5,3 min read

Faça estes 2 Exercícios de Pilates se tem Dor no Pescoço

As suas noites são um pesadelo por não ter posição para o pescoço? Não consegue virar a cabeça em tarefas como conduzir, tomar banho ou secar o cabelo? Saiba o que pode fazer já hoje para começar a aliviar as suas queixas!

O seu dia a dia é desafiante para o pescoço

As nossas tarefas diárias no séc.XXI são exigentes para o pescoço, seja a posição de segurar o telemóvel entre o ombro e a orelha ou estar ao computador horas a fio com a cabeça projetada para a frente.

O nosso corpo evoluiu para fazer outro tipo de tarefas. O seu pescoço, por defeito, não está preparado para fazer repetidamente estas atividades e, por isso, as dores no pescoço são uma das principais causas de incapacidade e abstinência ao trabalho nos dias de hoje.

Porque é que surge a Dor no Pescoço

A primeira coisa que deve saber é que a dor no pescoço raramente começa durante a noite. Excecionalmente, quando dorme num colchão diferente ou com uma almofada que não é indicada para a posição em que dorme, é possível ter estas queixas. Chamamos a isto má ergonomia noturna.

Normalmente a Dor no Pescoço é evolutiva, ou seja, agrava ao longo do tempo. Pode agravar do ponto de vista da intensidade (mais dor), da duração (mais tempo com dor) ou da frequência (mais episódios de dor). Se tiver algum tipo de Artrite ou de doença degenerativa dos discos, este problema pode ganhar proporções ainda mais severas.

Caso tenha dores há mais de 3 semanas, é muito provável que a sua força muscular esteja diminuída, o que potencia as dores por falta de estabilidade do pescoço. O stress também é um fator que agrava o problema, principalmente o stress crónico. As dores provocam stress e o stress provoca dores.

ATENÇÃO: Se tiver sintomas como dor irradiada pelo braço, dormência/formigueiros na mão ou fraqueza muscular no braço todo, consulte o seu médico.

Já tomou anti-inflamatórios e não ajudou? Fez repouso e ficou pior?

O repouso pode ser uma boa ideia nos primeiros 3 dias de dores. É uma estratégia aceitável se está na fase crítica da dor, mas não deve fazer repouso até a dor passar, porque os estudos científicos são bastante claros: quanto mais repouso faz, pior fica.

Os anti-inflamatórios acabam por apenas mascarar a causa do problema. O seu maior contratempo não é a inflamação que pode ocorrer no local da dor. Essa inflamação é só a consequência, e não a causa. Por isso, os anti-inflamatórios vão “tapar o sol com a peneira”, e o que quer que esteja a provocar as suas dores vai continuar sem ser tratado.

O que deve fazer AGORA

Se tem dor há mais de 2 semanas, a sua prioridade é procurar ajuda junto de um Especialista em Dor no Pescoço. Na FisioMoço, uma grande parte das pessoas que nos procura têm dores nas costas, no ombro e também no pescoço, por isso compreendemos tão bem o problema que tem neste momento. Para além de ficar sem dores, vamos definir estratégias para prevenir novas crises de dor no futuro.

Se não for possível, a segunda melhor opção é começar por mexer o pescoço com recurso a técnicas diferentes e com resultados comprovados. Por isso, damos-lhe 2 exercícios de Pilates Clínico para iniciar a jornada de recuperação do seu pescoço.

“Porquê exercícios de Pilates?” Os exercícios de Pilates Clínico respeitam os limites do seu corpo, assim como a velocidade de movimento que o seu pescoço tolera. Não irá ficar sem dores do dia para a noite, mas é o primeiro passo para conseguir dormir melhor, conseguir virar bem o pescoço a conduzir e conseguir trabalhar ao computador sem queixas.

Mais Dicas para aliviar as Dores no seu Pescoço

Pode começar já hoje a pôr em prática estes 6 conselhos:

  1. Não fique numa posição durante muito tempo –  A melhor postura é a postura seguinte. O seu pescoço tem muita dificuldade em tolerar uma posição durante muito tempo, especialmente se tiver dores;
  2. Faça alguns ajustes ergonómicos –  Verifique se o monitor do computador está à altura dos seus olhos, utilize o sistema alta voz do telemóvel ou um auricular, use um apoio para o seu livro de forma a não estar a olhar tão para baixo. Estes ajustes são mais importantes quanto mais tempo estiver numa determinada posição;
  3. Se usa óculos, verifique a graduação –  Vai adotar posições mais exigentes para o pescoço se os seus óculos não estiverem de acordo com as necessidades dos seus olhos, e vai rodar o pescoço caso um olho veja melhor do que o outro;
  4. Não use muitas almofadas –  Tente simplificar a posição de dormir. Utilize as almofadas necessárias para se sentir confortável, mas não mais do que isso;
  5. Conheça os seus limites –  Na fase inicial, compreenda que o seu pescoço está vulnerável e, por isso, precisa de ter alguns cuidados extra para não ter outra crise de dores;
  6. Tenha uma boa noite de sono –  É durante a noite que ocorrem muitos dos processos de regeneração dos nossos tecidos. É também fundamental reduzir os níveis de stress. Como já vimos, o stress vai agravar os seus sintomas.

Queremos dar-lhe mais ajuda

Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que quer acabar com essa dor no pescoço para que possa dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.

Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Pescoço. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

e-book Dor no Pescoço

Outros Recursos para Si

Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.

Poderá ter interesse nestes artigos