Comece hoje a aliviar as suas Dores no Ombro – Conselhos de Especialista
Começou com dores na parte de trás do ombro, na omoplata ou na parte de fora do braço? Sente tensão muscular e/ou rigidez quando faz as suas tarefas diárias? A nossa Especialista em Dor no Ombro explica-lhe o que deve fazer!
Com Dor no Ombro, o seu dia a dia torna-se cada vez mais difícil, seja quando faz as suas tarefas domésticas, quando trabalha à secretária ou mesmo quando pega os seus netos ao colo. Na FisioMoço, temos visto um aumento dramático nas pessoas que nos procuram com este tipo de problema, com dores no ombro e até na zona da omoplata, provavelmente devido ao trabalho remoto (em casa, as condições podem não ser tão boas).
Neste artigo, falamos-lhe de dicas úteis e conselhos de uma das nossas Especialista em Dor no Ombro, para que comece já a aliviar as dores e ter uma vida mais ativa, sem dores e sem precisar de estar a tomar anti-inflamatórios todos os dias.
Como aliviar as Dores no Ombro
Para aliviar a dor no ombro e na omoplata, não deve estar sempre a tomar medicação ou fazer repouso. Como vimos no artigo anterior, estas não são as melhores opções para si. Pode e deve optar por outras estratégias, umas que servem para aliviar a dor no imediato e outras para ajudar a recuperar do seu problema e preveni-lo no futuro:
- O gelo pode ser uma opção útil se o seu objetivo for apenas aliviar a dor. O gelo serve como um analgésico natural. No entanto, esta é uma estratégia de alívio rápido e não deve ser utilizada para além dos 3 dias iniciais de dor. Aplique o gelo ou um saco de ervilhas gelado durante 10 minutos, por cima de um pano ou toalha fina. Qualquer estratégia que não ajude a aliviar a dor no imediato não deve ser repetida, e esta não é exceção;
- Use compressas de calor na área dolorosa durante 15 minutos. Esta é uma forma de aliviar rapidamente as suas queixas e, tal como o gelo, deve ser acompanhado de estratégias mais ativas de recuperação. Caso a dor persista, peça para falar com a nossa especialista (mais informações em baixo);
- Mantenha-se ativo(a) e evite períodos longos de inatividade. Os seus músculos e articulações não gostam nem beneficiam nada de atividades sedentárias. Se passar muito tempo sentado(a), beba muita água, não só para manter um bom nível de hidratação, mas também para “obrigar” a ir mais vezes à casa de banho.
2 Exercícios Simples para Aliviar as suas Dores no Ombro e Omoplata
Estes exercícios são especialmente indicados para pessoas que ficam sentadas durante muito tempo, seja ao computador ou a conduzir, e são uma das melhores formas de aliviar a tensão que os músculos acumulam ao longo do dia e reduzir a rigidez que as articulações sofrem com o sedentarismo diário. Coloque em prática todas as estratégias que lhe ensinámos neste artigo. Brevemente vamos mostrar-lhe como pode utilizar exercícios de mobilidade e ativação muscular para não só recuperar mais rápido, como também para prevenir que este problema volte a prejudicar a sua rotina diária.
Queremos dar-lhe mais ajuda
Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que quer acabar com essa dor no ombro e na omoplata, para que possa dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.
Compreendemos que possa querer um aconselhamento mais personalizado. Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Ombro. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Outros Recursos para Si
Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.