Conflito Fémuro-Acetabular
Como acabar com as dores na anca, recuperar a mobilidade e força, sem tomar medicação ou fazer cirurgia
Se começou com dores na anca ou na virilha, consultou o médico e foi-lhe diagnosticado um Conflito Fémuro-Acetabular, pode ter-se assustado. Provavelmente o médico recomendou cirurgia para corrigir o problema, mas se for como a maioria das pessoas que vemos diariamente na FisioMoço, essa não é a sua primeira opção. Prefere fazer tratamento conservador primeiro e, de preferência, não tomar medicação para as dores.
Ouvimos muito este tipo de preocupações, e sabemos o quão importante é para si manter-se ativo(a), com boa mobilidade e capaz de fazer o que mais gosta, como por exemplo caminhar, correr ou simplesmente estar no sofá a descansar ou a trabalhar, sem ter dores. A primeira pergunta que pode passar pela cabeça é:
O que é um Conflito Fémuro-Acetabular?
Pode ter tido dificuldade em compreender todas as informações que o seu médico lhe transmitiu. Nem sempre é fácil perceber os termos técnicos e os médicos focam-se mais no problema anatómico do que nas consequências que este problema provoca no seu dia a dia.
Anatomicamente, o que acontece é um bloqueio mecânico ao normal movimento da anca, e isto provoca lesões no labrum e na cartilagem articular. O resultado final é artrose na anca. Há dois tipos de conflito (CAM e PINCER), como pode ver na imagem que segue:
“Porque é que isto me aconteceu e como posso evitar a cirurgia?“
Acredite quando lhe dizemos que este problema não é culpa sua. Claro que podemos sempre cuidar melhor do nosso corpo, mas este tipo de problema tem duas causas principais: uma lesão durante o seu crescimento (infância ou adolescência) ou uma predisposição genética. Como vê, nenhuma das duas é da sua responsabilidade.
É provável que os seus sintomas já tenham aparecido há algum tempo, mas desvalorizou, porque pensou que iriam passar. O médico pode ter dito que a cirurgia é a principal opção, mas acredite que para a grande maioria das pessoas que nos chegam com este problema, a Fisioterapia ajuda a evitar a cirurgia.
Quer saber o que deve fazer para resolver o problema?
Caso se identifique com o que leu nestes parágrafos anteriores, gostaríamos de ajudar. Para isso, basta pedir um contacto nosso através do formulário que segue em baixo. Um dos nossos Especialistas em Conflito Fémuro-Acetabular vai entrar em contacto consigo, no dia e hora que for mais conveniente para si. Esta chamada serve para nós entendermos melhor a sua situação clínica e como podemos ajudar. O facto de estar a ler isto já é muito importante, pois diz-nos que quer mesmo resolver o seu problema e voltar a mexer-se bem como antes.
Carregue no botão em baixo para agendar uma chamada com um Especialista em Conflito Fémuro-Acetabular caso pretenda receber informação importante para o seu problema. Esta chamada é totalmente gratuita e sem qualquer compromisso de agendamento de uma sessão. Queremos ajudá-lo(a) a tomar a decisão certa sobre o que deve fazer a seguir.
O que pode fazer para aliviar as dores de forma rápida?
Há 4 coisas que pode fazer já:
- Tem de tomar a decisão de obter a ajuda certa – Quanto mais tempo deixar passar, mais intensas vão ser as dores, mais vezes vai senti-las e mais tempo vai demorar a recuperar;
- Tome atenção aos exercícios que faz – Todos os exercícios são bons para se manter ativo, mas quando tem dores, nem todos são indicados para si. Deve ter em atenção a carga, a duração e a frequência. O seu fisioterapeuta vai selecionar as opções mais acertadas para a sua condição específica;
- Evite o repouso prolongado – A pior coisa que pode fazer é estar na mesma posição durante muito tempo. Somos seres de movimento, e a melhor postura é a postura seguinte. Os exercícios de mobilidade, flexibilidade e força muscular são essenciais para prevenir as dores quando tem de ficar parado muito tempo;
- Procure a ajuda certa – Todas as clínicas podem tratar as suas dores, mas procure os profissionais que conhecem melhor o seu problema. Na FisioMoço, este é um dos problemas mais comuns que temos. Se as suas dores nas costas começam a afetar o seu trabalho, a sua atividade física, se limita a sua independência ou prejudica os seus hobbies e rotinas, nós podemos ajudar.
De que forma os nossos Especialistas podem ajudar a livrar-se das suas dores nos próximos dias?
Estes são alguns dos benefícios que vai ter nas nossas sessões:
- Podemos reduzir ou eliminar rapidamente as suas dores – normalmente nas primeiras sessões;
- Ajudamos a descobrir qual é a causa das suas queixas, o que costuma acontecer na primeira ou segunda sessão;
- As dores podem esgotar a sua energia e dificultar o sono. Podemos ajudar a ter noites mais tranquilas e com mais energia no dia seguinte;
- O seu problema será identificado e tratado corretamente por Especialistas em Dores nas Costas;
- Dar-lhe-emos um conjunto de exercícios terapêuticos específicos para recuperar a sua mobilidade, flexibilidade e força muscular;
- Ao eliminar as dores, deixará de ter a necessidade de tomar anaglésicos e anti-inflamatórios que não são bons para a sua saúde a longo prazo;
- Podemos ajudar a evitar cirurgias desnecessárias e arriscadas na coluna, assim como injeções dolorosas;
- Não vai ter necessidade de consultar o seu médico repetidamente, apenas para lhe ser receitado mais medicamentos e repouso;
- Vai desfrutar mais do seu tempo em família e com amigos, prazer que pode ter perdido com as dores que teve até agora;
- Vai poder voltar a caminhar, correr ou fazer outras atividades de lazer;
- Vai voltar a conseguir pegar nos seus filhos, sobrinhos ou netos ao colo sem ficar com dores depois de o fazer.
Em resumo, podemos fazer com que volte a viver sem essas dores crónicas nas costas. Temos mais de uma centena de avaliações no Google com classificação de 5 Estrelas.
Se quiser saber quais os nossos preços e a nossa disponibilidade, basta carregar no botão que segue em baixo e preencher o formulário: