A Natação é boa para a sua Dor no Ombro? Tenha atenção a estas 5 Dicas
É uma excelente atividade física que mantém as articulações flexíveis e os músculos ativos, mas será indicada para quem tem Dor no Ombro?
1ª Lição se tem Dor no Ombro e quer fazer Natação
Não é possível ter ombros (ou qualquer articulação) saudáveis fazendo apenas um tipo de exercício – como natação – e muito menos nadar só um estilo. Fazer sempre o mesmo movimento vai provocar desequilíbrios musculares e desgaste articular. É assim para a natação e para qualquer atividade física.
A primeira lição é: faça natação, mas não se fique pela água. Deve fazer algo em terra firme, e de preferência que exija força muscular. Lembre-se, precisa de mobilidade, cardio e força para ser fisicamente saudável.
Pode juntar a Corrida, Treino Funcional (com o peso do seu corpo) ou Pilates. O mais importante é fazer algo de que gosta, porque é isso que vai garantir o ingrediente mais importante para a sua saúde física: a Consistência.
2ª Lição se tem Dor no Ombro e quer fazer Natação
Dentro da Natação há vários estilos. Tenho a certeza que tem o seu preferido, mas deve tentar diversificar os seus movimentos dentro de água. A sua saúde física depende da capacidade que o seu corpo tem em se adaptar ao que lhe pede. Por isso, quantos mais movimentos fizer, e se os fizer bem, melhor será.
3ª Lição se tem Dor no Ombro e quer fazer Natação
“SE OS FIZER BEM…”. A qualidade do movimento que faz é tão ou mais importante como a quantidade.
Alguns professores de Natação dir-lhe-ão para entrar na água, começar a nadar e, com o tempo, vai melhorar a técnica. No entanto, se tem ou já teve Dor no Ombro, ou se tem mais de 45 anos, não se pode dar ao luxo de começar dessa forma. O risco de lesão é demasiado elevado se o fizer.
Assim, se negligenciar a forma como mexe o seu corpo dentro de água, mais tarde ou mais cedo, terá problemas. Isto é verdade na corrida, na natação, na musculação e em milhares de outras atividades físicas.
5 Formas de Evitar a Dor no Ombro a Nadar
1. Respire bem
Há uma forma adequada para respirar, e depois há a técnica respiratória dentro de água.
Em qualquer circunstância do seu dia a dia, deve tentar inspirar para a barriga. Na prática, está a usar o diafragma, o que faz com que ele desça, pressione os órgãos abdominais e eles avançam, conhecida por “respiração abdominal”.
Na Natação, deve associar esta respiração à técnica do estilo que está a nadar. No Crawl, tem de coordenar a inspiração com a rotação do pescoço e expirar dentro de água. Caso não domine bem a técnica respiratória ou não consiga rodar tão bem o pescoço, pode causar stress repetido na articulação do ombro.
2. Mobilidade das Costas
Não tem nem deve ficar com uma postura super hirta dentro de água. Para além de deslizar pior na água, irá ficar com dores. No entanto, se a sua coluna tiver pouca mobilidade, pode ser essa a sua tentação, para compensar.
Se a sua zona dorsal tiver rígida, as suas omoplatas vão mexer pior e os seus ombros também, por consequência. Faça estas duas posições para testar como está a sua mobilidade. Se não os conseguir fazer, peça ajuda a um Fisioterapeuta antes de ir para dentro de água.
3. O Impulso
Na água, o impulso deve ser feito pelas ancas e pernas, e não pelos seus pés. Tente manter uma ligeira flexão do joelho para não causar stress nesta articulação.
4. Agarre e Puxe
O “agarrar” refere-se ao momento em que a mão entra na água. Aqui, o punho deve estar ligeiramente dobrado. Se o polegar entrar na água antes do resto da mão, pode fazer com que o ombro rode para dentro e causar desconforto.
O “puxar” refere-se o momento em que o braço puxa a água para impulsionar o seu corpo para a frente (ou para trás, dependendo do estilo). A mão e o braço devem entrar na água como se fossem uma extensão do ombro. Se o braço cruzar muito a linha média do seu corpo, e o fizer repetidamente, pode causar dor no ombro.
5. Aqueça Bem
Tal como em qualquer atividade física, um aquecimento adequado e dinâmico reduz bastante o risco de lesão, neste caso do ombro. Ative os seus músculos do ombro para não só ter mais força, como também mais estabilidade. Exercícios como pranchas estáticas e posição de pino preparam o ombro para a Natação.
Como Aliviar por Completo a sua Dor no Ombro
Se sofre com dores constantes quando vai nadar, provavelmente preocupa-se com o que vai acontecer no futuro. Será que vai passar espontaneamente? Vai precisar de medicação, infiltrações ou até de cirurgia para resolver o problema?
Na FisioMoço recebemos muitas pessoas com este tipo de problema e sabemos como ajudar, porque a Dor no Ombro é uma das nossas Especialidades.
Compreendemos que possa querer um aconselhamento mais personalizado. Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Ombro. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Outros Recursos para Si
Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.