O que é Sacroileíte e como Tratar
Se tem uma dor no fundo das costas num ponto específico, pode ter Sacroileíte. Saiba o que é e como tratar!
Saber identificar corretamente as dores que temos é o maior trunfo para não as deixar agravar. Por isso, neste artigo quero que compreenda a diferença entre uma dor nas costas e uma Sacroileíte, porque uma é quase sempre dor muscular e a dor sacroilíaca é uma dor articular. Logo, o tratamento será diferente.
Dor Sacroilíaca – SacroIleíte
As articulações sacroilíacas ficam no fundo das costas (uma de cada lado) e conectam o sacro aos ossos ilíacos. Estas articulações fazem muito pouco movimento – 2 graus, ou seja, quase inexistente.
No entanto, há doenças – geralmente reumáticas – que provocam dores articulares, como a artrite e a espondilite anquilosante. Apesar de poder ser esta a causa, a maioria das pessoas têm dores sacroilíacas por outros motivos.
Esta dor é muito localizada, geralmente perto das “covinhas” que algumas pessoas têm no fundo das costas. É uma dor aguda – tipo “facada” – e que pode agravar em vários movimentos, como dobrar-se para a frente ou até estar sentado.
Como Tratar a Sacroileíte
Nem sempre a causa da dor é inflamação (sacroileíte).Há várias razões para ter dor sacroilíaca – pode até ter dor nesta zona sem ter inflamação. Quando a articulação da anca (que está ali tão perto) não mexe bem, a sacroilíaca pode ter a necessidade de compensar esse problema, o que faz com que mexa mais do que deve – hipermobilidade compensatória, o que provoca dor.
Outra razão pode ser pelo facto de os músculos desta zona estarem fracos e as estruturas passivas – como os ligamentos – terem de estabilizar o movimento e as forças que fazemos e que são exercidas sobre nós.
Independentemente da razão, se tem dor há mais de 3 semanas e teima em não passar, é provável que precise de ajuda de alguém que perceba do assunto. Ainda assim, há coisas que pode fazer em casa para começar a aliviar os seus sintomas.
Exercícios para tratar a Sacroileíte
Como já percebeu, os melhores exercícios para a sua situação vão depender da razão pela qual tem dor. Se for falta de mobilidade na anca, então deve-se focar em exercícios de mobilidade da anca, principalmente nas rotações.
Já se tiver fraqueza muscular, deixo-lhe um vídeo com os melhores exercícios que existem para este problema. Note que alguns deles são mais difíceis, por isso faça-os de acordo com a sua capacidade.
Recursos Gratuitos
Se não tiver a certeza se no seu caso deve ir ao hospital ou marcar uma consulta, ligue-nos para o 928095777.
Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.