5,9 min read

Como ter Boa Postura com 2 Perguntas

No final deste artigo vai perceber como ter uma Boa Postura com apenas 2 Perguntas!

Boa Postura não é estar Direito

Boa Postura é um assunto que parece fácil – supostamente boa postura é estar direito e má postura é estar torto ou desalinhado. No entanto, como já falei em vários artigos anteriores deste blogue, esta ideia não está certa, e hoje vai perceber se tem boa postura com apenas 2 perguntas.

De todos os episódios de podcast, artigos e vídeos que já fiz, posso resumir esta questão da boa e má postura em 3 pontos chave:

  1. Estar direito não é sinónimo de boa postura
  2. É mais provável ter dores por estar sempre a corrigir a postura do que por estar curvado ou desalinhado
  3. O seu corpo reage muito melhor ao movimento do que ao bom alinhamento postural

2 Perguntas para Avaliar a sua Postura

Se boa postura não é simplesmente estar direito, de que maneira podemos ter uma postura saudável e que reduza o risco de ter dores e problemas como contraturas e afins?

Basta fazer 2 perguntas simples e que pode testar agora mesmo para a posição em que está:

  1. Estou confortável nesta posição?
  2. É uma postura sem esforço?

Em 10 segundos consegue avaliar se a sua postura neste momento é boa ou não. Eu transformei estas duas perguntas numa espécie de algoritmo, que lhe diz se está com uma postura adequada e, caso não esteja, o que deve fazer para a corrigir.

O Algoritmo da Boa Postura

O Algoritmo da Boa Postura

Está Confortável nessa Posição?

Todas as posições que adotamos ao longo do dia podem ser consideradas um “desafio postural”. Umas são mais fáceis como estar sentado ou deitado, enquanto outras são mais difíceis, como pegar num saco de 20kg às costas.

Então, em resposta à primeira pergunta: se está confortável e não tem dores, segue para o lado esquerdo do algoritmo, onde vai encontrar a segunda pergunta: É uma postura sem esforço? – Lei do Menor Esforço.

É uma Postura sem Esforço?

Se a sua postura neste momento obedecer à Lei do Menor Esforço – que diz que deve utilizar o menor esforço físico possível para fazer qualquer tarefa (como estar sentado por exemplo), então pode dizer que tem uma Postura Adequada, ou se preferir, uma Boa Postura.

Por exemplo, se neste momento está sentado com as costas curvadas, isto pode ser uma boa postura, desde que esteja confortável e não esteja em esforço. E esta parte é importante, porque estar bem direito implica quase sempre esforço muscular, mas estar muito curvado também implica um esforço muscular que não é necessário nem desejado.

A Postura Torta Provoca Dores?

Agora pode dizer: “quanto mais desalinhado estiver, mais cedo vou ter dores”. Em teoria isto é verdade porque os músculos precisam de mais energia para suportar posições mais desalinhadas.

No entanto, não vai querer estar muito tempo na mesma posição e o facto de se sentir desconfortável é um lembrete útil e eficaz para mudar de posição. É como se fosse o seu alarme interno.

Resumindo: se está confortável e não está em esforço, a sua postura é adequada.

E se Tiver Dores?

Quando está em esforço numa postura, vai ter dores – mais tarde ou mais cedo.

Se tiver dores ou se está em grande esforço para manter a posição, está em Stress Postural. Ou não está confortável, ou não está a respeitar a Lei do Menor Esforço.

Quando a Culpa é Sua

Isto pode acontecer por uma de duas razões: ou a culpa é sua ou é por fatores externos. Se consegue estar numa posição mais confortável – mas não está – isto é um stress postural auto-imposto. Da mesma forma, se está a corrigir a postura para ficar super direito, está a utilizar mais recursos musculares do que os que precisa.

Neste caso a solução é simples, só precisa de fazer uma “Adaptação Postural”, que é, no exemplo que lhe dei, relaxar a postura na cadeira e optar por mudar de posição regularmente, o que em boa verdade implica também levantar-se e mexer o corpo em amplitudes que sentado não consegue.

Quando a Culpa não é Sua

Por outro lado, o desconforto que está a sentir pode não ser culpa sua. Imagine que é muito alto e precisa de lavar a loiça num balcão muito baixo. Do ponto de vista ergonómico, o balcão devia ser um pouco mais alto, então vai ter de fazer uma de duas coisas:

  1. Reduz o esforço – Isto passa por passar menos tempo a lavar a loiça. Ou lava mais rápido ou deixa os restantes pratos e panelas para o outro adulto lá de casa. Esta estratégia pode ser boa para o curto prazo, como quando tem de diminuir as cargas no ginásio porque teve 2 meses sem lá pôr os pés;
  2. Adapta-se ao esforço – É uma estratégia de longo prazo, porque aqui a adaptação passa por ganhar força, mobilidade e diversificação postural para no futuro não ter o mesmo desconforto que sentiu nessa posição.

Resumo

Com apenas 2 perguntas e mais umas dicas pelo meio consegue não só perceber se está numa postura boa, como também fazer as devidas adaptações caso não se sinta confortável.

Lembre-se que isto é válido quer para posições estáticas – como estar sentado ou deitado – como para posições dinâmicas – como no ginásio a levantar pesos ou quando brinca com os seus filhos.

Procure um Especialista em Correção Postural

Se este artigo deixou dúvidas, fale connosco. Um Especialista em Postura não é aquele que lhe diz que só pode estar direito, e tudo o resto é errado. Vamos ajudá-lo(a) a compreender o seu corpo, quais os fatores que estão a influenciar mais a sua Postura e, caso queira fazer tratamento especializado, estabelecemos um Plano Completo de Tratamento para ganhar força, mobilidade e flexibilidade. Assim, terá a sua melhor Postura.

Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema, como testemunham os nossos fantásticos utentes. Já contamos com mais de uma centena avaliações de 5 Estrelas na nossa página do Google.

Guia para Alcançar a sua Postura Ideal

Ficou com dúvidas?

Se quiser saber como podemos ajudar, fale diretamente conosco através do 928095777. Diga-nos qual a razão de querer melhorar a sua postura e nós dir-lhe-emos qual a melhor solução para si.

Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

Pode também aproveitar o nosso E-Book Gratuito com 7 Dicas para Melhorar a sua Postura.

Poderá ter interesse nestes artigos