Cuide dos seus pés – A sua postura depende disso!
Porque é que o seu pé tem tantos ossos, articulações, ligamentos e um complexo sistema muscular?
O pé atua como um ponto estável e de apoio do nosso corpo no chão, razão pela qual precisa de ser altamente adaptável ao terreno, para que se possa manter em pé e andar.
O seu corpo faz movimentos a partir deste ponto de apoio, ou seja, o corpo oscila e o pé está fixo. Daí a importância do pé na estabilidade postural do nosso corpo, tanto estática como dinâmica.
Os sensores mais avançados do mundo
O pé tem uma quantidade enorme de recetores sensitivos, que podem ser chamados de captores posturais (nos ligamentos, tendões e outros). Estes captores absorvem muita informação sensorial, que é transmitida a uma velocidade impressionante (pode chegar aos 120 metros por segundo!) até ao cérebro, que a processa juntamente com as informações de outras vias como do sistema vestibular (ouvido interno), dos olhos, do sistema cérvico-crânio-mandibular, órgãos internos e outros. E depois disto tudo?
Para que os temos?
O processamento desta informação resulta na ativação de vários sistemas, principalmente do sistema muscular, que ajusta a posição do corpo de forma a manter o equilíbrio. Uma lesão no pé (rotura muscular, fratura ou tendinite de longa duração) afeta a capacidade dos captores posturais transmitirem a informação ao cérebro. Isto pode trazer consequências, não só em termos posturais, como também no aparecimento de dores no joelho, anca ou mesmo na coluna.
Mas o corpo adapta-se
Nem todas as alterações da posição do pé causam dor ou problemas posturais. O corpo tem a capacidade de se adaptar e o pé também. É importante entender a importância do pé na sua postura, e não culpá-lo por todas as alterações posturais que considera ter.
Amplificando a capacidade dos captores posturais do pé pode aumentar a propriocepção (percepção) do pé e, com isso, melhorar a sua postura. Mas como fazer isto?
Aumentar a Propriocepção do Pé
Propriocepção é a consciência da posição e do movimento do seu corpo, e é afetada depois de uma cirurgia ou lesão grave ou de longa duração. Quem nunca torceu um pé, e não o tratou? A propriocepção deve ser re-aprendida para que não haja risco de nova lesão ou de alterações posturais.
De uma forma simples, estes são os 3 passos que deve seguir para melhorar e aumentar a capacidade dos seus captores posturais:
- Melhorar a mobilidade, força e flexibilidade dos seus pés e tornozelos;
- Reduzir o risco de lesões, que por sua vez podem alterar a sua postura, através da integração do ponto nº1 na prática de exercício físico regular;
- Aumentar a sua consciência postural através do treino de equilíbrio e estabilidade.
Quer saber mais sobre o treino específico do pé para aumentar a capacidade dos seus captores posturais? Envie e-mail para geral@fisiomoco.pt com o assunto “Treino Captores Posturais”.