3,9 min read

Evite as Lesões na Praia – 4 Dicas para a Caminhada

Categories: Vários

Conheça os benefícios da caminhada na praia, quantas calorias queima e 4 conselhos para evitar lesões nas suas caminhadas.

Seja durante o verão ou até no inverno, a caminhada na praia dá-nos uma sensação de bem estar mental – a não ser que a praia esteja lotada. Hoje fala-se muito dos benefícios que andar na areia traz para a nossa saúde física, mas pouco se diz acerca dos cuidados a ter nesta atividade.

Quais os Benefícios da caminhada na areia

Há quem diga que andar na areia requer um esforço maior do que andar sobre uma superfície rígida, como o asfalto ou o passeio. Apesar de ser teoricamente verdade, vai depender muito da sua habituação a este tipo de terreno. Para além disso, é diferente andar sobre a areia molhada junto à água ou na superfície ondulada da areia seca.

Por ser uma superfície menos rígida do que o asfalto ou o passeio, caminhar na areia pode ser vantajoso caso tenha uma doença reumatológica ou ortopédica avançada nos seus pés, joelhos, ancas ou até na coluna. Por outro lado, esta superfície mole exige mais dos seus músculos e tendões.

Caso não tenha o hábito de caminhar na praia, prepare-se para sentir algumas dores musculares devido a este excesso de esforço físico provocado pela irregularidade do piso.

Mais Benefícios

Caminhar junto à água pode ajudar a reduzir o stresse, juntamente com a síntese de vitamina D pela exposição solar. Para além disso, será benéfico também para:

  • Esfoliação – Caminhar descalço vai remover as peles mortas da pele e suaviza a planta dos pés;
  • Aumento de Força Muscular – Não vai ficar com músculos super tonificados, mas ajuda a aumentar a resistência, principalmente nos músculos das coxas, pernas e pés;
  • Perda de Peso – Se exige mais esforço físico, em teoria queima mais calorias. Na prática, um estudo de 2020 concluiu que caminhar na areia reduz mais o perímetro da cintura do que caminhar no passeio ou asfalto – 5,3cm vs. 3cm, respetivamente;
  • Redução do Risco de Lesões – Para além de aumentar a força, um estudo de 2013 descobriu que caminhar na areia reduz o risco de lesões por haver menos impacto no solo.

Quantas Calorias Queima ao Caminhar na Praia

Um estudo de 2013 concluiu que, ao caminhar na praia, queima mais 26 a 68% calorias do que num terreno liso. Estes números são válidos para quando caminha na areia seca, pois na areia junto à água a diferença não é tão grande – apesar de haver diferença.

A sua próxima pergunta é: “quanto é que eu gasto numa caminhada normal?”. Vai depender do seu peso, altura, sexo, idade, velocidade e duração da caminhada. Utilize esta calculadora digital para fazer a conta, adicione cerca de 50% e saberá quantas calorias queima numa caminhada na praia.

A título de exemplo, uma mulher de 50 anos, com 1,65m e 58kg, que caminhe a 3,2km/h durante uma hora vai queimar cerca de 107kcal.

Dicas para Caminhar na Praia

Caso se sinta bem para começar a desfrutar de um passeio à beira mar, considere estes fatores para reduzir o risco de ter lesões:

  1. Densidade da Areia – A areia mais macia diminui as forças de impacto nas articulações do pé, joelho e anca, tal como vai ajudar a criar mais resistência nos músculos à volta destas articulações. No entanto, é mais desafiante para estes mesmos músculos e tendões, pelo que se tiver lesões anteriores mal curadas, considere começar por caminhar na areia molhada;
  2. Duração e Distância da Caminhada – Se nunca fez caminhada na praia, comece com calma. Curiosamente, devagar nem sempre é melhor, por isso tente caminhar no seu ritmo normal mas pondere uma caminhada de curta duração;
  3. Maré Alta e Maré Baixa – Tenha atenção às variações da maré, principalmente em zonas onde não tem por onde fugir, como perto das arribas;
  4. Calçado – Se tiver de fazer uma caminhada bastante mais longa do habitual, considere utilizar sapato confortável, principalmente se for principiante nesta atividade.

Outros Fatores a ter em Atenção

Leve uma garrafa de água para se ir hidratando. Lembre-se também de levar protetor solar e de não fazer estas caminhadas nas horas de pico de calor, entre as 12h e as 16h. Pode aproveitar para usar o seu telemóvel para contar os passos que dá nas suas caminhadas e assim verificar se está a progredir – se for o seu objetivo.

Poderá ter interesse nestes artigos