Formigueiros e Dormências na mão – Como Tratar a Radiculopatia Cervical
Os formigueiros e dormências que sente na mão e dedos podem ser provocados por uma Radiculopatia Cervical, devido a uma hérnia de disco, artrose ou espasmo muscular.
Há muitas razões para sentir formigueiros ou dormências nas suas mãos: pode ter uma lesão no punho como a Síndrome do Túnel Cárpico, pode estar a sofrer um ataque de ansiedade (espero que não) ou pode ter uma Radiculopatia Cervical.
A maioria das pessoas acredita que se tem dor, formigueiros ou dormências nas mãos, o problema será também nas mãos. Mas isto não é verdade, principalmente se os sintomas aparecerem nos dois braços ou mãos, ao mesmo tempo.
O que é Radiculopatia Cervical
É a compressão de um dos nervos que sai do pescoço (cervical), embora também possa resultar de uma tração ou inflamação do nervo. As causas mais frequentes para isto acontecer é a popular hérnia discal, osteofitos (artroses) ou até um espasmo ou contratura muscular.
No fim de contas, qualquer coisa que irrite um destes nervos pode provocar sintomas como formigueiros, dormências, dor no pescoço e/ou irradiada pelo braço e até alterações de sensibilidade e de força no braço, mão e dedos – dependendo da raíz nervosa que está afetada.
Como saber se tem Radiculopatia Cervical
A inflamação do nervo é a principal causa dos sintomas e normalmente está associada à compressão do mesmo. Em mais de metade dos casos, a raíz nervosa que fica comprimida é a de C7. As outras raízes mais afetadas são (por ordem decrescente) C6, C8 e C5.
Como pode ver na imagem, se tiver dor que vai desde a parte de trás do ombro até ao indicador e dedo médio, é provável ter uma radiculopatia de C7. É certo que há muitas outras lesões que provocam sintomas semelhantes, mas também são menos prováveis, como tumores, mielopatia cervical, Insuficiência VertebroBasilar e outros tantos.
Tratamento da Radiculopatia Cervical
Este diagnóstico deve ser confirmado através de alguns testes específicos e, caso se confirme, a primeira melhor opção não é cirurgia. Isto porque os benefícios da cirurgia nestes casos são questionáveis, até porque 25% das pessoas continuam a ter queixas 12 meses depois da operação.
As injeções de esteróides não parecem ser uma alternativa a ter em conta isoladamente, até porque não resolvem o problema de origem, já que apenas mascaram a dor. É compreensível que este seja um dos seus principais objetivos, mas lembre-se que o problema não desaparece só porque deixou de ter dores.
A Fisioterapia é a melhor opção na fase inicial, a não ser que os sintomas sejam muito graves – ausência completa de força e sensibilidade. Na FisioMoço temos a experiência suficiente para lhe dizer que, se tem estes sintomas há mais de 6 semanas, é provável que precise ajuda agora.
O que deve Fazer
Há pessoas que chegam até nós após terem tentado muitas coisas – algumas delas até pioram os sintomas. Lembre-se que é uma lesão de nervo, e o nervo não é como o músculo: se o danificar, ele pode nunca recuperar. É fundamental procurar ajuda assim que começa a ter este tipo de sintomas radiculares – como formigueiros, dormências, alteração da sensibilidade e até fraqueza muscular.
Por isso recomendamos que seja visto por um Fisioterapeuta Especialista em problemas de coluna e pescoço. A nossa equipa de Fisioterapeutas tem formação e bastante experiência neste tipo de problemas, por isso se quiser falar connosco preencha este formulário e nós entraremos em contacto consigo. Pode também deixar as suas questões nos comentários.
O que pode fazer já para aliviar os sintomas
Para além de termos uma página dedicada a Dores no Pescoço, pode descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento das Dores no Pescoço. Esta é uma ótima forma de fazer com que os sintomas não agravem mais até fazer a sua primeira consulta.