Pilates – 3 Benefícios para a sua saúde mental
Numa altura em que continuamos confinados, atividades como o Pilates são essenciais para mantermos a mente sã!
Não é segredo que praticar Pilates é bom para sua saúde física, ajudando a fortalecer e tonificar os músculos. Muitas pessoas, no entanto, não consideram os benefícios mentais do Pilates. Este método enfatiza a respiração, o foco e a atenção plena para ajudar a fortalecer o vínculo entre a mente e o corpo. O foco no relaxamento e na redução do stress ajuda a limpar a mente e melhorar o humor. Aqui estão apenas alguns dos benefícios para a saúde mental que você pode sentir ao praticar Pilates.
Melhora a concentração
Por ser uma prática consciente, ajuda as pessoas a apreciar o “aqui e agora”. Ao encorajar a pessoa a concentrar-se no momento atual, dá uma clareza mais nítida e ajuda a obter uma compreensão mais profunda de si mesmo e do que a rodeia. O Pilates pode melhorar o seu foco dentro e fora do tapete, fortalecendo a sua mente e a sua memória.
Reduz os sintomas de depressão e ansiedade
O Pilates pode ajudar a reduzir a ansiedade e a incidência de ataques de pânico em pessoas com este historial. Não melhora apenas a saúde física e ajuda a restaurar o equilíbrio emocional, mas também dá a possibilidade de se afastar da vida agitada e stressante. Praticar Pilates permite que as pessoas criem uma conexão mais profunda com o “eu” espiritual, reduzindo os sintomas de ansiedade e mal-estar, promovendo estabilidade interna.
Melhora os seus hábitos e qualidade de sono
Uma das maneiras mais rápidas de cansar a mente é pela privação de sono. Os adultos que acordam todas as manhãs cansados podem sofrer muitas complicações de saúde, incluindo a perda de capacidade de pensamento crítico e memória. A falta de sono também aumenta os níveis da hormona do stress (cortisol) na corrente sanguínea, o que pode afetar não apenas o seu bem-estar mental, mas também a sua saúde física.
Praticar Pilates pode ajudar a relaxar a mente e o corpo, sendo mais fácil adormecer à noite. Ficar ativo também melhora a qualidade do sono e dos ciclos REM (Rapid Eye Movement). Estes ciclos são os mais importantes do nosso período de sono, por serem os mais profundos, e ocorrem durante 20 minutos. Com uma noite mais longa e um sono mais profundo, pode concentrar-se melhor durante o dia e não precisa se preocupar com fadiga mental.
Este artigo foi útil para si? Fale connosco!