2,6 min read

O que é melhor para as dores nas costas: Trabalhar de pé ou sentado?

Atualmente há uma nova tendência em alguns locais de trabalho: estar em pé à secretária em vez de estar sentado. Dizem que é mais natural do que estar sentado e que reduz as dores nas costas. Será isto verdade?

Estar muito tempo sentado é um flagelo do mundo moderno ocidental (ou com estilo de vida ocidentalizado). Ficar sentado durante muito tempo provoca dor lombar (no fundo das costas), e nisto os estudos são muito claros. Atualmente, temos alternativas a esta posição. As mesas de escritório ajustáveis ​​em altura dão-nos a oportunidade de substituir a posição sentada pela posição de pé no local de trabalho.

A ciência aprova trabalhar em pé?

Este estudo de 2020 concluiu que “aparentemente, substituir a posição de sentado pela posição de pé, no trabalho, não é aconselhável”. Esta conclusão reforça aquilo que já se sabe sobre o corpo humano: apesar de conseguirmos adotar variadas posições e movimentos, o nosso corpo não foi feito para estar muito tempo parado.

Independentemente da posição em que está, a falta de movimento traz-lhe muitas desvantagens, que só podem ser eliminadas com a atividade. Algumas destas desvantagens são:

  • Perda de massa óssea
  • Perda de massa muscular
  • Estase venosa (o sangue precisa da ativação muscular para circular da periferia para o centro)
  • Perda de lubrificação articular
  • Aumento do tónus muscular (tensão base do músculo)
  • Perda de amplitude de movimento das articulações
  • Perda de flexibilidade muscular
  • Perda de capacidade de adaptação a novas posições

Podia escrever mais umas quantas, mas penso que a mensagem ficou clara. Em conclusão, ficar em pé parado também provoca dores lombares. Então, qual é a melhor solução?

“E se eu corrigir a minha postura?”

Sim, essa é uma opção muitas vezes adotada pelas pessoas, e incentivada por muitos médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. Quando pensa em “boa postura”, presumo que esteja a falar de uma postura alinhada e direita.

A infeliz verdade é que essa estratégia também não resulta. Há uma série de estudos que tentaram provar que uma postura alinhada reduz a incidência de dores nas costas. Mas a realidade é que estas “boas posturas” não só não diminuem a intensidade e frequência das dores, como podem provocar ainda mais dores, pela constante preocupação em estar direito e o medo de estar com “má postura”.

Numa frase simples:

O seu corpo reage melhor ao movimento do que ao bom alinhamento postural.

Soluções

  1. Faça pausas regulares e levante-se, mesmo que seja só por 10 segundos;
  2. Contraia os músculos, mesmo quando está sentado;
  3. Beba água;
  4. Estique-se e alongue-se quando puder, seja em pé ou sentado;
  5. Faça exercício físico sempre que for possível.

As soluções mais simples são as mais fáceis de manter a longo prazo. Relativamente ao ponto nº5, escolha uma atividade física em que também se divirta. Se não gostar do ginásio, não se inscreva. Se gostar de correr, tente encontrar um parceiro para partilharem esse momento. Se não gostar de fazer nada, faça consultas mensais ou quinzenais com o seu fisioterapeuta. Caso contrário, as dores que tem podem ficar piores ao longo dos anos.

Poderá ter interesse nestes artigos