O melhor tratamento para os joanetes
O hallux valgus, popularmente conhecido por joanete, é uma deformidade comum no 1º dedo do pé, que tende a aumentar com a idade, e que provoca limitações de mobilidade, na utilização de alguns tipos de calçado, e também dores.
Um pouco de contexto
Este problema pode ser acompanhado por défice na mobilidade e força, e também dor no pé. A articulação metatarso-falângica (que liga o metatarso ao dedo) está sub-luxada para dentro, o que leva ao desenvolvimento de tecido mole e proeminência óssea na parte de fora do dedo, que é chamado de joanete
Sintomas
Em situações mais avançadas ou graves, estas alterações provocam dor e problemas de mobilidade e força, ou seja, dificuldade a caminhar, em posições de agachamento, em bicos de pés e, sem surpresa, ao utilizar sapatos que apertam os dedos. Há, de facto, uma relação entre usar sapatos muito apertados e o aparecimento de joanetes. Há também fatores genéticos a considerar, pelo que não há apenas uma causa.
Epidemiologia
Há uma grande prevalência de hallux valgus na população geral:
- 23% dos adultos entre 18 e 65 anos e;
- 35,7% dos adultos com mais de 65 anos.
Há maior prevalência em mulheres e idosos. Se pensarmos nas duas causas que estão referidas acima (sapatos apertados e genética), é compreensível que as mulheres sejam mais afetadas (pelos sapatos apertados) e os idosos também (pela questão genética, ao longo da vida o problema agrava-se). O joanete está também mais presente em pessoas com pés planos.
Tratamentos
Conservador
A primeira opção de tratamento é (ou deve ser) sempre o conservador.
De uma forma geral, ajustar o tipo de calçado que usa pode não reverter o joanete, mas pode evitar que agrave mais (ou à velocidade que tem evoluído). A forma mais fácil de ajustar o calçado é utilizar sapatos que tenham espaço suficiente para os dedos todos, de maneira que não se sobreponham uns aos outros. Os saltos altos também tendem a aumentar este problema, já que aumentam exponencialmente a pressão na base dos dedos, onde este problema ocorre.
Se tiver um pé plano exagerado, pode colocar uma palmilha (ortótese de compensação) para evitar o agravamento do joanete, uma vez que estes dois problemas estão relacionados.
Apesar de não ser consensual, a evidência científica ajuda-nos a encontrar as melhores soluções para este problema. Uma destas soluções é a utilização de separadores de dedos, que recolocam o 1º dedo (dedo grande) do pé numa posição mais alinhada com o pé, e assim reduz as dores e aumenta a capacidade funcional do pé e do dedo, tanto a nível da mobilidade como da força. Pode consultar estes estudos aqui, aqui e aqui.
Cirurgia
Se o tratamento conservador falhar, a cirurgia pode ser uma opção. A gravidade do hallux valgus vai ser o fator decisivo para o médico escolher o tipo de cirurgia a realizar. Para isso, fará uma radiografia em carga (de pé).
Há cerca de cento e trinta técnicas cirúrgicas diferentes. Muitos cirurgiões combinam uma ou duas técnicas, dependendo da gravidade da condição e da sua história clínica.