Os Erros que lhe provocam Dor no Pescoço no trabalho – E o que deve fazer para eliminar o problema
Costuma ter dores no pescoço enquanto trabalha? Os seus trapézios estão tensos e às vezes sente dor de cabeça? A Fisioterapeuta Ana explica-lhe o que está a fazer mal e como corrigir.
Se acredita que a má postura está a provocar as suas dores, memorize o seguinte: o seu corpo não quer saber se tem os ombros alinhados com a cabeça, ou se as suas costas estão curvadas. As suas dores no pescoço enquanto trabalha ocorrem principalmente porque não se mexe.
A melhor postura é a postura seguinte
Cada hora que passa em frente ao computador ou sentado a uma secretária sem se mexer, é uma hora que os seus músculos, articulações e ligamentos estão parados. As articulações lubrificam pior com a falta de movimento, as cartilagens recebem menos nutrientes, os músculos enfraquecem e, ao mesmo tempo, ganham tensão (tónus muscular).
Lembra-se daquele dia em que teve muitas coisas para fazer e praticamente não parou? Recorde-se das dores que teve no pescoço. Provavelmente não as sentiu, exceto se fez um grande esforço físico. Se quer evitar estas queixas, comece por se mexer regularmente durante o dia. Não vai eliminar todas as dores, mas não acumula tanta tensão nos trapézios e pescoço.
Os Erros mais comuns e quais as Melhores Soluções
Para conseguir prevenir as dores no pescoço durante o seu trabalho pode ter em atenção outros pormenores para além de se mexer regularmente. Deve ter atenção às coisas que pode fazer, assim como evitar erros muito comuns no seu dia de trabalho.
A Fisioterapeuta Ana dá-lhe dicas práticas neste vídeo para conseguir trabalhar sem queixas, ser mais produtivo e conseguir ainda ter disponibilidade física e mental para fazer o que mais gosta, seja ir ao parque com os seus filhos, fazer uma caminhada ou até correr.
O primeiro erro corrige-se facilmente colocando a cabeça para trás, sem esforço. No segundo, o ideal é subir a altura do monitor. No terceiro erro, os braços pendurados durante algum tempo provocam um excesso de tensão na zona muscular superior dos ombros e pescoço e, se não for fisicamente ativo/a, a fadiga muscular instala-se mais rápido e as dores aparecem.
Tenha atenção a estes sintomas e como aliviar as dores no pescoço em casa
Se sente dor no pescoço que é muito dolorosa ou sofre de outros sintomas como perda de consciência, formigueiros ou dormências nas mãos, fraqueza muscular severa ou alterações de temperatura no braço, deve procurar aconselhamento médico imediatamente, em vez de tentar automedicar-se ou esperar para ver se passa com o tempo.
Se não é o seu caso, há algumas soluções simples que pode fazer em casa. Podem ajudar a reduzir a dor no pescoço rapidamente e sem analgésicos.
Gelo e Calor
Na maior parte dos casos, as dores no pescoço estão associadas a contraturas ou outros problemas mecânicos, pelo que a melhor opção é o calor. Aplique-o durante 20 minutos e incline a cabeça para o lado da dor, desde que não a aumente. Pode também colocar um dedo no local da dor e pressionar levemente para ajudar no relaxamento do músculo.
O gelo deve apenas ser aplicado em situações de crise inflamatória severa, em que sente a zona dolorosa muito quente e a pele muito ruborizada. Serve como analgésico e não deve ser aplicado por mais de 10 minutos. Estas situações são raras, pelo que na maioria dos casos o calor é mais indicado.
Alongamento e Fortalecimento Muscular
O alongamento do músculo é muitas vezes recomendado para aliviar as dores no pescoço, mas se o problema advém de uma contratura ou outros problema mecânico (articular por exemplo), é possível que o alongamento piore a situação. De qualquer forma, quando a dor é forte, evite os alongamentos e opte pela solução já descrita acima: calor e inclinar a cabeça para a zona dolorosa.
Assim que as dores começarem a aliviar, faça exercícios de ativação muscular para aumentar a resistência e força dos músculos do pescoço. Comece por exercícios isométricos (em que não faz movimento, como pressionar a cabeça contra o chão na posição de deitado), e depois passe para exercícios com movimento e contra resistência.
Precisa de ajuda?
Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que não quer estar constantemente a tomar medicação para as suas dores no pescoço. Quer dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.
Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Pescoço. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Pode também consultar a nossa página dedicada a este tipo de problema: https://fisiomoco.pt/especialidades/tratamento-pescoco-e-trapezios/
Outros Recursos para Si
Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Pescoço. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.