3 Sinais de Alerta quando tem Dores nas Costas
Nem todas as dores nas costas se tratam na Fisioterapia. Conheça os 3 sinais de alerta que lhe dizem que o melhor é mesmo ir para o hospital.
Há uns anos trabalhava numa clínica em que a coordenadora teve uma ideia: criar um protocolo de tratamento para as dores nas costas. Na prática, toda a gente que tinha dor lombar recebia o mesmo tratamento.
Na altura opus-me a essa ideia e hoje faria o mesmo. Há tantas razões diferentes para ter dores nas costas que aplicar sempre o mesmo tratamento é absurdo. Muitas vezes a causa é multifatorial, o que torna a situação ainda mais delicada.
Quando as Dores nas Costas não aliviam
Pelo mesmo princípio, achar que todas as dores na coluna se tratam fazendo calor, ou massagem, ou até Fisioterapia, não faz sentido. Neste vídeo partilho consigo os principais sinais de alerta que lhe dizem que a melhor opção é mesmo ir para o hospital. Não ignore estes sinais!
3 Sinais de Alerta
Dores que NUNCA aliviam
Apesar de ser pouco frequente, ocasionalmente temos utentes na nossa clínica que não precisam da nossa ajuda, precisam sim de ir para o hospital. Recentemente tivemos um caso de um senhor com dores nas costas muito intensas, a única posição que aliviava um pouco as queixas era em posição fetal – todo dobrado.
E este é o primeiro sinal de alerta. Quando as dores são muito fortes e não aliviam de maneira alguma, quer esteja de pé, sentado ou deitado, é de facto um sinal de que provavelmente não é de origem muscular.
Ainda assim, o músculo pode estar tenso ou rígido, mas quando a causa original da dor é muscular, haverá alguma posição que alivia as dores. No caso deste senhor que lhe falei, nada aliviava. Por isso, se estiver a passar por uma situação semelhante, dirija-se ao hospital o mais rapidamente possível.
Febre, Dores Noturnas e Suores Frios
O segundo sinal de alerta – são vários sinais na verdade – são: febre, dores noturnas e suores frios. Não há razão absolutamente nenhuma para uma inflamação muscular lhe poder provocar febre, isto porque a febre é uma consequência de uma infeção, e não de uma inflamação, muito menos uma inflamação muscular.
Já os suores frios são uma reação vagal – do nervo vago como o nome indica – e apontam para outro tipo de problema que não é muscular, como por exemplo uma infeção ou um tumor, por isso não espere mais tempo e fale com o seu médico.
Ademais, há realmente dores que aparecem durante a noite e que podem ser musculares ou articulares – como quando lhe dói o ombro durante a noite porque se deitou em cima dele – mas se de repente acorda com umas dores nas costas brutais e que – lá está – não aliviam nem por nada, é também um sinal de alerta.
Anestesia, Incontinência e Fraqueza Muscular
Por último, e não menos importante, se tem dores nas costas e começa a sentir menos sensibilidade nos pés, ou um princípio de incontinência, ou até falta de força nas pernas, pode ser um sinal de compressão medular ou síndrome de cauda equina. E não é na Fisioterapia que resolve estes problemas.
Antes de terminar, partilho consigo uma nota importante. Tome atenção se a dor aumenta muito quando tosse ou quando se senta. Pode ser um sinal de hérnia discal que está a comprimir algum nervo da sua zona lombar.
Mas lá está, pode ser um sinal, não significa que tenha de facto uma hérnia, até porque há muitas razões para termos dores nas costas quando nos sentamos – sedentarismo, fadiga muscular, inatividade por exemplo – e outras tantas para termos dor quando tossimos – infeção pulmonar é uma delas. Por isso, vá ao médico por favor.
Recursos Gratuitos
Se não tiver a certeza se no seu caso deve ir ao hospital ou marcar uma consulta, ligue-nos para o 928095777.
Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.