Não faça infiltrações se tem Dor no Ombro
Se a medicação não elimina a dor no ombro, o passo seguinte é a infiltração com (cortico)esteroides, certo? ERRADO! Saiba porquê e como resolver a sua dor/lesão no ombro.
Cada vez que alguém tem dor no ombro e me diz que fez uma infiltração antes da Fisioterapia, dá-me vontade de reclamar. Não com a pessoa, mas com a incapacidade que os profissionais de saúde têm de explicar qual o próximo passo após a lesão, que pode ser uma rotura, uma tendinite ou algo mais grave.
Se não chama os bombeiros quando a carne ficou um pouco queimada no forno, por que razão sugerimos a infiltração como primeira opção?
Infiltrações na Dor no Ombro
Segundo um estudo de 2022, as infiltrações de esteroides no ombro foram associadas a um risco acrescido de rotura dos tendões da coifa dos rotadores em 7,44 vezes, quando se compara com quem não faz a injeção.
Por outras palavras, tem 7 vezes mais probabilidade de ter uma rotura muscular no ombro se levar uma infiltração de esteroides. Sendo que o objetivo destas infiltrações é eliminar a dor e acelerar o processo de recuperação, as conclusões deste estudo colocam um risco demasiado elevado para o benefício que esta terapêutica supostamente traz.
Para ter uma comparação, fumar aumenta o risco de rotura muscular no ombro em 2,40 vezes e ter uma doença hepática crónica aumenta em 3,25. Ou seja, levar uma infiltração, neste caso, é pior do que o tabaco e insuficiência hepática crónica juntas.
Outros Fatores de Risco na Dor do Ombro
Uma meta-análise de 2022 concluiu que os restantes fatores de risco para ter roturas musculares no ombro (coifa dos rotadores) incluem:
- Idade
- Excesso de Peso e Obesidade
- Tabagismo
- Lesões anteriores
- Hipertensão
É também mais provável ter rotura muscular no seu braço dominante, possivelmente por sobrecarga ou sobreuso. Curiosamente, quanto mais altos somos mais provável é de termos esta lesão.
2 Exercícios que Vão Ajudar a Resolver a sua Dor no Ombro
Estes exercícios não são os únicos que pode fazer, tampouco posso afirmar que são os melhores para si. Porquê? Porque sem conhecer a sua situação específica, ninguém o consegue fazer.
Seja como for, veja estes exercícios como o princípio da sua recuperação. Se não os conseguir fazer, peça-nos ajuda para elaborarmos um plano específico para si.
Lembre-se: Qualquer exercício deve ser realizado sem dor ou, no máximo, com o desconforto que resulta do cansaço muscular. Quanto mais repetições fizer, mais cansaço terá. No dia seguinte, pode ficar com desconforto no ombro por ser uma atividade nova – tal como quando corre pela primeira vez ou ajuda um amigo ou familiar nas mudanças da casa.
Queremos dar-lhe mais ajuda
Sabemos que a sua preocupação em resolver a sua dor no ombro pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que quer acabar com essa dor no ombro e na omoplata, para que possa dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.
Compreendemos que possa querer um aconselhamento mais personalizado. Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Ombro. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.