dores nas Costas têm também formação em Tratamento Visceral, com técnicas específicas para melhorar a função dos seus intestinos.

2. Reduza a sua obstipação

Se sofrer de obstipação crónica, as suas dores nas costas podem ser consequência disso mesmo. Estes são alguns conselhos que pode começar a usar já hoje para resolver o problema:

  • Coma Fibras – Introduza na sua dieta pão integral e vegetais, como o feijão verde, brócolos e ervilhas;
  • Beba água – Estar desidratado pode contribuir para a sua obstipação. Um adulto deve beber cerca de 35ml de água por cada kg;
  • Exercite-se – Para além de melhorar a capacidade muscular, vai aumentar a atividade intestinal;
  • Encontre a sua hora “All-Bran” – Ir à casa de banho sempre à mesma hora aumenta a probabilidade de educar e regular o seu intestino.

3. Quebre o Ciclo Vicioso

Se for como a maioria das pessoas que ajudamos na FisioMoço com este problema, o seu corpo está retido num ciclo vicioso. A obstipação, inchaço e dor abdominal provocam dores nas costas e, por sua vez, estas dores nas costas provocam uma reação de defesa e de contração muscular que limita os movimentos do seu corpo – e dos seus intestinos.

Como consequência, os seus intestinos afetam as suas costas e as suas costas afetam os intestinos. Uma das melhores formas para quebrar este ciclo é usar técnicas de relaxamento físicas e mentais, como por exemplo a massagem abdominal e nas costas, alongamentos suaves, assim como a meditação.

Ficou com dúvidas?

Se quiser saber como podemos ajudar no relaxamento físico, quer seja através da massagem terapêutica ou dos alongamentos, fale diretamente conosco para o 928095777.

Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

e-book Dores nas Costas

Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.

Poderá ter interesse nestes artigos