2,4 min read

Equilibre a vida. A sua postura depende disso!

Para ter uma postura mais adequada, conheça os seus padrões e hábitos posturais.

Calma! Não precisa de mudar de emprego se passa o dia sentado. Também não significa ficar obcecado em manter uma postura direita ou “encolher a barriga” o dia todo. Simplesmente exige consciência. Consciência das posições que são adotadas com mais frequência e estratégias para contrabalançá-las.

Compreenda as posições crónicas que adota

Desenvolver melhor consciência corporal torna-se muito mais importante do que simplesmente ajustar a sua posição. Essa educação corporal pode vir de muitas formas, como ler sobre anatomia e fisiologia, conselhos de um profissional de movimento ou actividade física variada. É importante saber que, em última análise, tem a oportunidade de compreender o seu próprio corpo. Pode ser um processo gradual para refinar essa consciência corporal, mas uma vez desenvolvida, perceber a diferença entre as posições e movimentos que são saudáveis ​​versus prejudiciais ao seu corpo será uma tarefa simples.

Separe as alturas em que tem de estar parado das alturas em que opta por ficar parado

É importante ter um plano de ataque para as suas posições ao longo do dia. Em termos práticos, se ficar sentado o dia todo no trabalho, reduza o tempo que passa sentado em casa. Da mesma forma, se ficar de pé o dia todo, não tenha receio de passar algum tempo no sofá. Uma posição estática pode não ser melhor do que outra (ou seja, ficar em pé não é necessariamente melhor do que estar sentado). É o que faz com mais frequência que geralmente traz problemas.

Aumente o seu reportório posicional

Ao adotar posições diferentes daquelas em que você se sente mais confortável, é importante ter outras posições à sua disposição. Por exemplo, sentar-se numa cadeira é um stress mecânico completamente diferente de sentar com as pernas cruzadas no chão. Da mesma forma, ficar parado sobre duas pernas é diferente de passar o peso sem esforço de uma perna para a outra. Semelhante à ideia de desenvolver mais variabilidade de movimento durante o exercício físico, é importante que seja capaz de adotar posições além daquelas que adota com mais frequência.

Resumindo, a importância do posicionamento diário deve ser igual à importância das posições que temos durante um treino físico. Devemos compreender que os nossos corpos estão em constante mudança. A postura deve ser vista como uma jornada dinâmica e não um destino fixo.

Por vezes, saber o que fazer e o que não fazer tem a mesma importância. Em áreas como a postura, há mais coisas que não devemos fazer do que as que devemos. São mais os erros que podemos cometer, do que atitudes certas a tomar.

Poderá ter interesse nestes artigos