Qual a melhor posição para dormir?
No mundo ocidentalizado, temos colchões e almofadas para todos os gostos. Como dormem as outras pessoas?
Se olharmos para outras culturas, percebemos que esta evolução de camas e colchões do mundo “ocidentalizado” não aconteceu. A posição em que as pessoas dessas culturas dormem tem mais a ver com a própria sobrevivência.
Por exemplo, a posição lateral (deitado de lado), com o braço a apoiar a cabeça, permite ouvir o perigo com as duas orelhas.
Se pesquisarmos um pouco mais, percebemos que os homens tribais até nem gostam muito desta posição lateral, com os dois joelhos juntos e dobrados. Sem roupa, o seu pénis fica próximo ou em contacto com o chão, vulnerável a ataques de pequenos insectos. Para isso, preferem dobrar a perna de cima, para proteger as suas partes íntimas.
Ao dormir ao ar livre e em climas muito frios, quando o chão está molhado, algumas culturas preferem dormir sobre as canelas, como os caravaneiros tibetanos (como na imagem, de 1938). Nesta posição, há apenas pele e osso em contato com o chão frio, e não se perde tanto calor corporal. O corpo também fica dobrado para conservar o calor. Ambos os ouvidos podem detectar o perigo e, quando a cabeça está para baixo, a gravidade fecha a boca e é impossível ressonar. Como vemos na imagem, cair para o lado não era um problema!
Para além destas posições, existem muitas outras por esse mundo fora. Todas elas bastante diferentes da forma como hoje dormimos, e como nos dizem para dormir. Então porque é que os “especialistas” nos dão instruções tão rígidas para dormir?
A melhor posição para dormir é aquela em que se sente mais confortável!
Em condições específicas, como se tiver um torcicolo, não convém dormir de barriga para baixo. Dificilmente encontrará uma posição confortável para o seu pescoço. Mas em condições normais, e em que a sua sobrevivência não está em perigo, a posição mais agradável é a que lhe dará uma melhor qualidade de sono.
Referências Bibliográficas
Keith Cushner. Mattress History. Tuck. https://www.tuck.com/mattress-history/. Acedido a 6 Setembro 2020
Michael Tetley. Instinctive sleeping and resting postures: an anthropological and zoological approach to treatment of low back and joint pain. BMJ. 2000 Dec 23; 321(7276): 1616–1618