4,2 min read

10 razões para fazer Pilates

Categories: Pilates Clínico

Existem muito mais de 10 razões para fazer Pilates. Por exemplo, melhor qualidade de sono e melhor sexo nem estão nesta lista, mas poderiam estar.

1. É um método para o corpo todo

Ao contrário de algumas formas de exercício, o Pilates não desenvolve excessivamente certas partes do corpo e negligencia outras. Enquanto o treino de Pilates se concentra na força do core, ele treina o corpo como um todo integrado.

Os exercícios de Pilates promovem a força e o desenvolvimento muscular equilibrado, bem como a flexibilidade e aumentam a amplitude de movimento das articulações.

A atenção ao suporte básico e ao condicionamento físico, incluindo a respiração, proporcionam um nível de condição física que é difícil de encontrar noutras modalidades.

2. É muito adaptável à condição de cada pessoa

Pode ser um idoso que está a começar, um atleta de elite ou alguém que é moderamente ativo. Os fundamentos do movimento Pilates aplicam-se sempre. Ganhar capacidade física a partir da força central, focar-se no alinhamento adequado e uma abordagem integrativa corpo/mente tornam o Pilates acessível a todos.

Com milhares de exercícios e modificações possíveis, os exercícios de Pilates podem ser adaptados às necessidades individuais. Existem maneiras de modificar os exercícios para atingir seus objetivos.

3. Dá-lhe força sem criar hipertrofia

Músculos longos e magros são a imagem de marca. No Pilates, ganha músculos tonificados que funcionam perfeitamente dentro do contexto do seu corpo, como um todo, e das suas necessidades físicas.

Uma das maneiras pelas quais o Pilates cria músculos longos e fortes é aproveitando um tipo de contração muscular chamada contração excêntrica.

4. Aumenta a flexibilidade

No Pilates, trabalha no sentido de um aumento seguro no comprimento e alongamento dos músculos e amplitude de movimento. O objetivo é ter um corpo que se pode esticar e curvar para cumprir todos os desafios que a vida lhe coloca na frente.

5. Desenvolve o core abdominal

Os músculos centrais do corpo são os músculos profundos das costas, abdómen e pavimento pélvico. Contamos com esses músculos para apoiar costas fortes e flexíveis, boa postura e padrões de movimento eficientes.

Quando o nosso core é forte, a estrutura do corpo é sustentada. O nosso pescoço e ombros podem relaxar, e o resto dos nossos músculos e articulações ficam livres para fazer o seu trabalho.

Um bom benefício secundário é que o treino básico promove abdominais retos. O Pilates pode ajudá-lo a aprender como puxar pelo seu abdómen para obter o máximo dos exercícios.

6. Melhora a Postura

A boa postura é um reflexo de um bom alinhamento que é apoiado por um core forte. É uma posição a partir da qual se pode mexer livremente. Começando com os fundamentos do movimento do Pilates e progredindo através de exercícios de tapete e equipamentos, o Pilates treina o corpo para se expressar com força e harmonia.

Pessoas que praticam Pilates costumam ter uma postura excelente.

7. Aumenta a energia

Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais se exercita, mais energia tem (desde que não ultrapasse o limite do seu corpo). Quanto mais enérgico estiver, mais vontade de fazer a sua rotina de exercícios.

O Pilates melhora a respiração e a circulação, estimula a coluna e os músculos e inunda o corpo com as boas sensações que se obtém ao exercitar todo o corpo.

8. Promove a perda de massa gorda e uma melhor aparência

Se praticar Pilates regularmente, o seu corpo mudará. Conhecido por criar músculos longos e fortes e uma aparência mais esguia, o Pilates melhora o tónus ​​muscular, equilibra a musculatura, oferece suporte a uma bela postura e ensina a mexer-se com facilidade. Tudo isto fará parecer e sentir -se em forma.

Se você quer perder peso, a fórmula para emagrecer permanece a mesma: Queime mais calorias do que consome. Como um método de condicionamento físico de corpo inteiro, o Pilates ajudará nesse processo.

9. Aumenta a consciência corporal e a conexão corpo/mente

Joseph Pilates era inflexível ao dizer que o Pilates era “a coordenação completa de corpo, mente e espírito”.

Este é um segredo dos exercícios de Pilates. Quando praticamos cada movimento com toda a nossa atenção, o corpo e a mente unem-se para trazer o maior benefício possível de cada exercício.

Os princípios do Pilates – centralização, concentração, controlo, precisão, respiração e fluxo – são conceitos-chave usados ​​para integrar corpo e a mente.

10. Há muitas maneiras de aprender Pilates

A popularidade cada vez maior do Pilates aumentou a acessibilidade para todos, inclusive iniciantes. É importante começar com uma instrução de Pilates ao vivo num gabinete especializado com um instrutor certificado.

Pode até praticar Pilates em casa. Não precisa de equipamentos sofisticados – apenas um tapete e roupas confortáveis!

Quer saber como funcionam as nossas aulas de Pilates? Entre em contacto através de geral@fisiomoco.pt ou 968227742.

Poderá ter interesse nestes artigos