3 min read

Fez uma entorse no tornozelo? TEM de saber isto!

Esqueça o gelo, os anti-inflamatórios, o repouso absoluto e as canadianas durante duas semanas. Só vai piorar e atrasar a sua recuperação da sua entorse no tornozelo!

Se eu tivesse um euro por cada pessoa que foi mal aconselhada após fazer uma entorse no tornozelo, estava a fazer exatamente isto (mas com a conta bancária mais recheada): a explicar-lhe porque estes conselhos estão errados e o que DEVE fazer para ficar bem. Não lhe quero impor a minha ideia, mas vou apresentar-lhe os factos sobre este tema – e você decide.

O que NÃO DEVE fazer na Entorse no Tornozelo

Gelo

Pode parecer uma boa ideia. O gelo é um analgésico natural e alivia as suas dores. No entanto, o gelo também reduz a inflamação, o que à primeira vista é bom. Na verdade, sem processo inflamatório não há regeneração dos tecidos, e sem regeneração não recupera tão bem nem tão rápido. Na melhor das hipóteses, o gelo reduz as suas dores mas atrasa o processo de recuperação. Para além disso, não há qualquer evidência científica de que o gelo seja uma boa estratégia para tratar entorses no tornozelo.

Anti-Inflamatórios

Se o gelo reduz o processo inflamatório, o que acha que a medicação anti-inflamatória vai fazer? O princípio fisiológico é o mesmo e, por isso mesmo, desaconselhado. A exceção a esta regra é se tiver uma inflamação MUITO grande e intra-articular (a ser avaliada por um fisioterapeuta).

Repouso Absoluto

Como os estudos científicos comprovam, uma das melhores estratégias para estas situações é começar a mexer o pé e o tornozelo o quanto antes. Isto porque o movimento e a carga são essenciais para que os seus tecidos musculares e ligamentares recuperem mais rápido. Regra geral: o que já consegue fazer, é para fazer.

Duas Semanas com o Pé no Ar

Fuja de qualquer profissional que lhe tenha dado este conselho. Mas pode dizer: “bom, posso ter algum osso partido ou alguma rotura”, mas um osso partido cura-se com gesso (imobilização) ou cirurgia. E só precisa de ter o pé no ar se tiver uma rotura total, mas aí estará na mesa de operações. Por isso, precisa de colocar o pé no chão, não só para facilitar a regeneração dos tecidos, como para prevenir que o pé inche através da contração dos seus músculos.

O que DEVE fazer

Como já disse, se tiver uma rotura total ou uma fratura, aconselhe-se com o seu médico. Para todos as outras situações, trago-lhe um vídeo sobre as estratégias que deve aplicar de forma a ter a melhor e mais rápida recuperação.

Já torceu há mais de 2 semanas e ainda tem dores?

Nem sempre precisa de fazer Fisioterapia quando torce o pé, mas se já passaram mais de duas semanas e ainda continua com queixas, é provável que precise de uma ajuda suplementar.

Na FisioMoço estamos muito habituados a este tipo de lesão. Pessoalmente, é uma das minhas favoritas porque os resultados costumam ser fantásticos, como comprovam estes dois testemunhos:

«Entrei na FisioMoço de canadianas e saí a andar sem elas. Durante 1 mês fui acompanhada e fiquei muito bem!»

Maria de São Centeno

«Acabaram-se as dores e as entorses recorrentes. Fui reavaliada pelo ortopedista que me deu alta e confirmou que não seria necessário operar!

Telma Santos

Entre em contacto connosco através do 928095777 ou geral@fisiomoco.pt. Também pode pedir um contacto por parte de um dos nossos Fisioterapeutas Especialistas, através deste formulário.

Poderá ter interesse nestes artigos