A Lição da História da Cachinhos Dourados – Como Melhorar a sua Capacidade Física e reduzir o Risco de Lesões
Uma menina perdida no bosque encontra uma casa. Em cima da mesa da cozinha estão 3 sopas. Conhece esta história? A lição por detrás deste conto infantil vai ajudar a melhorar a sua condição física e reduzir o risco de ter uma lesão.
Há algo de extraordinário em reler os contos infantis quando já somos adultos. Entendemos lições diferentes por sermos mais maduros e atribuímos outro significado à história devido às nossas experiências de vida. A história da menina dos cachinhos dourados diz-nos muito sobre como devemos cuidar de nós.
Se já conhece esta história, salte esta parte
Uma menina perdida no bosque encontra uma casa. Em cima da mesa da cozinha estão 3 sopas e ela tem fome. Prova uma das sopas e está demasiado quente. Prova outra e está demasiado fria. Por fim, prova a terceira sopa e está exatamente como ela gosta.
Por estar cansada, vai para o quarto dessa casa e encontra 3 camas. Uma é demasiado rija, a outra demasiado mole. A terceira é mesmo ao gosto da menina. Esta história é tão conhecida que os astrofísicos denominam planetas como o nosso – que estão à distância certa da sua estrela para poderem albergar vida – os planetas goldilocks (cachinhos dourados).
A Lição mais Importante desta História
Há quem acredite que a moral da história é que devemos estar na nossa zona de conforto porque nos permite desfrutar mais do que a vida tem para nos oferecer. Para mim, a lição é outra: devemos conhecer os nossos limites e, sempre que possível, testá-los para ficarmos mais fortes e resilientes.
Se a menina está perdida no bosque é porque arriscou um caminho diferente. Podia ter corrido mal mas felizmente encontrou um porto de abrigo. Testou os limites dela e não só conseguiu sobreviver, como fez amizade com a família de ursos que era dono daquela casa no bosque.
O Risco foi muito elevado
Podemos concordar nesse ponto. O risco foi demasiado alto para o benefício que ela teve com esta aventura. Por isso, esta é outra lição que retiro desta história. Devemos sair da nossa zona de conforto, mas não ao ponto de arriscarmos algo que se torne irreparável.
Conheça a sua zona Goldilocks
A sua zona Goldilocks atual, no que respeita à sua condição física, é tudo o que consegue fazer hoje. Pode estar a pensar que conhece bem o seu corpo e aquilo de que ele é capaz. Mas será isso mesmo verdade? Se conseguir responder a todas as perguntas que se seguem, conhece bem o seu corpo.
- Quantos agachamentos seguidos consegue fazer?
- Quantas flexões de braços seguidas consegue fazer?
- Quantos quilómetros consegue correr?
- Quão alto consegue saltar? Quão longe?
- Quão rápido consegue correr?
Se não conseguiu responder a alguma destas questões, avalie a sua condição física para perceber qual é o seu ponto de partida – o seu limite hoje. Defina nos seus termos o que é aceitável para si, em termos de capacidade física.
Para alcançar o seu objetivo, deve sujeitar o seu corpo a um determinado esforço físico nem demasiado fácil, nem demasiado difícil. Com o tempo, o seu ponto limite será cada vez mais alto, ou seja, vai tolerar mais esforço físico. Na prática, vai correr mais longe, mais rápido. Vai ter mais força e resistência muscular.
A Importância de Respeitar o seu Limite
Se for hoje pela primeira vez ao ginásio, não vai levantar uma barra com 60kg. Se começar a correr agora, amanhã não vai fazer uma maratona. Se o fizer, o risco de ter uma lesão aumenta brutalmente, tal como a sopa demasiado quente pode queimar a língua da menina.
Por outro lado, se estiver a treinar abaixo da sua capacidade limite, não está a dar o estímulo necessário ao seu corpo para ele evoluir.
Precisa de Ajuda?
Se quiser saber como podemos ajudar, fale diretamente conosco através do 928095777. Podemos ajudá-lo(a) na sua jornada para ser mais saudável e desfrutar das pessoas e das coisas que mais gosta.