4,6 min read

Dói-lhe as costas depois da Noite de Natal? As Duas Principais Razões e como Aliviar

Se a sua noite de Natal foi como a minha passou o tempo a comer, a brincar com as crianças da família, a desembrulhar presentes e a limpar os “destroços” da festa. Hoje é um dia para recuperar e trago-lhe as duas principais razões por detrás das suas dores nas costas e como aliviá-las.

Talvez já tenha dores nas costas devido aos preparativos da noite de Natal ou já se ressentiu das horas a embrulhar os presentes. Qualquer que seja o caso, o dia de Natal perde uma parte do seu encanto se o passa com dores nas costas que não permitem fazer o que mais gosta neste dia.

As Duas Razões para ter Dores nas Costas no dia de Natal

Quer queiramos quer não, esta altura é excecional em todos os sentidos. O espírito natalício é único e desperta em nós um sentimento que não temos em mais nenhuma altura do ano. Por outro lado, fazemos coisas que não estamos habituados, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista gastronómico.

Abusou do Corpo

Mesmo que não seja uma pessoa sedentária, os preparativos e a noite de Natal são eventos que não acontecem muitas vezes. Tem de estar mais tempo a cozinhar, mais tempo à mesa a socializar em volta de uma mesa repleta de iguarias, ou ambas.

As cadeiras da sua mesa de jantar não são tão confortáveis como a cadeira do escritório ou do seu sofá. Por isso o corpo queixa-se. Para além disso, se esteve muito tempo a cozinhar e não o costuma fazer, acaba por ser um esforço prolongado que não está habituado(a) a fazer.

Se adicionarmos a isto tudo as brincadeiras com as crianças lá de casa, que nos pedem para andarem às nossas cavalitas, fazermos delas um avião humano ou brincar com os bonecos no chão, é normal que no dia seguinte esteja de rastos.

Teve mais olhos que barriga

Uma mesa de Natal sem doces, salgados e comidas pesadas nem parece digna do nome que tem. Na consoada gostamos de provar tudo o que está à disposição e isso tem um preço. Certamente já se apercebeu que quando come alimentos mais processados ou mais “pesados”, o seu estômago e intestinos queixam-se. Quanto mais sensível for a estes alimentos, pior os sintomas.

No entanto, talvez ainda não tenha reparado que as suas costas também sofrem com estes devaneios alimentares. Quando o seu estômago ou intestinos se queixam, é provável que afetem as regiões musculares à sua volta, principalmente os músculos das costas. Seja no fundo ou a meio das costas, caso tenha uma dor generalizada pela lombar ou dorsal, é provável que seja uma dor referida – provocada pelo seu sistema gastrointestinal.

O que deve fazer para aliviar

Se acredita que as suas dores nas costas têm mais relação com o que comeu no dia anterior, tenho 7 dicas para começar a aliviar já as suas queixas:

  1. Hidrate-se bem – Vai evitar a obstipação e pode juntar alguns chás, o que me leva ao segundo ponto;
  2. Beba chá – Alguns dos melhores chás para esta situação são o preto, gengibre e hortelã;
  3. Coma fibras – Nozes, aveia e legumes são ricas em fibras solúveis (que absorvem água e adicionam volume às fezes). Vegetais e grão integral são ricos em fibras insolúveis (que atua como uma escova de dentes gigante e ajuda o seu intestino a manter tudo em movimento);
  4. Mastigue bem a comida – O seu estômago terá menos trabalho e produz mais saliva que ajuda à digestão;
  5. Faça uma caminhada – Principalmente após as refeições para evitar a prostração pós-prandial;
  6. Evite álcool e tabaco – Fumar e as bebidas alcoólicas aumentam o risco de ter azia, refluxo e úlceras gástricas;
  7. Salte os doces – Eu sei, estão mesmo à sua frente e não se podem estragar não é? Dê uma pausa ao seu corpo, ele agradece.

Se tem uma dor mais localizada na sua coluna, pode fazer o seguinte:

  1. Evite sentar-se no chão – Principalmente se lhe dói quando dobra as costas;
  2. Faça calor na zona – Normalmente o calor ajuda e pode utilizar uma compressa durante 20 minutos;
  3. Não provoque a dor – Essa zona está dorida, pelo que hoje deve evitar movimentos que agravem as suas queixas;
  4. Respire – As técnicas de consciencialização respiratória ajudam a amenizar as dores nas costas. Inspire para a sua barriga e solte livremente o ar. Faça-o durante 5 minutos numa posição confortável.

Recomende a FisioMoço e Ganhe!

50% de Desconto em Consulta de Fisioterapia

Precisa de Ajuda?

Se quiser saber como podemos ajudar, fale diretamente conosco através do 928095777. Podemos ajudá-lo(a) na sua jornada para ser mais saudável e desfrutar das pessoas e das coisas que mais gosta.

Bibliografia

Johnson W McRorie JrNicola M McKeown. Understanding the Physics of Functional Fibers in the Gastrointestinal Tract: An Evidence-Based Approach to Resolving Enduring Misconceptions about Insoluble and Soluble Fiber. Journal Academic Nutrition Diet. 2017 Feb;117(2):251-264. doi: 10.1016/j.jand.2016.09.021. Epub 2016 Nov 15

Sabine Nunes Boilesen et al. Water and fluid intake in the prevention and treatment of functional constipation in children and adolescents: is there evidence? Journal Pediatrics. 2017 Jul-Aug;93(4):320-327.  doi: 10.1016/j.jped.2017.01.005. Epub 2017 Apr 25

Jutta KellerPeter Layer. The Pathophysiology of Malabsorption. Viszeralmedizin. 2014 Jun;30(3):150-4. doi: 10.1159/000364794

M Nilsson et al. Lifestyle related risk factors in the aetiology of gastro-oesophageal reflux. Gut. 2004 Dec;53(12):1730-5. doi: 10.1136/gut.2004.043265.

Lisa L Strate et al. A Prospective Study of Alcohol Consumption and Smoking and the Risk of Major Gastrointestinal Bleeding in Men. PLos One. 2016 Nov 8;11(11):e0165278. doi: 10.1371/journal.pone.0165278. eCollection 2016.

Poderá ter interesse nestes artigos