5,2 min read

Saiba se tem Dor Ciática ou uma contratura na nádega – E como resolver

Se sente uma dor que começa no fundo das costas ou até na nádega, e progride para uma das pernas, é possível que tenha uma dor ciática (ciatalgia). Mas pode não ser e neste artigo explico-lhe o que deve fazer em cada uma das situações.

Antes de começar, deixe-me dizer-lhe que se tem dor há mais de 2 semanas, procure ajuda profissional independentemente da origem do seu problema, porque mesmo que a dor desapareça, o mais provável é voltar dentro de 6 meses (e mais forte).

Se for como a maioria das pessoas que nos procuram com este tipo de problema, pode não ter a certeza se o que está a sentir é consequência de uma lesão do nervo ciático, uma inflamação nessa zona ou simplesmente uma contratura muscular que mimetiza alguns sintomas da ciatalgia.

Como saber se é uma dor ciática

Os sintomas da ciatalgia são normalmente sentidos ao longo do trajeto do nervo ciático, e costuma ser caracterizada por um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

Dor – É normalmente sentida como uma sensação de queimadura, constante ou uma dor aguda que começa na parte inferior das costas ou nádegas e irradia para a frente (menos comum) ou para trás (mais comum) da coxa, perna e/ou pés;

Dormência – Pode ser acompanhada por dormência na parte de trás da coxa e/ou perna. Por vezes, formigueiros ou fraqueza muscular também podem estar presentes. Quanto maior a compressão do nervo, mais intensos são os sintomas;

Sintomas unilaterais – A ciática geralmente afeta só uma perna;

Se tem um ou mais destes sintomas, é provável que tenha uma lesão ou inflamação do nervo ciático e, por isso, deve procurar ajuda o quanto antes.

Contratura muscular na nádega

Nem todas as dores que começam no fundo das costas ou nádega e progridem para uma das pernas são ciatalgias. A maior parte das queixas nesta região até não são, por isso é tão importante ser bem diagnosticado(a) para saber exatamente qual o tratamento mais adequado.

Se tem uma contratura na nádega vai sentir uma dor aguda nesta zona, em casos mais graves as pessoas relatam esta queixa “como se fosse uma faca a espetar”. Daí ser difícil para si compreender qual a origem do problema.

No entanto, esta dor raramente progride para as pernas e não provoca dormências nem formigueiros nos pés – exceto se for uma contratura que está perto do nervo ciático e provoca irritação do mesmo.

Como resolver o problema

Dor Ciática

Se tem os sintomas associados à ciatalgia e estes duram há menos de duas semanas, pode descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento da Dor Ciática. Lá dentro pode encontrar o que DEVE e o que NÃO DEVE fazer para começar a aliviar os seus sintomas. É totalmente gratuito e pode pedi-lo aqui.

Mas se já tiver essas queixas há mais de duas semanas, procure ajuda profissional especializada. Na FisioMoço este é um dos problemas mais comuns que as pessoas nos trazem e, por isso, é uma das nossas especialidades. Pode pedir mais informações sobre preços e disponibilidade aqui.

Se não tiver a certeza que deve marcar já uma consulta, disponibilizamos um contacto gratuito por parte de um dos nossos especialistas para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, e pode pedir este contacto aqui.

Contratura na nádega

Se a causa do seu problema for uma contratura muscular na zona da nádega, há várias coisas que pode fazer desde já para aliviar as suas dores:

  • Bolsa de água quente – O calor induz o relaxamento do músculo e a diminuição da tensão. Faça entre 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia. Mas fazer apenas isto não é suficiente. Deve complementar com;
  • Massagem suave a moderada – Se começou com esta dor há poucos dias, a massagem forte pode despoletar mais dor. Para além disso, não peça a ninguém pouco experiente para lhe fazer esta massagem. É necessário sentir a tensão do músculo, e perceber se ele lhe permite fazer uma pressão forte, ou se só tolera uma pressão ligeira. Lembre-se: o objetivo não é desfazer a contratura, isso é impossível. Deve tentar apenas reduzir o tónus do músculo;
  • Não faça alongamentos! Na fase aguda, o músculo está sensível e o alongamento pode agravar ainda mais as suas queixas. Pense no seu músculo como uma corda com um nó. Se esticar a corda, o nó aperta ainda mais. Primeiro, retire o nó, diminuindo a tensão do músculo;
  • Técnica do Silêncio Neurológico – Esta técnica, na prática, é o contrário de esticar ou alongar. Relaxe o músculo e coloque-se numa posição confortável. Depois, pressione levemente o ponto de dor durante 1 minuto. À medida que os segundos passam, vai sentir o músculo a ceder e o dedo a entrar mais. O importante é não forçar a pressão do dedo.
  • Medicação – Se as dores forem fortes e não puder consultar o seu fisioterapeuta, opte por relaxantes musculares que não prejudiquem outros órgãos do seu corpo, como o estômago ou o fígado;

Consulte o seu Fisioterapeuta

Se tem uma contratura há mais de 3 dias e não se sente melhor, marque uma sessão de Fisioterapia ou uma Massagem Terapêutica. Caso se torne crónica, a contratura pode começar a afetar mais músculos e articulações à sua volta, podendo dar origem a lesões, inclusive no nervo ciático.

Dor Ciática

Recursos Gratuitos

Se está numa situação limite, com muitas queixas, aconselhamos a que marque uma consulta de avaliação o mais rápido possível com o seu Fisioterapeuta. Caso tenha sintomas muito ligeiros, esporádicos e que em nada afetam o seu dia a dia, pode optar por descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento da Dor Ciática.

Recomende e Ganhe

Se conhece alguém com este ou outro problema que precise da nossa ajuda, recomende a FisioMoço e ganhe um desconto de 50% na sua próxima consulta!

50% de Desconto em Consulta de Fisioterapia

Poderá ter interesse nestes artigos