4,4 min read

3 Problemas no Pescoço que provocam Dores de Cabeça

A primeira coisa que faz quando tem dores de cabeça é tomar um analgésico, mas se a culpa é do seu pescoço, o que deve fazer?

Há umas semanas ouvi uma pessoa conhecida queixar-se de dores de cabeça (cefaleias). Já tinha tomado uma série de medicamentos e nada resultava, continuava com as mesmas queixas e até lhe davam vontade de vomitar.

Conhecendo um pouco do historial clínico dessa pessoa, perguntei-lhe se tinha dores no pescoço, ao que ela respondeu: “sim, mas entretanto passaram quando comecei com estas dores de cabeça”. Se já passou ou está a passar por uma situação semelhante, leia com atenção as próximas linhas.

A ligação entre as Dores no Pescoço e as Dores de Cabeça

Primeiro, neste caso particular, as dores no pescoço passaram devido ao facto de ter outras dores, que são mais fortes ou mais “urgentes” – neste caso, as de cabeça. O seu cérebro dá mais importância aos estímulos mais importantes, já que não os consegue processar a todos.

A segunda razão é a que nos interessa porque explica a ligação entre estas duas dores. Praticamente todos os músculos do seu pescoço têm origem na base ou em algum ponto do seu crânio. Mas não são só os músculos que contam para esta situação, já que os nervos e os vasos sanguíneos também podem originar cefaleias. Quer saber como?

3 Coisas que deve ter atenção no seu Pescoço para não ter Dores de Cabeça

Tensão Muscular

A tensão acumulada nos músculos do pescoço pode criar uma pressão excessiva nos ossos do crânio, ligamentos e tecido conetivo (fáscia) que envolve a nossa cabeça, o que em última instância provoca as chamadas dores de cabeça tensionais – ou cefaleias tensionais. Esta é a causa mais comum, mas a verdade é que mesmo a tensão muscular pode provocar alterações que levam aos outros dois problemas que descrevo de seguida.

dores de cabeça

Compressão Nervosa

De toda a coluna (e também da zona cervical) temos raízes nervosas a sair dos vários níveis (C1, C2…) que se prolongam para o pescoço, cabeça e braços. Em muitas regiões, estes nervos passam por zonas suscetíveis de maior compressão, o que pode resultar em sintomas como dor, formigueiro, dormência e, se for um nervo que inerve o crânio (como é o caso de C1, C2 e C3), as dores de cabeça são um sintoma frequente.

Vascularização

As alterações no aporte sanguíneo para o cérebro podem ocorrer devido à tensão ou compressão exagerada nos vasos sanguíneos do pescoço. Normalmente esta compressão não acontece nas artérias carótidas (por serem de grande calibre, o sintoma mais comum é o desmaio), mas sim nas artérias secundárias que passam por zonas de potencial compressão, como o desfiladeiro torácico. Um dos sintomas associados a este problema – para além das dores de cabeça – pode ser dores no ombro ou até formigueiros e dormências pelo braço.

Como Prevenir Dores de Cabeça Tensionais

Uma das principais razões para os músculos estarem tensos é por estarem enfraquecidos. Eu sei que parece paradoxal, mas quanto mais fracos estão os seus músculos, mais tensos ficam – o tónus muscular aumenta quando a força diminui.

Para agravar a situação, os músculos do pescoço – incluindo os trapézios – são pouco utilizados em termos de força e resistência muscular, justamente porque a nossa vida quotidiana não é fisicamente exigente para estes grupos musculares (exceto em trabalhos manuais como eletricista, canalizador ou pedreiro).

Por isso, consulte um fisioterapeuta para lhe definir um plano de exercícios específicos para recuperar a força muscular desta região e evitar dores de pescoço e de cabeça associadas.

Como se pode proteger das compressões nervosas e vasculares

A má notícia é que, se tiver alguma alteração estrutural nervosa ou vascular, é difícil prevenir o aparecimento de sintomas como dor, mas saiba que estas alterações são relativamente raras e a maioria das pessoas não precisa de se preocupar.

A boa notícia é que os nervos e os vasos sanguíneos são estruturas relativamente maleáveis e se mantiver um bom estilo de vida com atividade e exercício físico regular, o risco de vir a ter estes problemas reduz drasticamente.

Se tem Dores e precisa de ajuda agora

Caso o problema se mantenha e precise de ajuda profissional, entre em contacto connosco através do 928095777 ou geral@fisiomoco.pt. Temos uma equipa de Fisioterapeutas Especialistas em problemas de coluna que podem aliviar já as suas queixas e estabelecer um plano que reduza o risco de voltar a ter essas queixas.

Uma Ajuda Extra

Se sente que não precisa já de ajuda profissional mas beneficia de conselhos de alguém que perceba do assunto, descarregue agora o nosso Guia Gratuito para o Tratamento de Dores no Pescoço, clicando na imagem em baixo.

e-book Dor no Pescoço

Poderá ter interesse nestes artigos