Porque sente dor no joelho quando faz Caminhadas – Saiba o que pode fazer
As caminhadas nos feriados e fins de semana provocam dores no seu joelho? Saiba o que pode fazer para desfrutar dos passeios de Caxias até Cascais sem dores!
A dor no joelho é um problema extremamente comum para pessoas com mais de 45 anos, e entendemos o quão frustrante pode ser. Pensou que ia dar um passeio agradável e as dores no joelho não deixam.
Muitos dos nossos utentes pedem-nos ajuda depois de lhes terem dito para repousar e tomar analgésicos e anti-inflamatórios ou, pior, que faz parte do envelhecimento.
E se não quiser seguir estes (maus) conselhos?
Então nós podemos ajudar. Neste artigo do blog falaremos de:
- As causas mais comuns de dor no joelho ao caminhar;
- Conselhos simples para aliviar a dor no joelho;
- Exercício rápido e simples para fazer em casa;
A causa mais comum de Dor no Joelho ao Caminhar
A dor no joelho ao caminhar pode ter várias causas, mas normalmente é um de dois problemas:
Uma dor aguda e forte atrás do joelho ao caminhar
Este tipo de dor é normalmente associado a um músculo “preso” (contratura) após uma lesão desportiva, uma viagem grande de carro, uma queda ou um acidente. O músculo pode recuperar sozinho, mas por vezes pode precisar de ajuda profissional para recuperar a 100%.
Se acha que tem este problema, temos um artigo no blog a explicar o que deve fazer quando tem uma contratura. Apesar de estar direcionado para as contraturas nas costas e pescoço, pode aplicar estes princípios para qualquer zona do seu corpo.
Uma dor incomodativa e difusa atrás do joelho ao caminhar
Este tipo de dor é normalmente causado por uma patologia chamada Osteoartrite (que provoca artroses), que faz com que as articulações se tornem dolorosas e rígidas. Geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos e é o tipo mais comum de artrite em Portugal.
Após um tempo a andar (mais de 30 minutos), a dor normalmente aumenta e causa desconforto atrás do joelho e na área à volta.
Se a sua dor for causada por Osteoartrite e agrava na caminhada, tende a diminuir depois de parar de andar. No entanto, se esforçar o joelho devido à sua rotina diária, como fazer compras, trabalho doméstico e cuidar dos netos, a dor pode manter-se por vários dias.
No vídeo seguinte, damos-lhe 2 Dicas rápidas para conseguir fazer as suas Caminhadas sem dores:
Que mais pode fazer?
Há coisas simples que pode fazer para o alívio rápido da dor no joelho que não envolve analgésicos:
- Calor – Use uma bolsa de água quente no joelho por 15 a 20 minutos. Vai reduzir a rigidez e provavelmente proporcionará alívio rápido da dor no joelho. Se agravar a dor, é porque tem uma inflamação;
- Mantenha-se Ativo(a) – Quando mais sedentária for a sua rotina diária, mais dores terá quando decidir caminhar. O seu corpo habitua-se ao que faz e desabitua-se do que não faz;
Se sente que precisa de aumentar o seu nível de atividade física, damos-lhe uma ajuda neste próximo vídeo. Aproveite para juntar estes exercícios aos que lhe demos no vídeo anterior.
E se isto não ajudar?
Se o seu problema ou lesão for ligeiro, ao aplicar estes conselhos diariamente pode ser suficiente para fortalecer os músculos e evitar que o joelho fique rígido e doloroso.
No entanto, se o seu problema for mais grave e o desconforto piorar, então pode beneficiar de algumas técnicas mais avançadas de alívio da dor e exercícios mais específicos adaptados às suas necessidades individuais.
Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problemas, e queremos que faça parte do grupo de pessoas que já conseguimos ajudar a ter uma vida mais tranquila, sem dores no joelho e livres de medicação constante.
Por isso, damos-lhe a possibilidade de falar diretamente connosco através dos nossos contatos, ou pedir para um Especialista em Dores no Joelho para falar consigo, no dia e hora mais conveniente para si. Basta preencher este curto formulário.
Comece já hoje o caminho para se livrar dessas dores no joelho!