2,4 min read

Pilates – O que pode fazer pela sua postura

Embora a melhoria da postura possa ou não estar na lista dos seus objetivos, os benefícios de corrigir maus hábitos posturais estão!

Estes incluem: Redução das dores nas costas e pescoço, menos stress em todas as articulações do corpo (coluna, ombros, ancas, joelhos, tornozelos), respiração mais fácil na vida diária e atividades desportivas, ombros que não estão colados às orelhas, facilidade de movimento no dia a dia – caminhar, subir escadas, ficar de pé, sentar-se ao computador, conduzir, desempenho recreativo e desportivo e risco reduzido de lesões.

Melhores hábitos posturais significam redução do stress – físico, emocional e mental! Se o corpo está em equilíbrio, o cérebro não precisa de trabalhar (ou sobrecarregar) para manter os músculos sob tensão. O equilíbrio deve ser fácil e sem esforço. Um corpo desequilibrado exigirá algum esforço inicial para fortalecer os músculos que estiveram de férias. Com o tempo, conforme esses músculos mais fracos se tornam mais fortes – o objetivo a longo prazo é a facilidade de movimento, eficiente e sem esforço – Bom equilíbrio e óptima postura.

Perguntas importantes

  • Há quanto tempo sente o seu corpo desalinhado?
  • Notou que sua postura muda com o tempo?
  • Com a idade está a ficar mais baixa, desenvolvendo uma postura corporal de cifose (corcunda), ou uma escoliose?
  • Tem dores no pescoço, nos ombros, nas costas, nas ancas ou nos joelhos?

Os hábitos atuais da sua postura podem ser um fator decisivo. Existem tantas coisas que pode fazer para ajudar o seu corpo!

Dicas práticas

Bons hábitos posturais reforçam os princípios de melhor alinhamento corporal aprendidos através do método Pilates. Aqui estão algumas dicas úteis para melhorar os seus hábitos posturais:

  1. Se ficar em pé com os joelhos trancados pode sentir dor nos joelhos. Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados quando estiver de pé, sem esforço. Os músculos isquiotibiais (atrás da coxa) trabalharão mais para ajudar a apoiar a articulação do joelho.
  2. Se se sentar com as pernas cruzadas, provavelmente será a mesma perna. Sente-se com os dois pés apoiados no chão ou, se tiver que cruzar, cruze os tornozelos.
  3. Quando expirar, tente permanecer alto. Vai notar os seus músculos a trabalhar para apoiar a sua coluna.
  4. Fortaleça os músculos abdominais. Ajuda a relaxar os ombros e fornece um melhor suporte para as costas e pescoço.
  5. Adicione exercícios ao seu plano de treino para alongar o peito e os ombros e fortalecer a parte superior e inferior das costas.

Acima de tudo, estes exercícios devem permitir que, na maior parte do dia, não tenha de se preocupar com a sua postura. Naturalmente, o corpo irá assumir uma posição funcional. Por estar mais alinhado, ficará com uma postura mais elegante.

Este artigo foi útil para si? Fale connosco!

Poderá ter interesse nestes artigos