3,5 min read

3 Dicas para melhorar já a sua postura em pé

Uma boa postura leva tempo, mas há truques que ajudam a acelerar o processo!

A sua postura é o resultado da reação do seu corpo à gravidade. Uma boa postura exige que a coluna e a cintura pélvica (bacia) estejam alinhadas. Quando a sua coluna está no alinhamento correto, não provoca praticamente nenhum stress nos músculos, articulações ou ligamentos.

Uma postura boa ou ideal não oferece apenas benefícios estéticos, faz com que o seu corpo se mexa melhor. Devido aos movimentos repetitivos e limitados no seu dia a dia, as alterações posturais aumentam com o tempo.

Portanto, praticar uma boa postura exige, pelo menos inicialmente, que ganhe “consciência postural”, isto é, saber a posição em que o corpo está e, se for necessário, corrigi-la. Ter um bom estilo de vida ajuda muito a conseguir manter o seu corpo em forma, no entanto, há mudanças simples que pode começar já a fazer e que lhe vão proporcionar uma postura mais correta.

Alinhar a cabeça, tronco e bacia

Já reparou naquelas pessoas que têm a cabeça à frente do corpo quando andam? A maioria delas não precisa de ter essa postura, mas ainda assim, têm-na. É o seu caso? Então saiba que pode corrigir de forma muito simples e sem esforço este problema, procurando o alinhamento entre a sua cabeça, o seu tronco e a sua pélvis (bacia):

  1. Traga a cabeça para trás, de forma a ficar com o olhar no horizonte, e não no chão;
  2. Coloque o seu queixo paralelo ao chão;
  3. As duas correções anteriores vão ajudar a corrigir a posição do tronco, que normalmente está inclinado para a frente. Deve colocá-lo por cima da sua bacia, de forma a alinhar a cabeça, costas e bacia.

Peso do corpo no retropé

Que nome estranho, retropé. É o termo técnico para definir a metade de trás do seu pé, que vai desde o calcanhar até ao meio do pé.

Se tem por hábito ter o peso do seu corpo na parte da frente do pé, isso vai provocar uma postura que se chama “sway back”, ou postura de preguiçoso. A sua bacia avança, os músculos das pernas vão relaxar e a sua coluna fica toda desalinhada, com grandes curvaturas. Uma das consequências desta atitude postural é uma corcunda grande e a cabeça completamente desalinhada para a frente.

Experimente colocar o peso mais para trás, de preferência bem distribuído pelo pé todo, e com maior foco no calcanhar. Vai sentir os músculos anteriores da coxa a trabalharem mais, e talvez seja mesmo disso que precise – mais força nas suas pernas.

Sapatos adequados

A qualidade da sua postura começa no contacto com o chão. Os sapatos com uma base densa e estável vão eliminar a necessidade dos músculos dos seus pés, pernas e coxas trabalharem para manter o equilíbrio. Imagine utilizar uma máquina para respirar todo o dia, todos os dias. Os músculos que ajudam na respiração iriam trabalhar muito menos e, como consequência, enfraqueceriam.

Infelizmente, a maioria dos sapatos à venda hoje em dia não têm em conta este pormenor. Os objetivos principais dos fabricantes são o conforto e o design. Quando somos bebés, os médicos encorajam os pais a deixar que a criança ande descalça, para que os pés ganhem força, estabilidade e promovam o desenvolvimento motor no corpo todo. Com a idade, e por andarmos na rua, damos mais importância ao conforto e à segurança.

Da próxima vez que comprar sapatos, considere os que têm sola baixa, pouco amortecimento e os que são maleáveis. Ao início será estranho e até pode sentir algum desconforto ou cansaço muscular nas pernas. Com o tempo, vai ganhar força, equilíbrio, estabilidade, mobilidade e, acima de tudo, consciência postural.

Poderá ter interesse nestes artigos