4,3 min read

Rigidez no pescoço quando acorda? Como tratar e prevenir

Categories: Dor no Pescoço

Apesar de as dores no pescoço serem passageiras, a probabilidade de voltar a acontecer e tornar-se crónica é elevada.

Acordar com o pescoço rígido pode ser inesperado e inconveniente. Algumas pessoas podem sentir dificuldade em realizar as atividades do dia, como ir para o trabalho, aulas ou mesmo praticar exercício.

  • 30% das dores no pescoço (cervicalgia) tornam-se crónicas, com mais de 6 meses de duração afetando;
  • 37% das pessoas que sentem dor no pescoço relatam problemas persistentes por pelo menos 12 meses.
  • 5% por cento da população adulta com dor no pescoço ficará incapacitada pela dor, o que representa um sério problema de saúde.
  • Têm normalmente mais de 40 anos e a maioria é do sexo feminino.

Outros fatores de risco são dor lombar coexistente, longo historial de dor no pescoço, andar de bicicleta como atividade regular, perda de força nas mãos, níveis elevados de ansiedade, baixa qualidade de vida e menos vitalidade.

Como a rigidez no pescoço se desenvolve durante o sono

Algumas formas de desenvolver rigidez incluem:

Ângulo inapropriado – A cabeça ou o pescoço podem ficar num ângulo estranho durante muito tempo no sono, o que pode estirar e sobrecarregar os músculos, ligamentos e articulações além de seus limites habituais;

Movimento brusco – A virar-se ou a reagir a um sonho, os movimentos repentinos do pescoço podem ocorrer durante o sono e podem provocar um espasmo ou contratura num músculo. Ainda assim, estas situações não são muito comuns na maioria das pessoas, devido ao mecanismo neurofisiológico que limita os movimentos durante o sono.

Lesão pré-existente – Se tem uma problema articular ou muscular antigo no seu pescoço, pode haver posições que não são aconselhadas. Um exemplo é uma pessoa com hérnia discal que comprime a raíz do nervo ter sintomas quando roda a cabeça para um dos lados, sendo que não se aconselha a manter essa posição no sono.

Normalmente, um “torcicolo” é causado por uma distensão no pescoço, que pode ser devido a um estiramento muscular ou limitação de uma das articulações. Podem existir várias outras causas, como osteoartrite da articulação facetária ou doença degenerativa do disco cervical.

O que fazer para a rigidez do pescoço depois de acordar

Terapia de calor – Tomar um banho quente ou usar uma almofada térmica ajuda a soltar e relaxar os músculos o que também pode reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento. Se a dor agravar com calor, pode estar perante uma inflamação.

Analgésicos – Se a dor e a rigidez forem fortes o suficiente para limitar significativamente o movimento do pescoço, é aconselhável tomar um medicamento não sujeito a receita médica, como paracetamol

Alongamento suave ou auto-massagem – O relaxamento adicional dos músculos e ligamentos pode ser alcançado com algum alongamento e/ou massagem. O objetivo é aumentar gradualmente a flexibilidade sem causar mais dor. Da mesma forma, a mão e os dedos podem ser usados ​​para massajar a área dolorosa do pescoço, desde que não aumente a dor.

Avaliação da dor e modificação da atividade – Depois de aplicar estas dicas, avalie se a dor e a rigidez estão a diminuir. Se a rigidez do pescoço ainda impedem uma quantidade significativa de movimento, ou ainda tiver dor forte, é aconselhável evitar atividades mais intensas durante o dia e limitar os movimentos que aumentam a dor. Andar e movimentar-se são aconselhados, porque o repouso absoluto pode fazer com que o pescoço rígido e a dor durem mais.

Por vezes, a rigidez do pescoço pode começar a melhorar assim que coloca estas dicas em prática, mas outras vezes pode levar um ou dois dias para que o alívio da dor seja alcançado.

Como prevenir a rigidez no pescoço durante o sono

Considere a posição em que dorme – Dormir de barriga para baixo causa mais stress na coluna cervical porque a cabeça tem de estar rodada. Se tem uma lesão nesta zona, é recomendável dormir de barriga para cima, de forma a colocar o mínimo de stress no pescoço. Outra opção é dormir de lado.

Descubra a almofada certa – Assim como a posição de dormir, não há uma almofada aconselhada para todas as pessoas. Para quem dorme de barriga para cima, colocar uma toalha enrolada ou almofada sob a coluna cervical pode dar suporte. As almofadas entre os joelhos também podem ser benéficas para manter a coluna mais alinhada. Não há uma regra: deve fazer vários testes e perceber o que se adequa mais à sua condição e gosto pessoal.

Mantenha a temperatura confortável – Muitas pessoas referem que acordaram com um “torcicolo” devido a fluxos de ar durante a noite, como um ventilador, um respiradouro ou uma janela aberta. Embora a literatura médica não tenha analisado esta questão em detalhe, pode tornar o ambiente de sono mais agradável, para evitar que o ar frio seja uma causa de desconforto.

Poderá ter interesse nestes artigos