4,8 min read

Porque é que tem Dores nas Costas enquanto conduz e como resolver o problema

Chega ao trabalho já com dores nas costas por ter conduzido o seu carro? Evita fazer longas viagens porque tem receio de piorar? Neste artigo vou-lhe explicar porque tem dores nas costas a conduzir e estratégias para aliviar as suas queixas.

Há poucas coisas piores do que chegar ao local de trabalho já com dores, ainda antes de começar a trabalhar. Com a maioria das empresas a eliminar o teletrabalho, as pessoas voltaram às longas filas de trânsito e horas infindáveis dentro dos seus carros.

Se é como a maioria das pessoas que nos pede ajuda na FisioMoço, não gosta de perder tempo no trânsito nem do desconforto nas costas que essa tarefa lhe provoca. A boa notícia é que há uma explicação para ter essas dores e hoje trago-lhe algumas soluções para resolver este problema.

O Porquê de ter Dores nas Costas a conduzir

Se tiver uma dor muito localizada nas suas costas (um ponto específico), é provável que tenha uma lesão e precise de tratamento especializado. Neste caso, pode pedir para ligarmos para si, através deste formulário.

Por outro lado, se as suas dores forem mais difusas e ocuparem uma zona maior da sua coluna, é possível que seja da posição estática que tem a conduzir. E este é um problema que pode resolver com algumas estratégias simples.

Antes de avançarmos, deve reconhecer que conduzir é uma tarefa que tem vários pontos negativos:

  1. É uma atividade parada;
  2. Mudar de posição é difícil, principalmente com o cinto de segurança (mas não o tire!);
  3. Tem vários movimentos repetitivos, como esticar a perna da embraiagem ou agarrar o volante com os braços na mesma posição.

Com estas características, é normal que sinta desconforto e até dores nas costas a conduzir, principalmente quando tem de fazer viagens longas. E não pense que é caso único. A maioria das pessoas que se queixa de dores nas costas na FisioMoço diz que andar de carro é uma das alturas em que sentem mais dores.

Ainda há mais desvantagens

Andar de carro expõe o seu corpo a outro tipo de forças. Já está habituado à maioria delas, mas quando o seu corpo está mais vulnerável – por alguma lesão, fadiga crónica ou outro problema – é mais provável ressentir-se.

Alguns exemplos são as forças de aceleração, as paragens repentinas, o “para-arranca” no trânsito e as vibrações do motor e da estrada. Em condições normais e em curtas distâncias o seu corpo consegue tolerar bem estas forças, mas se está a ler este texto, é provável que não esteja em perfeitas condições e precise de ajuda.

Como se não bastasse, alguns carros têm bancos demasiadamente “afundados”, o que faz com que as suas suas ancas fiquem muito dobradas.

As melhores Soluções para este Problema

Certamente já sabe que a melhor solução para não ter dores a conduzir e, de uma forma geral, no seu dia a dia, é praticar exercício físico regularmente, focando-se no treino de força, mobilidade e cardio. Mas não é isto que procura. Quer dicas rápidas que podem ajudar a ter menos dores a conduzir. Então cá estão elas:

1. Antes de entrar no carro, mexa-se

A pior coisa que pode fazer se sofre de dores nas costas a conduzir é sair do sofá ou da cadeira, dar 10 passos e sentar-se noutra cadeira (do carro). Antes de começar a conduzir, utilize a posição de agachamento durante 1 minuto para mexer bem as articulações das pernas.

Para além disso, faça a posição de saudação ao sol durante um minuto para contrabalançar a posição sentado que vai adotar quando entrar no carro.

Posição de saudação ao Sol

2. Use um apoio ou toalha no fundo das costas

Esta dica só é útil caso tenha dores ao dobrar as costas. É muito fácil deslizar pelo banco, o que faz com que as costas fiquem mais dobradas. Se ficar confortável nesta posição ignore este conselho, mas se está numa fase de crise em que dobrar as costas provoca-lhe dores severas, então use uma toalha ou uma almofada para apoiar a sua zona lombar.

Pode complementar esta estratégia com outra dica útil. Quando se senta, arrebite bem o rabo e encoste-o o mais atrás possível no banco do seu carro. Isto vai prevenir que as suas costas dobrem enquanto conduz.

3. Ajuste os espelhos e o banco do carro

Se for como eu, por vezes conduz o carro de outra pessoa, normalmente da sua mulher ou marido. Quando isto acontece, certifique-se que ajusta o banco do carro conforme a sua preferência, assim como os espelhos.

Lembre-se das suas aulas de condução. Encoste-se no banco e estique o braço. O seu punho deve ficar apoiado no volante. Para além disso, ajuste os espelhos de forma a não ter de se baixar ou esticar para os usar.

Ficou com dúvidas?

Fazer pausas regulares é um conselho que não se aplica aqui. No entanto, quando estiver no trânsito ou num semáforo, aproveite para se mexer. Estique os braços, estique e dobre as costas e ative as pernas. Faça-o antes de ter dor, de forma preventiva.

Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.

e-book Dores nas Costas

Poderá ter interesse nestes artigos