5,8 min read

Tem uma corcunda no pescoço? Não culpe a sua postura

Reparou que tem um alto na base do seu pescoço. Será que precisa de tratamento de correção postural ou terá algo diferente?

É possível e até provável que tenha algumas alterações posturais que queira corrigir. Caso queira optar por um tratamento especializado em corrigir este tipo de problemas, a opção certa é a Reeducação Postural Global (RPG).

No entanto, pode ter um problema diferente e, apesar de ser pouco comum, deve estar alerta para ele. Em inglês, o termo correto é buffalo hump (corcunda de búfalo). É uma deformidade na base do pescoço, que pode “empurrar” a sua cabeça para a frente. Pode parecer uma simples alteração postural mas ser um problema mais grave.

O que é

A corcunda de búfalo, ou almofada de tecido adiposo dorsocervical é, normalmente, o resultado da Síndrome de Cushing, em que há demasiado cortisol no seu sistema. O cortisol é uma hormona que existe naturalmente no nosso corpo e está envolvida em vários processos, como o metabolismo.

Níveis elevados desta hormona podem levar ao aumento da produção de gordura. Na Síndrome de Cushing, a gordura produzida costuma ficar depositada no pescoço, processo conhecido por lipodistrofia. Isto resulta nesta característica conhecida por corcunda de búfalo.

O que causa esta Síndrome

A Síndrome de Cushing pode ser causada por um tumor nas glândulas supra-renais, que são as glândulas que produzem a hormona cortisol. Pode também ser causada por tumores pulmonares ou medicamentos glicocorticóides.

Os glicocorticóides, como a prednisona, atuam como anti-inflamatórios e imunossupressores. Normalmente são prescritos para tratar doenças autoimunes, alergias, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e problemas de pele. Eles também podem ser prescritos juntamente com a quimioterapia nos tratamentos de cancro.

Para além destes fatores, a obesidade também pode desempenhar um papel no desenvolvimento de uma corcunda de búfalo, devido ao aumento da deposição de gordura.

Se a Síndrome de Cushing for causada por um tumor na hipófise, passa a designar-se como Doença de Cushing.

Sinais e Sintomas

Além da protuberância (ou alto) característica entre as omoplatas, pode apresentar outros sintomas, dependendo da causa subjacente.

Em situações que envolvem níveis elevados de cortisol no corpo, pode apresentar:

  • aumento de gordura à volta da cara (conhecida por “cara de lua”);
  • estrias;
  • crescimento exagerado de pêlos (ou seja, hirsutismo);
  • acne;
  • pele fina;
  • cicatrização demorada de feridas e;
  • rubor da pele

A Síndrome de Cushing também pode causar níveis elevados de glicose (ou seja, hiperglicemia), hipertensão arterial, níveis anormais de lipídios (ou seja, dislipidemia), ciclos menstruais irregulares, sede excessiva, osteoporose, alterações neurológicas, depressão e diminuição da libido.

Se tiver alguns destes sintomas, por favor consulte o seu médico.

Diagnóstico

Para diagnosticar a causa da corcunda de búfalo, o médico geralmente avalia os medicamentos que está a tomar, o historial clínico e faz um exame físico.

Dependendo da suspeita, fará análises clínicas para avaliar os níveis de cortisol. A radiografia, a ressonância magnética ou a TAC podem ser uma boa ajuda para perceber se o que apresenta são depósitos de gordura ou ou alterações na coluna vertebral.

Tratamento

O tratamento de uma corcunda de búfalo depende muito da causa. Se a causa for a utilização desadequada de medicação, o médico pode querer alterar a dosagem ou interrompê-lo completamente.

No caso da Síndrome de Cushing, a cirurgia ou medicação específica podem ser necessários para tratar os níveis elevados de cortisol.

Para além destas intervenções, pode pedir a ajuda a uma nutricionista, de forma a dar-lhe uma dieta apropriada e, não menos importante, pedir também a ajuda a um fisioterapeuta ou PT, para recomendar um regime de exercícios para reduzir a percentagem de massa gorda no seu corpo.

A corcunda de búfalo desaparece?

Sim, uma corcunda de búfalo pode desaparecer em algumas circunstâncias. Apesar de poder diminuir ou mesmo desaparecer, algumas pessoas podem ter mais risco de desenvolver outros problemas, como apneia do sono, doenças cardiovasculares, enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e tromboembolismo.

E se for mesmo da sua postura?

Os seus hábitos posturais determinam, até certo ponto, a sua postura. Se passa o dia todo ao computador, com as costas curvadas, os ombros enrolados e a cabeça projetada para a frente, o seu corpo vai adaptar-se a essa posição. Na prática, os seus hábitos posturais moldam os músculos e as articulações, e esta adaptação muscular e articular reforça esta postura.

Caso seja esta a sua situação, nós podemos ajudar. Na FisioMoço ajudamos muitas pessoas a corrigirem os seus maus hábitos posturais e, mais importante que tudo, irá perceber que muitas das ideias sobre postura que tem são erradas. Assim, não só terá uma postura mais saudável como vai prevenir muitas das dores que ocorrem por estar sempre a tentar corrigir a sua postura.

Através da Reeducação Postural Global, vai ganhar o equilíbrio muscular e articular que lhe permite fazer todas as suas tarefas diárias sem dores, assim como as atividades que lhe dão mais prazer, como caminhar, correr, passear, viajar e muito mais.

Quer saber como podemos ajudar?

Sabemos que pode ter dúvidas e questões acerca da Reeducação Postural Global e de como melhora significativamente a sua postura e a sua consciência postural. Por isso, pode pedir um contacto de um Especialista em Postura, que irá entrar ligar-lhe na hora mais conveniente para si. Basta para isso preencher um curto formulário.

Referências Bibliográficas

Fardet, L., Cabane, J., Lebbé, C., Morel, P., & Flahault, A. (2007). Incidence and risk factors for corticosteroid-induced lipodystrophy: A prospective study. Journal of the American Academy of Dermatology, 57(4): 604–609. DOI: 10.1016/j.jaad.2007.04.018

Icahn School of Medicine at Mount Sinai. (n.d.). Hump behind the shoulders (dorsocervical fat pad). In Mount Sinai: Health library. Retrieved April 5, 2021, from https://www.mountsinai.org/health-library/symptoms/hump-behind-the-shoulders-dorsocervical-fat-pad

Liu, S.-Z., Zhou, X., Wang, Y.-P., Liu, Y., & Song, A. (2020). The Madelung’s disease and the buffalo hump sign. QJM: An International Journal of Medicine, 113(3): 219. DOI: 10.1093/qjmed/hcz160

Lo, J., Mulligan, K., Tai, V., Algren, H., & Schambelan, M. (1998). “Buffalo hump” in men with HIV-1 infection. Lancet (London, England), 351(9106): 867-870. DOI: 10.1016/S0140-6736(97)11443-X

Mallon, P., Wand, H., Law, M., Miller, J., Cooper, D., Carr, A., HIV Lipodystrophy Case Definition Study, & Australian Lipodystrophy Prevalence Survey Investigators. (2005). Buffalo hump seen in HIV-associated lipodystrophy is associated with hyperinsulinemia but not dyslipidemia. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndrome (1999), 38(2): 156-162. DOI: 10.1097/01.qai.0000147527.64863.1a

National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). (2018). Cushing’s syndrome. Recolhido a 22 Novembro 2021 de https://www.niddk.nih.gov/health-information/endocrine-diseases/cushings-syndrome

Poderá ter interesse nestes artigos