4,5 min read

3 Coisas que faz todos os dias que agravam as Dores no Pescoço – E o que fazer para aliviar

Se passa os dias com dores no pescoço e trapézios, tome atenção a estas 3 atividades que faz todos os dias e que podem estar a agravar o seu problema!

Permita-me que lhe faça 3 perguntas para poupar o seu tempo. Se responder “não” a todas elas, pode ignorar este artigo e voltar ao que estava a fazer. Mas se responder “sim”, aconselho a ler tudo até ao fim:

  1. Costuma levar a sua mala, mochila ou saco pendurado num só ombro?
  2. Quando está ao telemóvel, tem-no ao pé do peito ou da barriga?
  3. Costuma dormir de barriga para baixo?

Se respondeu “sim” a alguma destas perguntas e, partindo do princípio que tem ou já teve dores no pescoço, o que lhe vou transmitir é essencial para repensar a forma como realiza estas tarefas, uma vez que são 3 das principais atividades em que comete mais erros.

Usa a mala/mochila num ombro apenas?

Para cada força de ação existe uma força de reação no sentido contrário. Esta é a 3ª Lei de Newton e explica porque é que fica com dores no trapézio e pescoço quando usa a mala ou a mochila num só ombro.

Se a sua mala ou mochila pesa 3kg (e não é difícil atingir esse peso), o seu ombro terá de fazer 3kg de força no sentido contrário, durante todo o tempo que a carrega. É provável que não esteja fisicamente preparado(a) para este esforço físico, o que provoca aumento de tensão nos músculos do ombro e pescoço, contraturas e, consequentemente, dor.

Para além disto, está a provocar um desequilíbrio crónico no seu corpo, pois vai inclinar o corpo para o lado contrário de onde tem a mala.

Tem duas soluções, tendo em conta o tipo de mala que utiliza:

  • Malas com uma alça – Mude regularmente o lado em que utiliza a mala, para evitar tensão acumulada só de um lado;
  • Malas com duas alças – Utilize as duas alças para distribuir o peso da mala pelos dois ombros.

Quando está ao telemóvel, olha para baixo?

Os estudos científicos não conseguem associar a posição do pescoço ao telemóvel com as dores no pescoço. Por outras palavras, esta posição não parece provocar dores no pescoço.

Mas isto não ajuda muito, precisa de saber o que está a fazer de errado para ter dores durante o tempo que está ao telemóvel. E este é o principal erro: O maior problema não é a posição em si, mas o tempo que passa nela. Por outras palavras, é a imobilidade postural que agrava as suas queixas.

Esta é a segunda lição a reter sobre esta postura: Quanto mais desalinhada for a sua posição, mais fortes terão de ser os seus músculos para a aguentar. Assim, no caso da posição do pescoço ao telemóvel, tem de ter 2 coisas em conta:

  1. O tempo que passa nessa posição;
  2. A capacidade muscular que tem para suportar essa posição.

Esta é uma posição que está muito fora do alinhamento postural normal. Por isso, para evitar dores, terá de optar por uma destas soluções ou, de preferência, as duas ao mesmo tempo:

  1. Mudar frequentemente de posição, colocando o telemóvel em diferentes posições para mudar o ângulo do pescoço;
  2. Ganhar capacidade física, dando força e resistência aos músculos do pescoço.

Costuma dormir de barriga para baixo?

Ao contrário do que muitos profissionais dizem, não há problema em dormir de barriga para baixo e com a cabeça rodada para um dos lados. O problema existe quando não tem capacidade para ficar nesta posição sem dores. Se tiver boa mobilidade no pescoço, não vai ter queixas.

No entanto, uma grande parte das pessoas que dorme de barriga para baixo usa uma almofada desajustada. Nesta posição, não pode utilizar uma almofada igual à que utiliza quando dorme de lado ou de barriga para cima.

Neste caso, a solução é utilizar uma almofada muito baixa ou não utilizar almofada de todo, caso contrário o pescoço irá ficar em rotação e extensão ao mesmo tempo. Ao estar muitas horas nesta posição, eventualmente o pescoço vai começar a queixar-se.

Precisa de ajuda?

Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que não quer estar constantemente a tomar medicação para as suas dores no pescoço. Quer dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.

Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Pescoço. Basta preencher este curto formulárioEsta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

Pode também consultar a nossa página dedicada a este tipo de problema: https://fisiomoco.pt/especialidades/tratamento-pescoco-e-trapezios/

e-book Dor no Pescoço

Outros Recursos para Si

Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Pescoço. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.

Poderá ter interesse nestes artigos