5 min read

Os 5 Erros mais Comuns que afetam a sua Postura – E como Corrigir

Antes de começar à procura do que DEVE fazer para corrigir a sua Postura, saiba os 5 Erros que NÃO DEVE cometer.

Se não está provado que as posturas desalinhadas provocam dores, porque deve corrigir a sua postura? Pelas razões que enumerei no artigo anterior. Uma postura direita e alinhada traz-lhe vantagens do ponto de vista da sua auto-imagem, da sua confiança, da sua credibilidade, autoridade e do seu estatuto sócio-económico perante as outras pessoas.

Se alguma destas características é importante para si, continue a ler, porque hoje trago-lhe 5 Erros que podem afetar a sua Postura e a forma como as pessoas o/a percecionam e, mais importante que tudo, a forma como você se vê.

Os 5 Erros que afetam a sua Postura

Não são os únicos, mas certamente são fundamentais no que respeita à influência que têm na sua Postura no dia a dia. E porque é tão importante conhecê-los? Porque se pensa que a única coisa que tem de fazer é dois ou três exercícios para corrigir a “corcunda” ou os ombros enrolados ou a cabeça para a frente, reflita comigo.

Imagine que até é uma pessoa fisicamente ativa. Tem força, mobilidade e flexibilidade suficientes para ter uma Postura alinhada. Mas não a tem, e isso afeta a sua auto-imagem. E torna-se um ciclo vicioso – a sua Postura afeta a sua auto-imagem e a falta de confiança que isso gera em si prejudica a sua Postura.

Veja o vídeo para compreender o que pode começar já hoje a NÃO FAZER, de forma a focar-se nas coisas que deve fazer:

A Hipervigilância da Postura é Patológica

Pode estar a pensar que alguma preocupação com a Postura não deve afetá-la, como quando tenta corrigir a posição em que dorme. E tem razão, pelo menos em teoria. Tentar corrigir a postura enquanto dorme não afeta a sua Postura, tal como não tentar corrigir a posição. Mas esta excessiva preocupação leva a uma hipervigilância que se torna patológica.

Tenho a certeza que tenta não se preocupar em demasia com algum problema familiar ou do trabalho. Da mesma forma, a hipervigilância da sua Postura faz aumentar a tensão muscular ao ponto de desenvolver contraturas, e estas contraturas são dolorosas. Depois, como acha que as contraturas derivam da sua postura desalinhada, tenta corrigir ainda mais. E claro, fica pior.

As Soluções para cada um destes Erros

Há erros mais fáceis de corrigir do que outros. Aqui vou dar-lhe as diretrizes gerais para compreender como solucionar cada um dos erros que identificámos. Mas lembre-se, nada se alcança sem consistência.

Erro #1 – Corrigir ativamente a Postura

Bom, aqui é simples. Não o faça. As posturas desalinhadas não provocam dores, mas tentar ficar sempre direito provoca. Para ter uma postura mais direita, em linhas gerais, deve praticar atividade física regularmente, estar bem do ponto de vista psicoemocional e ter boa mobilidade e força muscular.

Erro #2 – Sedentarismo

Este é ainda mais simples. Mexa-se. Sabemos a teoria, mas aplicá-la não é fácil. O sedentarismo é mais confortável e agradável, pelo menos a curto prazo. Não precisa de se inscrever já no ginásio. Basta mexer-se mais do que no dia anterior. Seja consistente mas, ao mesmo tempo, tolerante. Não comece um plano se sente que não o consegue manter.

Erro #3 – Stress

Se este é um dos principais problemas que tem, é fundamental refletir sobre o seu estado psicoemocional. Não é a nossa especialidade, por isso aconselhamos que procure ajuda de um Especialista na área. Tal como todas as outras emoções, o stress é um sinal do seu corpo.

Compreenda o que está realmente por detrás dessa reação. Pode ser consequência de uma relação tóxica, de ações de outras pessoas que o/a prejudicam consistentemente, ou até pode ser uma reação a outra emoção – por exemplo, o facto de estar irritado com alguém provoca stress em si. As suas emoções são a forma do seu hemisfério direito do cérebro comunicar com o esquerdo. Não o ignore.

Erro #4 – Respirar para o Peito

Para além das consequências negativas enunciadas no vídeo, respirar para o peito gera tensão nos ligamentos que suportam o coração e no pericárdio (fáscia que cobre o coração). Como deve calcular, isto não é bom para a sua saúde cardíaca.

Sente-se ou deite-se e coloque uma mão em cima da barriga e outra em cima do peito. Qual a zona que sobe quando inspira? Num padrão respiratório normal, a barriga deve subir mais do que as costelas e o peito. Mas se for como a maioria das pessoas, só o peito é que sobe. Se precisar de ajuda para melhorar o seu padrão respiratório, fale com um Especialista.

Erro #5 – Corrigir a Posição de Dormir

Há formas de melhorar a sua Postura e o seu alinhamento. Mas corrigir a posição em que dorme não é uma delas. Para além disso, é muito pouco provável conseguir fazê-lo, porque o objetivo do seu corpo durante o sono é estar confortável.

Se tiver dores durante a noite, pode ter um problema que é necessário tratamento especializado. Se for o seu caso, fale connosco.

Procure um Especialista em Correção Postural

Um Especialista em Postura não é aquele que lhe diz que só pode estar direito, e tudo o resto é errado. Vamos ajudá-lo(a) a compreender o seu corpo, quais os fatores que estão a influenciar mais a sua Postura e estabelecemos um Plano Completo de Tratamento para recuperar a sua Postura Ideal.

Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema, como testemunham os nossos fantásticos utentes. Já contamos com mais de 75 avaliações de 5 Estrelas na nossa página do Google.

Poderá ter interesse nestes artigos