Como Preparar os seus Pés para fazer Caminhadas na Praia
Se adora fazer caminhadas na praia e gosta de o fazer sem sapatos, neste artigo dou-lhe dicas práticas para evitar dores e desfrutar do seu período de férias ou de lazer sem se preocupar com lesões nos pés.
Não é segredo que as caminhadas são uma ótima forma para manter um estilo de vida fisicamente ativo. De facto, os estudos científicos mostram que caminhar uma a duas horas por dia aumenta a longevidade e a vitalidade à medida que envelhecemos.
Se desfruta de um passeio à beira-mar ou uma caminhada pela areia junto à água e sem sapatos, mas não tem esta rotina, compreenda que os seus pés podem não estar fisicamente preparados. Isto pode resultar em dores e até lesões nos pés, como a Fascite Plantar ou a Tendinite do Tendão de Aquiles.
Para evitar que passe as suas férias com dores e perca toda a diversão do Verão, veja o vídeo seguinte para saber o que deve fazer:
Sente que precisa de mais ajuda para se sentir confortável nas suas caminhadas na praia?
Andar sem sapatos em casa pode ser uma boa ajuda na fase inicial, mas há mais dicas que pode utilizar nos seus passeios na areia:
- Areia molhada cansa menos – Se gosta de sentir os pés a serem massajados quando anda, então a areia seca pode ser melhor para si. Por outro lado, é mais cansativo e se não tem este hábito durante o ano, caminhar sobre areia seca pode dar origem a algumas dores nos pés e nos tornozelos;
- Atenção à inclinação – Certas praias têm um grande inclinação, o que faz com que exerça uma pressão desigual em cada perna. Tente caminhar em zonas com pouca ou nenhuma inclinação;
- Comece com curtas distâncias – Nas primeiras caminhadas, comece devagar e durante pouco tempo. O seu corpo precisa sempre de um período de adaptação a novos esforços, e andar na praia sem sapatos não é exceção;
- Beba água durante a caminhada – Esta dica é especialmente importante entre as 11h e as 17h. Os seus músculos e articulações precisam de água para evitar dores e lesões;
- Se quer queimar calorias, aumente a rotação – O seu carro consome mais combustível com as variações de velocidade, e o seu corpo funciona da mesma forma. Se quiser aproveitar as caminhadas para queimar aquelas calorias a mais do almoço, faça variações de velocidade.
Queremos dar-lhe mais ajuda
Pode já ter o hábito de caminhar sem sapatos na praia, pode estar a começar agora ou até já ter tido uma lesão num pé ou tornozelo e ter receio de estar a provocar uma recaída com estas caminhadas. A primeira coisa que deve saber é que, se os seus pés estiverem bem preparados para este desafio, nada de mal vai acontecer.
Se preferir, podemos dar-lhe um apoio mais próximo e com exercícios específicos para fortalecer os seus pés. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.