O problema que pode estar a provocar a sua Dor no Ombro
Sofre de problemas no ombro há semanas (ou meses), à espera que passe, e os medicamentos e o repouso não ajudam? Também sente dores quando carrega os sacos de compras, quando brinca com os filhos/netos ou até durante a atividade física? Dedicamos o mês de Junho à sua Dor no Ombro!
Tenha calma e leia com atenção. É pouco provável ter um problema que precise de cirurgia. Para além disso, não vai precisar de tomar medicação para sempre – até porque o seu estômago não aguenta tantos anti-inflamatórios.
As suas dores no ombro ou no braço são a razão para estar aqui, a ler o que escrevo, enquanto podia estar a fazer aquilo que realmente gosta de fazer nos seus tempos livres. Pense nisto antes de avançar, porque se optar por não investir tempo a tratar a sua dor hoje, vai perder muito mais tempo a tratá-la no futuro.
Se a sua preocupação também é financeira, começar já hoje a tratar o seu problema vai ajudar a poupar dinheiro, porque quanto mais tempo passar com dores, mais tempo vai passar em reabilitação. Se quer poupar tempo e dinheiro, leia o que temos para lhe dizer.
O problema mais comum do Ombro – Lesão da Coifa dos Rotadores
Na FisioMoço, o problema mais comum do ombro é a lesão da coifa dos rotadores. Estas lesões são causadas normalmente por traumatismos, como um acidente de trânsito ou uma queda, mas também podem ocorrer (e são a maioria dos casos) por esforço repetitivo, o que significa que estes músculos vão-se desgastando e sofrem micro-roturas consecutivas.
Na maior parte das vezes, o músculo que sofre mais é o supra-espinhoso, que está acima da espinha da omoplata.
Será que tem este problema?
Pode até já feito um exame ao seu ombro e não ter visto lá nada sobre este problema. A Coifa dos Rotadores é um conjunto de músculos que estão localizados na parte de trás do ombro. O músculo que mais dá problemas é o supra-espinhoso. Os sintomas mais comuns são:
- Dor quando levanta o braço acima da altura do ombro (quando tira coisas dos armários da cozinha por exemplo);
- Dor quando roda o braço para trás (quando procura algo no banco de trás do carro);
- Dor a vestir-se ou a pegar no filho/neto ao colo;
- Dor quando se deita para cima do ombro lesionado.
Veja o vídeo seguinte para compreender melhor o seu problema e os sintomas que está a sentir:
O que deve fazer hoje para começar a tratar a sua Dor
Mais importante do que saber o que deve fazer, é saber o que não deve fazer. Há 3 coisas que deve evitar a partir de hoje:
- Repouso Absoluto – A estratégia do repouso pode ser boa nos primeiros 3 dias depois da crise. As dores são fortes e parece que qualquer movimento agrava as suas queixas. Nesse sentido, repousar o ombro pode ser a opção certa. Com o passar dos dias, esta opção deixa de ser boa, porque o ombro precisa de movimento e carga para recuperar da lesão e da dor. “Quanto menos faço, mais dores tenho”;
- Medicação – Da mesma forma que o repouso é útil nos primeiros dias, o mesmo acontece com os anti-inflamatórios e analgésicos que toma. Quando está com muitas dores, e todos os movimentos são dolorosos – ou mesmo estar parado – esta medicação ajuda a suportar as queixas, a conseguir trabalhar, fazer as tarefas do dia a dia e até dormir. Mas depois deste período crítico, só serve para mascarar a dor;
- Fazer exercícios que viu no Google ou no Youtube – Nós também temos exercícios no nosso canal do Youtube e em alguns artigos do nosso Blog. Só os deve fazer se tiver uma boa compreensão sobre a sua lesão ou dor, ou se estes exercícios tiverem sido recomendados por um fisioterapeuta. Se os fizer por sua iniciativa, a probabilidade de correr mal é grande. Pode até correr bem, mas vai querer arriscar?
Na FisioMoço somos especialistas neste tipo de lesão, e é dos problemas mais comuns das pessoas que nos procuram. A sua melhor opção para começar já hoje a tratar a sua Dor no Ombro é falar com um Especialista em Dor no Ombro. Sabemos que pode estar com dúvidas se nós podemos ajudar. A boa notícia é que não perde nada ao preencher o nosso curto formulário para lhe ligarmos. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem compromisso.
Se preferir, pode fazer o download do nosso Guia Gratuito para o Tratamento da sua Dor no Ombro. Também é totalmente gratuito e vai ajudar desde já a recuperar dessas dores que impedem de fazer o que precisa de fazer e, acima de tudo, o que lhe dá mais prazer na vida.