A posição em que durmo afeta a minha postura?
Se não souber a resposta a esta pergunta, pergunto-lhe: consegue controlar a sua postura enquanto dorme? Ou o corpo vai adoptar a posição mais confortável?
A nossa postura é, entre outras coisas, uma reacção à força da gravidade. Os músculos contraem-se para contrariar esta força que nos puxa para o centro da Terra. Quando estamos deitados, numa cama, esta contracção muscular não é necessária.
Já tentou controlar a posição em que dorme, mas acorda numa posição diferente daquela em que adormeceu? Isso quer dizer que o seu corpo, de forma voluntária, vai procurar a posição mais confortável, mesmo que não seja aquela que acha posturalmente mais correta.
O facto de não ser esteticamente elegante, não significa que a posição em que dorme seja errada, ou prejudicial!
Uma nota importante. Não estou aqui a falar daquelas situações em que dormimos, depois de uma festa, no chão da sala do anfitrião, com mais 20 pessoas, todos torcidos. Ou quando temos de dormir numa sala de espera no hospital às 2h da manhã à espera de sermos chamados.
A conclusão mais popular é: se a posição em que durmo for mais correta, isso beneficia a minha postura durante o dia. No entanto, não existe nenhuma evidência de que isso seja verdade. Até porque é impossível controlar de forma absoluta a posição em que dorme.
“Mas há pessoas que se contraem muito durante o sono, ao ponto de acordarem com os músculos doridos ou os maxilares tensos!”.
Sim, é verdade. O tónus (tensão base) dos músculos diminui durante a noite em condições normais. Em situações de stress agudo (crises) ou crónico (prolongado), esta tensão base muscular pode aumentar. No entanto, o problema não é a posição em que dorme, mas o seu estado psico-emocional. Esse sim, pode afectar a qualidade do seu sono e a sua postura.