3,9 min read

Alivie as suas Dores no Ombro com estes 2 Exercícios de Pilates

Quando deixa de conseguir escovar os dentes, lavar o cabelo, apertar o soutien ou pegar num copo de uma prateleira alta por causa da sua dor no ombro, de repente vê-se a precisar de ajuda para coisas simples do dia a dia.

Estas dores são comuns, mas não são normais

À medida que envelhecemos, uma das zonas do corpo que vai chatear mais é o ombro. Normalmente usamos os ombros em movimentos muito repetitivos e pouco amplos. Isso gera stress nas 4 articulações do complexo articular do ombro e provoca lesões, muitas delas crónicas.

No entanto, por ser comum, não quer dizer que tenha de viver com estas queixas. A maioria dos problemas do ombro tem um prognóstico favorável e conseguem ser resolvidos sem recurso a cirurgias e medicação.

O que deve fazer se tem uma Dor no Ombro

A primeira coisa a fazer é tentar perceber há quanto tempo tem essa queixa, se está a aumentar de intensidade, frequência (o número de vezes que tem dor por semana) e de duração (quanto tempo tem dor em cada episódio).

Esta informação é muito importante porque consegue entender se o seu problema no ombro tem tendência para passar, para se manter, ou para agravar. Se as suas queixas estão cada vez piores, está na altura de procurar ajuda. Caso tenha uma dor persistente que teima em não desaparecer, apesar de já ter tomado medicação, é prudente que procure a ajuda de um Especialista para compreender o que pode começar hoje a fazer para resolver o seu problema.

Já tomou anti-inflamatórios e não ajudou? Fez repouso e ficou pior?

O repouso pode ser uma boa ideia nos primeiros 3 dias de dores. É uma estratégia aceitável se está na fase crítica da dor, mas não deve fazer repouso até a dor passar, porque os estudos científicos são bastante claros: quanto mais repouso faz, pior fica.

Os anti-inflamatórios acabam por apenas mascarar a causa do problema. O seu maior contratempo não é a inflamação que pode ocorrer no local da dor. Essa inflamação é só a consequência, e não a causa. Por isso, os anti-inflamatórios vão “tapar o sol com a peneira”, e o que quer que esteja a provocar as suas dores vai continuar sem ser tratado.

As Causas mais prováveis da sua Dor no Ombro

A principal lesão do ombro que provoca dor e incapacidade física é a Lesão da Coifa dos Rotadores. Pode conhecer melhor esta lesão através deste artigo que está no nosso Blog.

Para além desta lesão, os 3 problemas mais comuns que podem causar Dor no Ombro são Tendinopatia Calcificante, Capsulite Adesiva e Osteoartrite. Todas elas podem evoluir para estados severos e provocar grandes incapacidades, e o fator TEMPO é o que mais influencia a gravidade da lesão. Por isso, quanto mais cedo procurar ajuda, melhor.

O que deve fazer AGORA

A primeira coisa que deve fazer é procurar a ajuda de um profissional que conheça bem este género de problemas e consiga dar-lhe um plano de tratamento que não só elimine as suas dores, como também defina quais as estratégias para prevenir novas crises no futuro.

Se não puder fazer isto, a segunda melhor opção é começar por mexer o ombro de maneira diferente, com maior amplitude e utilizando mais os músculos que podem estar fracos. Por isso, damos-lhe 2 exercícios de Pilates Clínico para iniciar a sua jornada de recuperação.

“Porquê exercícios de Pilates?” Os exercícios de Pilates Clínico respeitam os limites do seu corpo, assim como a velocidade de movimento que o seu ombro tolera. Não irá ficar sem dores do dia para a noite, mas é o primeiro passo para conseguir dormir melhor, pegar nos seus filhos ou netos e apertar o soutien atrás das costas.

Queremos dar-lhe mais ajuda

Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que quer acabar com essa dor no ombro para que possa dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.

Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Ombro. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

e-book Dor no Ombro

Outros Recursos para Si

Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.

Poderá ter interesse nestes artigos