7 causas da dor lombar e como tratar

A dor lombar, ou lombalgia, não é uma patologia nem um diagnóstico concreto, é apenas um termo que utilizamos para indicar o sítio onde temos dor. 80% de toda a população irá sofrer de, pelo menos, um episódio de lombalgia na sua vida!

As causas da lombalgia podem ser específicas como fratura, infecção, espondilite anquilosante ou até a utilização prolongada de corticoesteróides. Mas atenção, estas causas são menos de 10% dos casos de dor lombar.
A maior parte das lombalgias ocorrem por causas não específicas!

1 – Contratura Muscular

Ocorre após um esforço demasiado intenso, sem a devida preparação (falta de aquecimento antes da actividade física) ou quando já existe alguma debilidade na zona afectada (uma escoliose por exemplo). A tensão muscular aumenta repentinamente para proteger as estruturas articulares e ligamentares, provocando dor no imediato ou no dia seguinte.

As contraturas escondem muitas vezes outros problemas que necessitam ser tratados, daí ser importante uma boa avaliação clínica. O calor pode ser um bom aliado, mas se, pelo contrário, aumentar a dor, consulte o seu médico ou fisioterapeuta.

2 – Compressão Radicular

Muitas vezes chamada “ciática” (embora nem sempre seja o nervo envolvido), ocorre em menos de 5% dos casos. Uma raíz nervosa (que vem da coluna) está a ser comprimida e provoca sintomas como dor, formigueiros e/ou dormências no percurso do nervo. Em casos mais graves pode também dar fraqueza muscular.
Pode ser provocada por hérnias discais, estenoses foraminais (o espaço onde o nervo passa na coluna fica mais pequeno e comprime-o), ou também espasmos musculares (como no piramidal, que pode afectar o nervo ciático).

A grande maioria destes casos podem ser tratados sem cirurgia. Consulte o seu fisioterapeuta!

3 – Alterações biomecânicas

Esta categoria engloba muitas causas numa só: escolioses são o exemplo mais fácil para explicar. Uma curvatura patológica na coluna altera a sua forma de mexer, o que em 23% dos casos pode resultar em dor.
Também podemos incluir aqui disfunções articulares ( devido a espasmos dos músculos profundos), gravidez ou pé chato/plano (embora tenha de ser um alteração grande para ser um factor determinante).

4 – Problemas Viscerais

Os nossos órgãos devem funcionar correctamente para que o corpo esteja bem. Para além das tarefas que desempenham, também precisam de ter mobilidade.
Neste caso, não falamos de patologias específicas dos órgãos, mas sim falta de mobilidade devido a tensões musculares e fasciais ao seu redor.

O diafragma (principal músculo da inspiração) é rei, pois é ele o responsável pelo movimento que os órgãos realizam. Um padrão respiratório errado pode provocar problemas! Consulte o seu fisioterapeuta.

Se temos muitos gases, intolerância à lactose ou até se formos celíacos, podemos sofrer de dores lombares, acompanhada de outros sintomas. Esteja atento(a)!

5 – Patologias Reumatológicas

São incontáveis, e algumas delas podem provocar dor lombar. A Fibromialgia e Artrite Reumatóide são aquelas que mais frequentemente provocam lombalgias. Se tem dor nocturna ou rigidez matinal na lombar, consulte um reumatologista.

6 – Factores psicológicos

Fique tranquilo(a)! Não estou a dizer que é da sua cabeça! Assim como uma depressão altera a nossa postura, alterações como stress e ansiedade podem provocar tensão muscular que se acumula em zonas específicas, como por exemplo a lombar e o pescoço. As soluções existem!
Meditação, actividade física, boa qualidade de sono, de hidratação e alimentação são factores essenciais!

7 – Cauda Equina

Rara, mas grave! Os nervos do fundo da coluna estão em compressão. Pode provocar problemas intestinais e de bexiga severos, assim como fraqueza em ambas as pernas. Consulte de imediato o seu médico!

Ficou com dúvidas? Não hesite em contactar-nos através dos nossos formulários e contactos de e-mail ou telefone!