4,8 min read

Espasmo Muscular nas Costas: O que é e como Tratar

Levantou-se da cadeira e sentiu uma dor forte nas costas? Parece que o músculo ficou “preso”? É provável que tenha um Espasmo Muscular.

Um músculo “preso” não é sinal de uma lesão grave. Apesar de estar a sentir dores fortes nas costas, esses sintomas vão passar. No entanto, pode demorar entre 1 dia até 2 semanas, pelo que é má ideia ignorar as suas queixas. Se quer ajuda AGORA para conseguir dormir melhor ou se está incapacitado de fazer o seu dia a dia, fale connosco.

Porque é que tem o músculo “preso”

Os dois motivos principais que provocam os espasmos nos músculos são:

  1. O músculo está a tentar proteger-se do excesso de estiramento (alongamento) ou de contração – Normalmente melhora no prazo de 1 semana, mas é importante compreender a razão que provocou o espasmo, pois pode ter algum desequilíbrio muscular que está a levar esse músculo à fadiga extrema;
  2. Há uma lesão perto e o músculo está a tentar proteger a zona – Se a crise dura mais de 2 semanas e é recorrente, é provável que tenha algum problema nos discos intervertebrais ou nas articulações da coluna. A inatividade física agrava este problema.

Em ambos os casos, deve consultar um Especialista em Dores nas Costas para ajudar a entender a causa do problema, tratá-la e encontrar estratégias para reduzir o risco de voltar a ter o mesmo problema no futuro.

O que NÃO DEVE fazer

Mais importante do que conhecer dicas e truques para aliviar as dores, o melhor é começar por aquilo que deve evitar a todo o custo:

Evite o Frio

Se tem mesmo um espasmo muscular, o gelo vai aumentar ainda mais a rigidez do músculo. No entanto, há pessoas que se sentem melhor com o gelo pelo seu efeito analgésico. Se for o seu caso, utilize-o durante 10 minutos enquanto sentir que tem efeito positivo.

Evite movimentos bruscos

Um músculo “preso” não gosta de movimentos rápidos. Avalie várias vezes ao dia os movimentos que consegue fazer e os que ainda não consegue, de forma a conhecer os seus limites. De dia para dia vai perceber que se consegue mexer melhor.

Não fique parado muito tempo

A virtude está no meio. Não deve fazer movimentos muito rápidos mas também deve evitar ficar parado durante horas. Quanto mais tempo imóvel fica, mais rigidez o músculo vai acumular. Daí ser tão importante saber o que o seu corpo lhe permite fazer naquele momento.

O que DEVE fazer

Até encontrar a ajuda que precisa, pode usar técnicas para diminuir a tensão do músculo e, assim, aliviar as suas dores:

Repouse, mas não por muito tempo!

Nos primeiros dois dias, ou enquanto tiver dores fortes, evite fazer movimentos muito amplos e muito rápidos. Um músculo em espasmo não gosta de surpresas e quanto mais tranquilos forem os seus movimentos, menor a probabilidade de agravar o seu problema.

Se ainda tiver dores depois dos primeiros dois dias, comece a mexer-se mais porque a fase inflamatória já está a passar. Pode começar com este exercício para ajudar a relaxar e a libertar o músculo.

Faça Calor

Use uma botija ou uma compressa de água quente e aplique em cima do músculo durante 20 minutos. Se conseguir, faça alguns movimentos enquanto aplica o calor para obrigar o músculo a mexer-se.

Mas atenção! Se sentir um calor febril na zona dolorosa NÃO FAÇA CALOR, pois pode ser um sinal de infeção na zona.

“Feche” o músculo

Nos dias em que tiver dores muito fortes, encontre uma posição em que o músculo está “encurtado” de forma a reduzir a tensão. Isto vai dar-lhe um alívio que pode ajudar a reduzir a sensibilidade da zona.

Aproveite para pedir para alguém massajar o músculo de forma suave e lenta, sem fazer muita pressão – de forma a provocar uma dor aceitável ou até agradável.

Não vá a correr para o Hospital

Um espasmo muscular não é motivo para ir para as urgências. Na melhor das hipóteses dão-lhe um relaxante muscular e um anti-inflamatório, que pode adquirir em venda livre numa farmácia.

Para além disso, um espasmo muscular não se vê nos exames. Mesmo que lhe encontrem problemas na coluna, como uma hérnia discal ou degeneração dos discos, é pouco provável ser essa a causa das suas dores – embora possa ser a causa do espasmo muscular. De qualquer forma, recorra a um Fisioterapeuta Especialista.

Procure um Especialista em Dores nas Costas

Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema, como testemunham os nossos fantásticos utentes. Já contamos com mais de 75 avaliações de 5 Estrelas na nossa página do Google.

e-book Dores nas Costas

Ficou com dúvidas?

Se quiser saber como podemos ajudar no tratamento do seu espasmo muscular, fale diretamente conosco através do 928095777. Queremos que volte a fazer o seu dia a dia sem dores, inclusive as atividades que lhe dão maior prazer, quer seja caminhar, ler ou brincar com os filhos ou com os netos.

Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

Pode também aproveitar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das suas Dores nas Costas. Basta clicar na imagem em baixo e terá acesso a muitas dicas para começar já hoje a aliviar as suas queixas.

Poderá ter interesse nestes artigos