O Teste para perceber se as Dores nas Costas são causadas pela sua Anca
E se as suas Dores nas Costas forem a consequência de ter uma anca preguiçosa? Neste artigo vou dar-lhe um teste que pode melhorar a sua qualidade de vida da noite para o dia!
Antes de lhe transmitir qual é o teste físico que deve fazer para compreender se a sua anca pode ser a causa das suas dores nas costas, permita-me que lhe explique o raciocínio que acompanha esta avaliação.
O que a anca tem a ver com as costas?
Antes de mais, se as suas dores nas costas não são localizadas num ponto específico e parece que se espalham pelo fundo das costas, os seus músculos lombares estão a sofrer. Se não deu uma pancada ou sofreu um traumatismo, é possível que a causa do problema não seja alguma lesão na coluna.
Então, como é que a sua anca pode estar a provocar dores nas suas costas? Imagine que tem um colega de trabalho e ambos são responsáveis pelo mesmo projeto, com o objetivo de partilhar o fardo. Se o seu colega faz gazeta, sai mais cedo e não cumpre a parte que lhe compete, é você que terá de fazer o trabalho dele, mais o seu. Adivinhe quem chega a casa cansado e sem paciência para os filhos?
O nosso corpo funciona da mesma forma. Se uma articulação está a mexer mal, as articulações à volta vão ter de se esforçar mais, quer seja em termos de mobilidade (mais movimento), quer seja em termos de força (ou resistência muscular). Neste caso, se a sua anca não tiver mobilidade, as articulações que estão próximas vão ter de “dar corda aos sapatos” e trabalhar a dobrar.
As consequências de uma anca preguiçosa
E agora pode estar a perguntar: quais são as consequências disto? Uma das lesões mais comuns devido à falta de mobilidade da anca é a Sacroileíte. Parece complicado, mas é simplesmente a inflamação da articulação sacro-ilíaca que, como o nome indica, liga o sacro ao ilíaco. Esta articulação tem apenas 2 graus de movimento (virtualmente não mexe), por isso é normal inflamar assim que precisa de mexer um pouco mais, durante vários dias, meses ou anos.
Outra das consequências é a lombalgia, ou dor lombar, ou dor no fundo das costas. A falta de movimento na anca faz com que a zona lombar precise de compensar esse défice e, com o tempo, inflama. Os músculos ficam tensos, cronicamente cansados e inflamados.
Porque é que a Anca deixa de se mexer bem?
Na maior parte dos casos o problema é genético, portanto a culpa não é sua. No entanto, terá a responsabilidade de devolver a mobilidade à sua anca, com o risco de precisar de cirurgia se não o fizer.
Certamente que passar a vida toda sentado e com um estilo de vida sedentário não ajuda em nada a resolver este problema, por isso aconselho vivamente que diversifique as posições em que coloca a sua anca no dia a dia e seja fisicamente ativo(a). Não sabe por onde começar? Leia este artigo.
Há problemas reumatológicos que causam problemas como Conflito Fémuro-Acetabular e, por isso, limitam muito a saúde articular da sua anca. Se quiser saber mais sobre este problema, clique aqui.
O Teste
Esta é a forma mais simples de perceber se a sua anca pode estar a provocar as dores que sente nas suas costas. Um adulto do sexo masculino deve conseguir alinhar o joelho com o pé. Um adulto do sexo feminino deve conseguir ultrapassar esse alinhamento de joelho com pé. Caso sinta uma dor moderada a forte na zona da anca ou nos músculos à volta dela, o teste é positivo.
Ficou com dúvidas?
Se tiver outras questões mais específicas e que precise da ajuda de um Especialista, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.