2,7 min read

Músculos tensos por causa do stress? Conheça o Relaxamento Muscular Progressivo

Quando tem ansiedade ou stress na sua vida, uma das maneiras pelas quais o seu corpo responde é através de tensão muscular. O Relaxamento Muscular Progressivo é um método que ajuda a aliviar essa tensão.

O que é o Relaxamento Muscular Progressivo (RMP)?

O RMP ensina a relaxar os músculos através de um processo de duas etapas. Primeiro, provoca tensão em grupos musculares específicos no seu corpo, como no pescoço e ombros. Em seguida, relaxa a tensão e toma consciência de como os seus músculos se sentem quando os relaxa.

Este exercício irá ajudá-lo a diminuir os seus níveis gerais de tensão e stress, além de ajudar a relaxar quando estiver com ansiedade. Também pode ajudar a reduzir problemas físicos, como dores de estômago e de cabeça, além de melhorar o sono.

Dicas úteis para começar

  • Reserve cerca de 15 minutos e faça este exercício num local onde não seja incomodado;
  • Durante as primeiras duas semanas, pratique este exercício duas vezes por dia. Depois faça-o quando sentir necessidade;
  • Não fique ansioso(a) se não conseguir relaxar. Inicialmente, faça quando estiver calmo para ser mais fácil realizar o exercício quando estiver em stress.

Prepare-se

Encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar, depois feche os olhos e solte o corpo. Apesar de relaxar antes de dormir melhora o seu sono, o objetivo deste exercício é aprender a relaxar enquanto estiver acordado. Use roupas confortáveis ​​e não se esqueça de tirar os sapatos. Faça cerca de 5 respirações lentas e profundas antes de começar.

1º Passo – Tensão

O primeiro passo é aplicar tensão muscular a uma parte específica do corpo. Primeiro, concentre-se no grupo muscular, por exemplo, na sua mão esquerda. Em seguida, respire lenta e profundamente e aperte os músculos o máximo que puder, cerca de 5 segundos. Neste caso, está a fechar a mão esquerda.

É fácil tensionar sem querer outros músculos (por exemplo, o ombro ou o braço). Tente tensionar apenas os músculos alvo. Com a prática torna-se mais fácil. Não deve sentir dor durante o exercício.

2º Passo – Relaxamento

Após a tensão de 5 segundos, relaxe os músculos e expire ao mesmo tempo. É importante concentrar-se e notar a diferença entre a tensão e o relaxamento. Esta é a parte mais importante de todo o exercício.

Fique relaxado(a) durante 15 segundos e depois continue para o próximo grupo muscular, e repita os dois passos. Depois de completar todos os grupos musculares que sente necessidade de relaxar, reserve algum tempo para ganhar consciência do seu estado de relaxamento.

Nota: Pode levar algum tempo a aprender a relaxar o corpo e perceber a diferença entre tensão e relaxamento.

Nota Final

Lembre-se de praticar o relaxamento muscular progressivo com frequência, quer esteja ansioso(a) ou não. Embora possa parecer um pouco aborrecido no início, no final ganhará uma capacidade que provavelmente será muito importante na gestão da sua ansiedade no seu dia a dia.

Se já for praticante de meditação, pode incorporar este exercício de tensão-relaxamento na sua prática diária meditativa. Para mais informações acerca deste método, pode consultar este site.

Poderá ter interesse nestes artigos