Como detetar a Escoliose na coluna do seu filho
É preciso chegar o tempo de praia para ver a coluna do seu filho, sendo que é no período de Inverno que as Escolioses evoluem sem que os pais deem conta disso.
Se suspeita que o seu filho tem uma Escoliose, leia com calma este artigo. Antes de mais, se quiser saber o que é a Escoliose, clique aqui. O maior problema das Escolioses é que não costumam dar sintomas. Para além disso, os jovens estão pouco sensibilizados para esta situação e, mesmo que estivessem, os sinais e sintomas são geralmente notados tarde demais – pelos pais, avós ou pelo médico de família.
Com que frequência deve olhar para as costas do seu filho?
Se tem um filho a sua vida é atarefada. Se tem dois ou mais, o dia rapidamente pode-se transformar num caos. Entre a vida profissional e as tarefas familiares, o tempo que sobra para reparar em pormenores como as curvaturas da coluna do seu filho pode ser raro ou mesmo inexistente.
Na FisioMoço recomendamos que avalie trimestralmente as curvaturas dos seus filhos (em idades entre os 8 e os 16 anos). Não precisa de analisar ao milímetro, até porque o nosso corpo não é totalmente simétrico. Por outro lado, tanto os jovens como os adultos têm preferências de lateralidade, o que provoca ligeiras assimetrias.
Não obstante, observe a coluna dos seus filhos de 3 em 3 meses. Se notar uma pequena assimetria, não precisa de ir a correr para o médico. Registe essa diferença que viu e, na avaliação seguinte, verifique se essa assimetria agravou.
Como detetar uma Escoliose
Há sinais muito específicos a que deve estar atento para detetar a Escoliose no seu filho. Veja o vídeo que se segue.
Quer saber mais sobre este problema?
Aproveite e descarregue o nosso Guia Gratuito para o Tratamento da Escoliose na Criança e no Adolescente. Este guia serve para conhecer melhor os tipos de Escoliose que existem, a gravidade e potencial de evolução de cada uma, os fatores de risco e também o que DEVE e o que NÃO DEVE fazer para ajudar o seu filho ou filha.
Quer falar com um Especialista?
Pode falar diretamente com um Especialista em Escoliose na Criança e no Adolescente. Basta preencher este curto formulário, e indicar o dia e a hora mais conveniente para lhe ligarmos. Esta chamada é totalmente gratuita para si, e sem qualquer compromisso.