A postura de pescoço para a frente provoca dores?
Em condições normais, a cabeça pesa 6% do seu peso total. Os telemóveis, trabalhos sedentários e demasiado tempo no sofá são muitas vezes indicados como os culpados das nossas dores no pescoço. Mas serão mesmo? Ou há outro culpado maior?
A postura anterior da cabeça (PAC), ou cabeça para a frente, é o desvio postural mais comum no plano sagital. Podemos encontrá-lo com frequência em quase todas as populações, com diferentes níveis de gravidade.
Há quem diga que este desvio causa dores no pescoço, mas esta relação parece ser controversa. Ao longo dos últimos anos, esta questão tem sido alvo de muitas investigações.
O que a ciência nos diz
Um estudo de 2019 concluiu que a idade não permite estabelecer a relação de causa-efeito entre entre a PAC e dores no pescoço. Os adultos e idosos com dores tinham também maior PAC, mas os jovens com dores não tinham maior PAC, quando comparados com os jovens sem dores.
Ou seja, nos adultos e idosos, parece que a posição da cabeça é importante para perceber se vamos ter dores, mas nos jovens não.
Outro estudo de 2020 demonstrou que as mudanças anormais da posição da cabeça afetam a atividade muscular, a propriocepção, o padrão de respiração e a dor no pescoço.
Um estudo em 2018 concluiu que pessoas com dores de cabeça crónicas têm uma PAC maior do que pessoas sem dores de cabeça.
O que fica por responder
Estes estudos são revisões sistemáticas e meta-análises. São as investigações com maior credibilidade dentro do meio científico. Podem ter mais ou menos qualidade, mas isso é uma discussão para outro dia.
À partida, poderíamos concluir que a PAC, ou postura anterior da cabeça, provoca dores no pescoço, e até dores de cabeça. Agora faço-lhe a pergunta de 1 milhão de euros:
Temos dores no pescoço porque a cabeça está mal posicionada, ou temos a cabeça mal posicionada porque temos dores?
Esta é a diferença entre causa-efeito e correlação. Na relação causa-efeito, eu tenho a minha casa destruída, com móveis, roupas, camas e sofás queimados porque houve um incêndio, e não o contrário.
Numa relação de correlação, é difícil dizer de quem é a culpa. As dores obrigam-nos a posicionar mal a cabeça, ou é esta posição desadequada que nos provoca dores? Se achar que isto não faz sentido, deixe-me mostrar-lhe um exemplo de uma correlação entre dois fenómenos que, quando é transposto para causa efeito, é uma ideia absurda:
Nas alturas do ano em que se vendem mais gelados, há também mais ataques de tubarões. Logo, comer mais gelados faz aumentar o número de ataques de tubarões.
Ao contrário também seria absurdo. “Os ataques de tubarões provocam um aumento na venda dos gelados”.
A conclusão possível e soluções
Não é (ainda) possível concluir que as dores no pescoço e de cabeça são provocadas pela postura anterior da cabeça. Ainda assim, parece haver alguma correlação entre estes dois fatores, principalmente em tarefas de grande intensidade ou duração. Há, no entanto, soluções para esta alteração.
Este estudo, de 2018, demonstra que os exercícios terapêuticos podem ajudar a melhorar a posição da cabeça e também reduzem a dor no pescoço. Isto vai ao encontro do que pode ler repetidamente nos vários artigos deste site. O exercício em geral, e neste caso o terapêutico, ajuda na prevenção e diminuição das dores.
O que este artigo também refere é, e cito: “A natureza exata da relação entre a postura anterior da cabeça e a dor ainda precisa de ser estabelecida”. Por outras palavras, eles não concluem que foi a melhoria na postura da cabeça que melhorou a dor.
Notas finais
Para terminar, apresento-lhe outra solução, desta vez, apenas para reduzir a postura anterior da cabeça. Este estudo realizado em Maio de 2021 concluiu que usar um rolo lombar quando estamos sentados reduz a postura anterior da cabeça.
Mas atenção! Este estudo foi feito em pessoas sem sintomas, e isto é muito importante. Porquê? A dor pode ser, por hipótese, a causa da posição da cabeça para a frente. Se o estudo tivesse sido feito em pessoas com dor, será que o rolo lombar seria eficaz a reduzir a postura anterior da cabeça?
O objetivo do autor deste artigo é dar-lhe a informação para tirar as suas conclusões. Estes temas são complexos, e simplificá-los não vai ajudar a compreender e encontrar soluções para estes problemas. Termino com esta ideia:
A sua postura é desadequada (do ponto de vista da saúde) a partir do momento em que começa a afetar as funções do seu corpo e/ou a provocar dor.