6,1 min read

Dor na Escápula? Não são Contraturas nos Rombóides

A dor na escápula (ou omoplata) pode não ser de contraturas nos rombóides, mas sim um problema no pescoço.

É quase certo que sente ou já sentiu uma dor na escápula (omoplata), mais precisamente na parte interna, entre a escápula e a coluna. Provavelmente viu alguns vídeos a explicar como aliviar essa dor com uma bola de ténis ou até com alongamentos. Sim, alivia um pouco no momento, mas depois volta a doer.

Se também lhe disseram que isso são contraturas ou pontos gatilho (trigger points) nos músculos rombóides, é provável que estejam enganados. É verdade que a zona que lhe dói é nos rombóides e até é possível que tenha contraturas e tensão acumulada nessa zona – quem não tem – mas a causa real do problema é outra.

Porque tem Dor na Escápula (Rombóides)

Então se não são os rombóides, é o quê?

Um estudo feito em 1959 aplicou estímulos em várias zonas da coluna cervical e pediram às pessoas para dizer se sentiam desconforto e onde o sentiam. Como pode ver pela imagem que se segue, uma das zonas mais referidas foi o bordo interno da omoplata.

Dor Cervical

Outros estudos mais recentes como este de 2005 confirmaram esta descoberta e assim conseguimos perceber que esta dor – que aparentemente é uma contratura nos rombóides – na verdade tem origem na irritação mecânica ou inflamatória dos nervos cervicais inferiores, neste caso C5, C6 e C7.

Dor na Escápula – O Percurso da Dor Radicular

Normalmente achamos que esta irritação do nervo vai provocar dor no pescoço, dor irradiada pelo braço ou aqueles sintomas pelo até à mão – como formigueiros e dormências – mas um estudo de 2009 descobriu que quase 70% das pessoas não têm este padrão de dor e mais de metade tem de facto dor na zona dos rombóides.

Um estudo de 2006 foi mais longe e descobriu que esta dor é muitas vezes o primeiro sintoma de um problema no nervo – uma Radiculopatia – e pode ocorrer antes de qualquer outro sintoma e até ser o único sintoma que a pessoa vai ter.

Por isso, apesar de estar a sentir essa dor nos rombóides, é provavelmente uma consequência de um problema que está a acontecer no seu pescoço.

Dor na Escápula – Sensitização

Antes de se assustar com estas possíveis lesões e problemas nos nervos, deixe-me referir que na grande maioria dos casos não há nervos danificados nem apertados. Provavelmente o que está a acontecer é algum nervo ou tecido estar mais sensível – Sensitização.

Agora, pode pensar que não há muito que pode fazer para evitar este problema, e em parte é verdade. Ainda assim, neste problema, há 3 fatores que pode tentar mudar para melhor:

  1. Stress
  2. Sono
  3. Inatividade prolongada

Claro que há situações em que o stress é inevitável, como quando tem um prazo para acabar um trabalho. Ou se tem um recém nascido, dormir não vai ser tarefa fácil. Por isso, mude o que lhe for possível neste momento e não se preocupe com o resto, porque há o ideal, e depois há o possível.

Pode estar a pensar: “bom mas isto já eu sei e são coisas que levam tempo”. Pois bem, de facto não são dicas rápidas e claro que levam tempo, mas são estes fatores que podem evitar o aparecimento ou o agravamento dessas dores.

Adaptações Diárias para prevenir os Sintomas da Radiculopatia Cervical

Inatividade Prolongada

Se tiver de ficar muito tempo ao computador, planeie algumas pausas estratégicas com exercícios específicos – como os que estão no vídeo em baixo. Quanto à sua postura, não vale a pena preocupar-se com o alinhamento ou em ter as costas sempre direitas.

Pode estar direito, curvado ou até desalinhado, desde que se sinta confortável. O mais importante é mudar de posição várias vezes, porque o movimento é mais importante do que o bom alinhamento. Tentar estar sempre direito vai quase de certeza agravar as suas dores.

Sono

A falta de sono ou má qualidade de sono pode também agravar as suas dores. Mais uma vez, há fatores que não consegue controlar – como tomar uma medicação necessária mas que lhe afeta o sono. Mas se toma cafeína à noite ou passa muito tempo ao telemóvel quando se deita, isto pode afetar a sua qualidade de sono e são coisas que pode alterar.

Se tem dificuldade para adormecer por causa da dor, experimente várias posições até encontrar aquela que lhe é mais útil. Num dia pode ser uma e noutro dia pode ser outra, e por isso opte pela posição que lhe dá mais conforto no momento – seja com 1 almofada, 2 almofadas, de barriga para cima, de lado ou até de barriga para baixo.

Stress

Por último, o stress pode aumentar a sensibilidade dos tecidos – inclusive dos nervos – e por isso, se sente que tem mais dores durante picos de stress, pode fazer uma de duas coisas:

  1. Tentar modificar a situação que lhe provocou stress
  2. Mudar a sua reação ao que lhe provoca stress

Claro que isto é mais fácil de dizer do que de fazer, por isso se não conseguir fazer nenhuma das duas, foque-se nas outras soluções que já lhe dei.

Exercícios para aliviar as Dores nos Rombóides

Como já percebeu, as dores não são nos músculos rombóides, mas sim nessa zona. Neste vídeo dou-lhe um plano com 3 exercícios – com mais 3 de progressão – para começar já hoje a aliviar os seus sintomas. Se não o quiser ver todo, os exercícios começam aos 6 minutos.

O que deve Fazer para tratar a Dor na Escápula

Há pessoas que chegam até nós após terem tentado muitas coisas – algumas delas até pioram os sintomas. Lembre-se que é uma lesão de nervo, e o nervo não é como o músculo: se o danificar, ele pode nunca recuperar.

Por isso recomendamos que seja visto por um Fisioterapeuta Especialista em problemas de coluna e pescoço. A nossa equipa de Fisioterapeutas tem formação e bastante experiência neste tipo de problemas, por isso se quiser falar connosco preencha este formulário e nós entraremos em contacto consigo. Pode também deixar as suas questões nos comentários.

Se já fez o que lhe recomendo no vídeo e continuar com dores, marque consulta com um fisioterapeuta para ajudar no alívio desses sintomas. Se tiver outros sintomas mais graves como falta de força no braço, dormência durante todo o dia ou outro semelhante, marque consulta com o seu médico.

e-book Dor no Pescoço

O que pode fazer já para aliviar os sintomas

Para além de termos uma página dedicada a Dores no Pescoço, pode descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das Dores no Pescoço. Esta é uma ótima forma de fazer com que os sintomas não agravem mais até fazer a sua primeira consulta.

Poderá ter interesse nestes artigos