4,5 min read

Se tem Dor no Ombro, preste atenção a estas 2 Questões muito Importantes!

Categories: Dor no Ombro

Quando a Dor no Ombro aparece, só pensamos numa coisa: Quando e como é que ela se vai embora? Mas deixe-me dizer-lhe que tem de focar a sua atenção em 2 questões muito simples que lhe vou explicar já de seguida!

“Quando é que eu me vejo livre desta dor?”

Esta é provavelmente a pergunta que está na sua cabeça. Quanto tempo vai demorar até as suas queixas passarem é a questão que lhe ocupa a cabeça durante o dia todo, ou pelo menos quando as sente.

No entanto, já percebeu que não ajuda estar sempre a pensar no problema que tem sem avançar para o próximo passo: procurar ajuda. O facto de estar sempre a pensar no problema até parece que o agrava! Por isso é tão importante desviar a sua atenção para estas duas questões essenciais:

  1. O que faz no seu dia a dia que pode estar a provocar ou agravar a sua Dor no Ombro e;
  2. Qual o nível de capacidade física que tem neste momento.

“Mas eu preciso de aliviar já as dores!”

Sei que pode estar impaciente e a pensar que precisa de dicas para resolver o seu problema. E foi por isso que lhe dei várias dicas e 2 exercícios para aliviar a Dor no Ombro no artigo anterior. Mas precisa – e quer – mais do que apenas aliviar a Dor. Quer ser capaz de trabalhar totalmente sem dores, brincar com os filhos, pegar nos netos ao colo, caminhar, engomar, ler um livro ou estar ao computador. E quer fazer isto tudo sem sequer pensar no seu ombro.

Para que os resultados futuros sejam diferentes dos seus resultados presentes, tem de começar a fazer algumas coisas diferentes. Por isso, acompanhe-me nesta reflexão que o/a vai ajudar a livrar-se dessas dores de vez!

1. Quantas horas por dia não se mexe?

Se fizer uma estimativa por alto, vai pecar por defeito. Acredite em mim quando lhe digo que se mexe muito menos do que pensa. Da mesma forma que as despesas mensais são sempre maiores do que achamos, o tempo que passa sem se mexer ultrapassa a sua estimativa.

Se já leu alguns dos artigos deste Blog, ou se me acompanha nas redes sociais, já me ouviu dizer que o movimento é vida. Quer seja em pé, na posição sentada, ou deitada, a falta de movimento provoca mais problemas físicos do que qualquer outra atividade.

Com o avançar da idade, a falta de movimento provoca ainda mais problemas, que se tornam mais difíceis de tratar e demoram mais tempo a passar. Se quer começar já hoje a ter menos dores, faça um pacto consigo: a partir de hoje, mexa-se sempre que puder, e quando não puder sair do mesmo sítio, mude de posição várias vezes. O seu corpo vai ficar muito mais feliz com o movimento do que com um bom alinhamento.

2. Tem Força e Mobilidade para fazer o que precisa?

Quando faço esta pergunta às pessoas que me pedem ajuda, normalmente respondem-me: “sim sim, eu tinha muita força, conseguia pegar em sacas de 30kg” ou “claro, sozinha conseguia pegar nos meus dois filhos” ou até “sem dúvida, quando era criança até fazia a espargata!”. Este é o problema da memória. Diz-nos o que já fomos, mas não nos diz o que somos nem como estamos HOJE.

Quando foi a última vez que tentou chegar com as mãos aos pés? Ou ficar na posição de agachamento? Ou também pegar em dois garrafões de água de 5 litros e andar 200 metros com eles? Talvez já não tenha a capacidade física que tinha, e isso é um dos principais problemas que causam Dores no Ombro.

A capacidade do seu Ombro depende de 4 articulações e dezenas de músculos. As suas articulações mexem bem? Os seus músculos estão fortes e capazes? Quando foi a última vez que treinou força ou mobilidade do seu ombro? Engomar ou varrer o chão não conta, são tarefas que não lhe dão mais mobilidade nem mais força.

Depois de mais de uma década a tratar problemas de ombro, garanto-lhe que o seu bem estar passa por ter boa mobilidade, força muscular e flexibilidade. No próximo artigo, dar-lhe-ei alguns exercícios de mobilidade e força para começar a prevenir uma nova crise no seu ombro. Se estiver com dores neste momento, aproveite os nossos recursos gratuitos que seguem em baixo.

Queremos dar-lhe mais ajuda

Sabemos que a sua preocupação em resolver este problema pode levar a dúvidas sobre o que deve fazer. Também sabemos que quer acabar com essa dor no ombro e na omoplata, para que possa dormir melhor, cumprir a sua rotina profissional e aproveitar os seus tempos livres para fazer o que mais gosta.

Compreendemos que possa querer um aconselhamento mais personalizado. Por isso, criámos uma linha de apoio para poder falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor no Ombro. Basta preencher este curto formulário. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.

e-book Dor no Ombro

Outros Recursos para Si

Se preferir, pode descarregar gratuitamente o nosso Guia para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Não vai resolver de imediato o seu problema, mas dá-lhe ainda mais dicas sobre como aliviar as suas dores e começar a viver melhor. Basta carregar aqui.

Poderá ter interesse nestes artigos