4 min read

5 Perguntas que Deve Fazer na Entorse do Tornozelo

Deve consultar um médico após fazer uma entorse do tornozelo? Quanto tempo demora a curar? O que fazer quanto ao inchaço? Neste artigo respondo a estas e outras questões para recuperar mais rápido.

A entorse do tornozelo é muito comum e após a primeira, o risco de ter entorses sucessivas aumenta significativamente. Isto acontece por vários motivos, entre os quais a inadequada cicatrização dos tecidos e também a diminuição da estabilidade da articulação por não ter feito uma recuperação adequada.

Na FisioMoço recebemos muitas pessoas com este tipo de lesão e estas são as 5 perguntas mais frequentes que nos fazem.

Devo consultar um médico após a Entorse do Tornozelo?

Se houver suspeita de que algum osso está partido, sim. Um dos sinais de fratura é não conseguir dar sequer 4 passos – com uma dor tão forte que é impossível estar em cima do pé magoado. Nesta situação terá de fazer uma radiografia.

Outra razão para consultar o médico é se o inchaço for MUITO grande, ao ponto de já não conseguir ver as duas saliências ósseas do tornozelo – os maléolos. Se isto acontecer, é possível ter feito uma rotura ligamentar. Se esta rotura for total, tem indicação para cirurgia, embora pessoalmente já tenha reabilitado pessoas com roturas totais e que hoje em dia estão bem e não precisaram de cirurgia.

Quanto tempo demora a recuperação na Entorse do Tornozelo?

Claro que depende, mas o tempo médio de recuperação numa entorse do tornozelo é de 2 a 6 semanas. Há 3 graus de entorse (ligeira, moderada e severa) que se baseiam nos danos dos tecidos moles, como os ligamentos e tendões. As mais severas tendem a demorar mais tempo e o trabalho do fisioterapeuta tem 3 objetivos:

  1. Aproveitar o processo inflamatório para estimular o início da regeneração dos tecidos, através de técnicas específicas;
  2. Recuperar a amplitude de movimento e a força muscular;
  3. Melhorar a proprioceção e a estabilidade da articulação para prevenir novas entorses.

Como posso controlar o inchaço na Entorse do Tornozelo?

A inflamação inicial é fundamental para um processo de regeneração e recuperação eficaz. O seu objetivo não deve ser reduzir a inflamação e o inchaço a todo o custo, porque isso vai atrasar a sua recuperação. Ainda assim, se o inchaço for muito grande e dentro da articulação, isto pode ser prejudicial e há estratégias que pode e deve aplicar para o controlar:

  • Gelo e Anti-Inflamatórios
  • Compressão
  • Elevação
  • Contração muscular ligeira

Devo usar canadianas após uma Entorse do Tornozelo?

Se conseguir fazer todas as suas tarefas diárias sem coxear, incluindo caminhar, então não precisa de canadianas. Por outro lado, se precisar de canadianas deve usá-las apenas na medida do indispensável. Ou seja, apoie-se nelas apenas o estritamente necessário. O que o pé já for capaz de fazer, deve fazer.

Use apenas uma canadiana se já conseguir fazer carga total no pé mas ainda sente alguma instabilidade ou tem receio de cair se não tiver este apoio. Esta canadiana deve ser utilizada do lado contrário à perna magoada.

Para subir e descer escadas lembre-se desta frase: os bons sobem na vida e os maus descem na vida. Por outras palavras, suba primeiro com a perna boa e desça primeiro com a perna magoada.

Como sei que estou preparado para fazer exercício físico?

Aqui impera o bom senso. Partindo do princípio que a sua sensibilidade está normal, se não tiver dor a fazer uma determinada atividade, pode fazê-la. Na entorse do tornozelo, assim como noutras lesões semelhantes, uma boa forma de se pôr à prova é através da “Regra dos 20”:

  • Correr 20 metros;
  • Salte em cima da perna 20 vezes;
  • Apoie-se numa só perna com os olhos fechados durante 20 segundos

Já torceu há mais de 2 semanas e ainda tem dores?

Lembre-se que o risco de recaída é significativo até aos 12 meses após a primeira lesão. Nem sempre precisa de fazer Fisioterapia quando torce o pé, mas se já passaram mais de duas semanas e ainda continua com queixas, é provável que precise de uma ajuda suplementar.

Na FisioMoço estamos muito habituados a este tipo de lesão. Pessoalmente, é uma das minhas favoritas porque os resultados costumam ser fantásticos, como comprovam estes dois testemunhos:

«Entrei na FisioMoço de canadianas e saí a andar sem elas. Durante 1 mês fui acompanhada e fiquei muito bem!»

Maria de São Centeno

«Acabaram-se as dores e as entorses recorrentes. Fui reavaliada pelo ortopedista que me deu alta e confirmou que não seria necessário operar!

Telma Santos

Entre em contacto connosco através do 928095777 ou geral@fisiomoco.pt. Também pode pedir um contacto por parte de um dos nossos Fisioterapeutas Especialistas, através deste formulário.

Poderá ter interesse nestes artigos