6,1 min read

Como Tratar a Dor Patelofemoral

Neste artigo partilhamos consigo as causas da dor no joelho e como tratar a Dor Patelofemoral, também conhecida por Condromalácia.

O que é a Dor Patelofemoral

“Patelo” refere-se ao osso da patela ou rótula e “femoral” refere-se ao osso do fémur. A articulação patelofemoral – ou femuro-rotuliana em português de portugal –  está justamente onde estes dois ossos se articulam. Por isso, dor patelofemoral é apenas uma forma de dizer que o joelho lhe dói.

Esta dor costuma ser não traumática – normalmente aparece sem causa aparente – e aparece de forma difusa pelo joelho, pode ser atrás da patela ou à volta dela, principalmente quando se agacha, salta, sobe ou desce escadas, quando está de joelhos e até quando passa muito tempo sentado.

Como Tratar a Dor Patelofemoral

Crepitações e Dor Patelofemoral

Um dos principais receios que as pessoas têm é as crepitações no joelho, que podem ser estalos, clicks ou até aquela sensação de areia na articulação. Pode ficar com a ideia de que estes sons são um sinal de contacto osso com osso, desgaste ou também danos crónicos na articulação.

Um estudo de 2018 investigou a relação entre estas crepitações e a função, níveis de atividade física e dor em mulheres com e sem dor patelofemoral. E embora as mulheres com dor patelofemoral tivessem mais crepitações, os autores do estudo concluíram que estas crepitações não têm um impacto negativo na função do joelho, no nível de atividade física e na dor. As crepitações também estavam presentes em 33% das mulheres que não tinham dor no joelho.

Por isto, apesar do barulho poder ser desagradável, é bastante comum e não quer dizer que o exercício seja desaconselhado ou perigoso.

Condromalácia e Dor Patelofemoral

Outra preocupação comum é a condromalácia patelar. “Condro” siginifica cartilagem e “malácia” quer dizer amolecimento. Por isso, Condromalácia patelar refere-se ao amolecimento ou lesão da cartilagem por detrás da patela.

Contudo, um estudo em 2016 concluiu que não havia diferenças na composição da cartilagem patelofemoral entre as pessoas com e sem dor. Portanto não parece ser o dano na cartilagem que causa este sintoma.

Como Tratar a Dor Patelofemoral

Desalinhamento Patelar e Dor Patelofemoral

Há uns anos pensava-se que o desalinhamento da patela poderia ser uma das principais causas do aparecimento e agravamento destas dores no joelho. Se a patela estivesse a ser puxada para fora, tínhamos de alongar a banda iliotibial, e os músculos que a puxam para dentro, como por exemplo o vasto medial (ou vasto interno), teriam de ser reeducados e fortalecidos.

Esta teoria caiu por terra. Em 2016, um estudo concluiu que o teste Ober, que serve para avaliar a tensão da banda iliotibial, não tem grande fiabilidade. A atrofia do quadricípite nas pessoas com dor patelofemoral não afeta apenas o vasto medial, que é um dos quatro músculos do quadricípite, mas sim todos eles. Por isso, os exercícios específicos para o vasto medial não trazem vantagens.

Mas o ponto a reter no meio disto tudo é relatado por um estudo de 2017, que descobriu que mulheres com dor patelofemoral tiveram uma melhoria nos sintomas sem que o alinhamento patelar tivesse sofrido quaisquer alterações.

Como Tratar a Dor Patelofemoral

Stress na Dor Patelofemoral

Provavelmente já ouviu que alguns exercícios são maus para o seu joelho, por isso quero começar por aqui. O stress que provoca no seu joelho não é bom nem é mau. Pense antes num espectro que tem de compreender para atingir os seus objetivos.

Por exemplo, se quiser ter força muscular, tem de colocar os músculos sob stresse – por exemplo fazendo musculação. Se não o fizer e levar uma vida sedentária, os seus músculos vão atrofiar. Se abusar nas cargas e provocar um stress brutal, pode vir a ter rabdomiólise.

Se quiser aumentar a sua densidade óssea, tem de “stressar” os seus ossos. Caso contrário terá um maior risco de osteoporose. Por outro lado, se os stressar demais, poderá ter fraturas de stress.

Não se pode dizer de forma taxativa que um dado exercício é bom ou mau para o seu joelho. Há de facto exercícios que provocam mais stress na articulação patelofemoral, como por exemplo correr fazendo o primeiro contacto no chão com o calcanhar, o que pode ou não ser adequado para si neste momento.

Como Tratar a Dor Patelofemoral

Nos exercícios com pesos, há 3 coisas que aumentam o stress na articulação patelofemoral:

  1. O aumento da flexão do joelho (amplitude de movimento)
  2. Maiores cargas (ou peso extra)
  3. Maior distância entre o joelho e o centro da massa atrás dele

Tome atenção à acumulação de stress, isto porque o esforço físico não é só a intensidade do exercício, mas a frequência com que o faz e também quanto tempo dura. Para uma pessoa pode ser fácil correr 5km, mas uma maratona já é demasiado. O movimento é o mesmo, mas a duração é diferente.

Se usarmos o espectro do stress para este exemplo, o exercício menos stressante seria caminhar durante 5 minutos, e o mais stressante seria fazer uma ultra-maratona. Perceba em que ponto está e faça o seu caminho de forma a conseguir progredir sem aumentar o risco de ter dores.

Exercícios para Dor Patelofemoral

Temos para si um programa de reabilitação para o seu joelho. Recomendo que faça exercícios de fortalecimento tanto para o joelho como para a anca. Claro que pode fazer mais ou até outros exercícios, mas deve fazer 3 exercícios, entre 2 a 3 vezes por semana, dependendo da fase em que está, durante pelo menos 12 semanas. Também recomendo que faça dois planos diferentes, para conseguir fazer 6 exercícios diferentes, em vez de três. De preferência, faça-os com a supervisão do seu fisioterapeuta e se possível, em conjunto com sessões de fisioterapia.

Pode ver os exercícios que costumam ter bons resultados nos nossos utentes a partir do minuto 8:24.

Estes exercícios não são especiais nem são melhores do que outros. Mas é de facto um plano que permite uma progressão consistente de forma a sobrecarregar gradualmente a articulação patelofemoral.

Neste artigo focámo-nos na questão do stress mecânico na articulação, mas existem outras formas de stress não mecânico, como falta de sono, consumo de álcool e tabaco, alimentação desadequada, doenças associadas, medicação, entre muitos outros.

Guia para o Tratamento das suas Dores no Joelho

Recursos Gratuitos

Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores no Joelho. Basta clicar aqui e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.

Poderá ter interesse nestes artigos